Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Igor Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21666
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403
Resumo: SILVA, Eliete Antônia da. Entre lutas, normas e preconceitos: pessoas com deficiência e os (des)caminhos da inclusão social - Uberlândia. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.
id UFU_ff3b88be1ea655f533491b00e77b3574
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/21666
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.Aesthetic experience in heavy metal: an analysis from the Uberlândia's scene and its surroundings.Heavy metalExperiência estéticaTriângulo mineiroCultura visualHeavy metalAesthetic experienceTriangulo mineiroVisual cultureCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESSILVA, Eliete Antônia da. Entre lutas, normas e preconceitos: pessoas com deficiência e os (des)caminhos da inclusão social - Uberlândia. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.Heavy metal might be taken by most people strictly as a musical genre. In order to debunk this concept, this paper understands heavy metal as a multilingual aesthetic cultural movement enhanced by other expressions that are sometimes neglected or omitted, such as flyers, album covers and sleeves, promotional photos, fanzines, video clips, movies, dances, clothing, verbal and body language, among others. Therefore, it is understood that all of these forms of art mentioned above are intrinsic. Being the subject matter strongly linked to everyday life aspects, autoethographic method of research was sought, since this method understands that active participants are essential during the research process. Thus, this paper is focused on the manifestations of heavy metal in the region of Uberlândia and the whole universe surrounding it. In order to investigate the aesthetic potentialities of heavy metal, this research is supported by the concept of art from a perspective of aesthetic experience addressed by Richard Shusterman and John Dewey. According to their concept on the aesthetic experience, it happens first by one's appreciation of nature, and therefore, it is not submitted to the boundaries of hegemonic art, bringing art closer to ordinary life. It is understood that this subject matter has a wide range of applications, so this research was organized in five groups called "metallic components" distributed in the form of essays containing discussions on the various possibilities of an aesthetic appreciation over them, being: underground, Inverted Cross, Headbanging, Satanic Triângulo Mineiro and Glam Invasion. Furthermore, by raising some of the characteristics of heavy metal, some of its aesthetic expressions were highlighted through the process of research, pointing out the aesthetic potentials of the style from the multiplicity of its expressions and its competence as a truly relevant artistic and cultural movement in the region of Triangulo Mineiro.Dissertação (Mestrado)O heavy metal pode ser visto pela maioria das pessoas como um gênero estritamente musical. Para desmitificar esse conceito, esse trabalho entende o heavy metal como um movimento cultural de multilinguagens estéticas. Além da expressão musical, o heavy metal também possui outras expressões que por vezes são renegadas ou esquecidas, como os flyers, as capas dos álbuns, as fotos promocionais, os fanzines, os videoclipes, os filmes, as danças, o vestuário, a linguagem verbal e corporal, entre outras. Dessa forma, entende-se que essas várias produções estéticas do heavy metal são indissociáveis. Por se tratar de um objeto de estudo que está fortemente ligado a questões cotidianas e aos prazeres da vida, essa pesquisa segue uma abordagem autoetnográfica. Tal abordagem entende que as experiências particulares do autor são primordiais durante o processo de pesquisa. Dessa maneira, esse trabalho foca a sua atenção para as manifestações do heavy metal na região do Triângulo Mineiro e seu entorno, porém não se encerrando sistematicamente nesse perímetro. Para compreender as potencialidades estéticas do heavy metal, essa pesquisa se sustenta no conceito de arte sob a perspectiva da experiência estética abordada por Richard Shusterman e John Dewey. Esse conceito entende que a experiência estética (re)aproxima a arte da vida ao passo que passamos a compreender que a apreciação estética não está reclusa nos limites da arte hegemônica, pois ela acontece primeiramente na apreciação da natureza. Por entender que o objeto de pesquisa possui uma vasta gama de assuntos a serem abordados, essa pesquisa foi organizada em cinco grupos denominados “componentes metálicos”. Esses grupos foram distribuídos em forma de ensaios que contém discussões acerca das várias possibilidades de uma apreciação estética. São eles: Underground, Cruz invertida, Headbanging, Triângulo satânico mineiro e Invasão glam. Levantando algumas dessas características do heavy metal, ficamos hábeis em perceber o valor das suas expressões estéticas. Assim, essa pesquisa se mostra interessada em defender o potencial estético do heavy metal a partir da multiplicidade de suas expressões e da sua competência enquanto um movimento artístico e cultural na região do Triângulo Mineiro.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em ArtesArslan, Luciana Mourãohttp://lattes.cnpq.br/5399813319581612Arslan, Luciana Mourãohttp://lattes.cnpq.br/5399813319581612Sá, Raquel Mello Salimeno dehttp://lattes.cnpq.br/1945390057552432Franco, Edgar Silveirahttp://lattes.cnpq.br/8415486629956081Rodrigues, Igor Carvalho2018-06-28T19:14:47Z2018-06-28T19:14:47Z2018-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Igor Carvalho. Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno - Uberlândia. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21666http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-06-28T19:14:47Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/21666Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-06-28T19:14:47Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
Aesthetic experience in heavy metal: an analysis from the Uberlândia's scene and its surroundings.
title Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
spellingShingle Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
Rodrigues, Igor Carvalho
Heavy metal
Experiência estética
Triângulo mineiro
Cultura visual
Heavy metal
Aesthetic experience
Triangulo mineiro
Visual culture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
title_full Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
title_fullStr Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
title_full_unstemmed Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
title_sort Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno.
author Rodrigues, Igor Carvalho
author_facet Rodrigues, Igor Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arslan, Luciana Mourão
http://lattes.cnpq.br/5399813319581612
Arslan, Luciana Mourão
http://lattes.cnpq.br/5399813319581612
Sá, Raquel Mello Salimeno de
http://lattes.cnpq.br/1945390057552432
Franco, Edgar Silveira
http://lattes.cnpq.br/8415486629956081
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Igor Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Heavy metal
Experiência estética
Triângulo mineiro
Cultura visual
Heavy metal
Aesthetic experience
Triangulo mineiro
Visual culture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Heavy metal
Experiência estética
Triângulo mineiro
Cultura visual
Heavy metal
Aesthetic experience
Triangulo mineiro
Visual culture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description SILVA, Eliete Antônia da. Entre lutas, normas e preconceitos: pessoas com deficiência e os (des)caminhos da inclusão social - Uberlândia. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28T19:14:47Z
2018-06-28T19:14:47Z
2018-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Igor Carvalho. Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno - Uberlândia. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21666
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403
identifier_str_mv RODRIGUES, Igor Carvalho. Experiência estética no heavy metal: uma análise a partir da cena uberlandense e seu entorno - Uberlândia. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/21666
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569636365762560