“E Agora, José?” Decisões Coletivas e Relações Familiares em Finanças Solidárias
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Administração Pública e Gestão Social |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5459 |
Resumo: | Este Caso de Ensino visa promover a reflexão sobre o outro agir econômico e modelos de gestão alternativos baseados nas relações de proximidade e confiança presentes nas finanças solidárias através de uma experiência de um Comitê de Avaliação de Crédito (CAC) de um Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCD) brasileiro, que precisou decidir pela concessão ou não de um microcrédito num contexto onde as relações familiares foram bastante consideradas no julgamento da solicitação. O que se espera é que o professor possa, através deste instrumento, proporcionar aos seus alunos a realidade que os bancos comunitários brasileiros possuem, oportunizando o debate sobre como a gestão social e a economia solidária, por exemplo, podem ser as respostas para essas situações. Ao final, as notas de ensino oferecem o aporte teórico-metodológico para o docente melhor utilizar o caso em sala de aula, apontando a decisão real tomada na experiência-base do texto e suas possíveis alternativas. Por fim, são indicadas referências que podem contribuir com a reflexão da situação aqui descrita e com a compreensão das temáticas abordadas. |
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“E Agora, José?” Decisões Coletivas e Relações Familiares em Finanças Solidáriasfinanças solidáriaseconomia solidáriaBancos Comunitários de Desenvolvimentomoeda social.Este Caso de Ensino visa promover a reflexão sobre o outro agir econômico e modelos de gestão alternativos baseados nas relações de proximidade e confiança presentes nas finanças solidárias através de uma experiência de um Comitê de Avaliação de Crédito (CAC) de um Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCD) brasileiro, que precisou decidir pela concessão ou não de um microcrédito num contexto onde as relações familiares foram bastante consideradas no julgamento da solicitação. O que se espera é que o professor possa, através deste instrumento, proporcionar aos seus alunos a realidade que os bancos comunitários brasileiros possuem, oportunizando o debate sobre como a gestão social e a economia solidária, por exemplo, podem ser as respostas para essas situações. Ao final, as notas de ensino oferecem o aporte teórico-metodológico para o docente melhor utilizar o caso em sala de aula, apontando a decisão real tomada na experiência-base do texto e suas possíveis alternativas. Por fim, são indicadas referências que podem contribuir com a reflexão da situação aqui descrita e com a compreensão das temáticas abordadas. Universidade Federal de Viçosa2020-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/545910.21118/apgs.v12i2.5459Revista de Administração Pública e Gestão Social; Abril-junho 2020: 12(2) Administração Pública e Gestão Social; Abril-junho 2020: 12(2) Revista de Administração Pública e Gestão Social; Abril-junho 2020: 12(2) Revista de Administração Pública e Gestão Social; Abril-junho 2020: 12(2) Revista de Administração Pública e Gestão Social; Abril-junho 2020: 12(2) Administração Pública e Gestão Social; Abril-junho 2020: 12(2) Revista de Administração Pública e Gestão Social; Abril-junho 2020: 12(2) 2175-5787reponame:Administração Pública e Gestão Socialinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5459/5464https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/5459/5465Copyright (c) 2019 Administração Pública e Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares do Nascimento, Ives RomeroScalfoni Rigo, Ariádne2020-05-11T16:54:52Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/5459Revistahttps://periodicos.ufv.br/apgsPUBhttps://periodicos.ufv.br/apgs/oaiapgs.ufv@gmail.com||wescleysxavier@yahoo.com.br2175-57872175-5787opendoar:2020-05-11T16:54:52Administração Pública e Gestão Social - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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