INSTITUIÇÕES E DESEMPENHO SOCIOECONÔMICO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA: Preferências Liberalizantes e Preferências Distributivas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração Pública e Gestão Social |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/7989 |
Resumo: | Processos de criação e mudança institucional são dotados de intencionalidades que refletem as preferências políticas dos agentes que os propõem. Partindo desse pressuposto, apresenta-se um estudo a respeito das preferências políticas dos governos brasileiros. Para tanto, optou-se por estudar os governos que foram diretamente eleitos e terminaram seus mandatos no contexto pós-1988, observando processos de criação e reforma institucional. Argumenta-se que os governos do PSDB (1995-2002) propuseram reformas que identificam suas preferências como liberalizantes. Por sua vez, os governos petistas (2003-2014) estruturaram arranjos institucionais que se aproximam de um social-desenvolvimentismo com preferências por acelerar processos distributivos. Ainda, identifica-se que mudanças institucionais incrementais, realizadas sob a égide das regras do jogo democrático, foram fatores determinantes para se compreender a melhoria de indicadores sociais observada entre 1995 e 2014. |
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INSTITUIÇÕES E DESEMPENHO SOCIOECONÔMICO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA: Preferências Liberalizantes e Preferências DistributivasPreferências PolíticasIntencionalidadeAnálise InstitucionalDemocraciaGovernos BrasileirosInstituiçõesEstadoGovernoProcessos de criação e mudança institucional são dotados de intencionalidades que refletem as preferências políticas dos agentes que os propõem. Partindo desse pressuposto, apresenta-se um estudo a respeito das preferências políticas dos governos brasileiros. Para tanto, optou-se por estudar os governos que foram diretamente eleitos e terminaram seus mandatos no contexto pós-1988, observando processos de criação e reforma institucional. Argumenta-se que os governos do PSDB (1995-2002) propuseram reformas que identificam suas preferências como liberalizantes. Por sua vez, os governos petistas (2003-2014) estruturaram arranjos institucionais que se aproximam de um social-desenvolvimentismo com preferências por acelerar processos distributivos. Ainda, identifica-se que mudanças institucionais incrementais, realizadas sob a égide das regras do jogo democrático, foram fatores determinantes para se compreender a melhoria de indicadores sociais observada entre 1995 e 2014. Universidade Federal de Viçosa2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/798910.21118/apgs.v12i4.7989Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2020: 12(4) Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2020: 12(4) Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2020: 12(4) Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2020: 12(4) Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2020: 12(4) Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2020: 12(4) Revista de Administração Pública e Gestão Social; outubro-dezembro 2020: 12(4) 2175-5787reponame:Administração Pública e Gestão Socialinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/7989/5977https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/7989/5978Copyright (c) 2020 Administração Pública e Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessChieza, Rosa Angelade Queiroz-Stein, Guilherme2020-10-01T21:41:01Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/7989Revistahttps://periodicos.ufv.br/apgsPUBhttps://periodicos.ufv.br/apgs/oaiapgs.ufv@gmail.com||wescleysxavier@yahoo.com.br2175-57872175-5787opendoar:2020-10-01T21:41:01Administração Pública e Gestão Social - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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