A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14438 |
Resumo: | Nowadays, even more, the access to the use of Informatics as a support to human actions and tasks is extremely spread in schools, homes, industry and several other applications. Specifically in Education, the use of Informatics as a supporting tool to the teacher and students has been the focus of many research undertaken in this area. Several technologies can be used in the educational process. In this dissertation special highlight is given to Virtual Reality, as a tool which is able to present to students new ways of exploring knowledge when compared to traditional approaches (black board, solid objects, chalk). This dissertation presents Virtual Reality techniques as additional tools to the teaching of General Chemistry, specifically, molecular geometry. In order to understand Organic Chemistry, a great level of abstraction is required by the students, since a large number of visualization alternatives is possible, when dealing with molecular geometry. These must be understood and visualized. Thus, this dissertation intends to contribute by presenting a Virtual Reality based environment, where Hydrocarbon molecules can be visualized and explored in three dimensions, providing a better way to help students to learn this specific subject. |
id |
UFU_fc5c01b4e5541565f29b23ecc1235f83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/14438 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-06-22T18:38:37Z2011-02-092016-06-22T18:38:37Z2010-10-29MOURA, José Avelino dos Santos. A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14438Nowadays, even more, the access to the use of Informatics as a support to human actions and tasks is extremely spread in schools, homes, industry and several other applications. Specifically in Education, the use of Informatics as a supporting tool to the teacher and students has been the focus of many research undertaken in this area. Several technologies can be used in the educational process. In this dissertation special highlight is given to Virtual Reality, as a tool which is able to present to students new ways of exploring knowledge when compared to traditional approaches (black board, solid objects, chalk). This dissertation presents Virtual Reality techniques as additional tools to the teaching of General Chemistry, specifically, molecular geometry. In order to understand Organic Chemistry, a great level of abstraction is required by the students, since a large number of visualization alternatives is possible, when dealing with molecular geometry. These must be understood and visualized. Thus, this dissertation intends to contribute by presenting a Virtual Reality based environment, where Hydrocarbon molecules can be visualized and explored in three dimensions, providing a better way to help students to learn this specific subject.Hoje cada vez mais o acesso ao uso da Informática como apoio as ações e tarefas humanas é extremamente difundido nas escolas, nas residências, nas empresas e em outras diversas aplicações. Especificamente, na Educação a utilização da Informática como ferramenta de apoio ao professor e aos alunos tem sido foco de muitos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores dessa área. Várias tecnologias podem ser utilizadas no processo educacional e destacamos nesta dissertação a Realidade Virtual como uma ferramenta capaz de apresentar aos alunos novas formas de conhecimento antes não exploradas pelo ambiente tradicional de uma sala de aula (lousa, giz, objetos sólidos). A dissertação desenvolvida investigou técnicas de Realidade Virtual como ferramentas adicionais ao ensino da disciplina da Química Geral, especificamente a Geometria Molecular. O entendimento por parte dos alunos da Química Orgânica exige uma grande dose de abstração, por apresentar um número significativo de regras para o surgimento de novas moléculas e a grande diversidade de compostos orgânicos existentes, propiciando um universo de possibilidades de arranjos moleculares a ser entendido e visualizado pelos estudantes. Com isso a dissertação apresentada através do uso da Realidade Virtual pretende contribuir com a simulação especificamente das moléculas de Hidrocarbonetos em um ambiente virtual, enriquecendo a possibilidade de fixação do conhecimento teórico dos alunos, a partir da visualização de moléculas em sua representação tridimensional.Mestre em Ciênciasapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaUFUBREngenhariasRealidade virtualQuímica orgânicaGeometria molecularHidrocarbonetosVirtual realityOrganic chemistryMolecular geometryHydrocarbonsCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAA Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCardoso, Alexandrehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0Lamounier Júnior, Edgard Afonsohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6Yamanaka, Keijihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8Silveira, Ismar Frangohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792022U7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751604T4Moura, José Avelino dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILDiss Jose.pdf.jpgDiss Jose.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1488https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14438/3/Diss%20Jose.pdf.jpg1c79cdef625ae2146040ad825157099bMD53ORIGINALDiss Jose.pdfapplication/pdf2295665https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14438/1/Diss%20Jose.pdfa0e34aa3b8df9b2110914c1bc102fd57MD51TEXTDiss Jose.pdf.txtDiss Jose.pdf.txtExtracted texttext/plain117153https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14438/2/Diss%20Jose.pdf.txted6756d6e7791a798ace3d0c964a9173MD52123456789/144382016-06-23 03:56:27.223oai:repositorio.ufu.br:123456789/14438Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:56:27Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular |
title |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular |
spellingShingle |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular Moura, José Avelino dos Santos Realidade virtual Química orgânica Geometria molecular Hidrocarbonetos Virtual reality Organic chemistry Molecular geometry Hydrocarbons CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular |
title_full |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular |
title_fullStr |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular |
title_full_unstemmed |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular |
title_sort |
A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular |
author |
Moura, José Avelino dos Santos |
author_facet |
Moura, José Avelino dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Cardoso, Alexandre |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lamounier Júnior, Edgard Afonso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Yamanaka, Keiji |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silveira, Ismar Frango |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792022U7 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751604T4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, José Avelino dos Santos |
contributor_str_mv |
Cardoso, Alexandre Lamounier Júnior, Edgard Afonso Yamanaka, Keiji Silveira, Ismar Frango |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Química orgânica Geometria molecular Hidrocarbonetos |
topic |
Realidade virtual Química orgânica Geometria molecular Hidrocarbonetos Virtual reality Organic chemistry Molecular geometry Hydrocarbons CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual reality Organic chemistry Molecular geometry Hydrocarbons |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
Nowadays, even more, the access to the use of Informatics as a support to human actions and tasks is extremely spread in schools, homes, industry and several other applications. Specifically in Education, the use of Informatics as a supporting tool to the teacher and students has been the focus of many research undertaken in this area. Several technologies can be used in the educational process. In this dissertation special highlight is given to Virtual Reality, as a tool which is able to present to students new ways of exploring knowledge when compared to traditional approaches (black board, solid objects, chalk). This dissertation presents Virtual Reality techniques as additional tools to the teaching of General Chemistry, specifically, molecular geometry. In order to understand Organic Chemistry, a great level of abstraction is required by the students, since a large number of visualization alternatives is possible, when dealing with molecular geometry. These must be understood and visualized. Thus, this dissertation intends to contribute by presenting a Virtual Reality based environment, where Hydrocarbon molecules can be visualized and explored in three dimensions, providing a better way to help students to learn this specific subject. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-02-09 2016-06-22T18:38:37Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:38:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, José Avelino dos Santos. A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14438 |
identifier_str_mv |
MOURA, José Avelino dos Santos. A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharias |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14438/3/Diss%20Jose.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14438/1/Diss%20Jose.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/14438/2/Diss%20Jose.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c79cdef625ae2146040ad825157099b a0e34aa3b8df9b2110914c1bc102fd57 ed6756d6e7791a798ace3d0c964a9173 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110415642034176 |