Eficiência e produtividade nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração Pública e Gestão Social |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/8735 |
Resumo: | Este artigo analisa a evolução da eficiência e da produtividade dos gastos públicos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no período entre 2010 e 2017, que incorpora o processo de expansão da rede federal. A amostra é composta por 263 observações, representativa aos 38 IFs, distribuídas em um painel desbalanceado. O método de análise envoltória de dados (DEA) e o índice de produtividade de Malmquist (IPM) foram empregados, respectivamente, para mensurar os escores de eficiência e de produtividade. Os resultados demonstram que, ao longo do processo de expansão da rede federal, os IFs apresentaram ganhos de eficiência e de produtividade, apresentando um incremento médio de 13,7%, apesar de parte da literatura corroborar que, durante os processos de expansão de sistemas educacionais, a eficiência e a qualidade do ensino apresentem um comportamento retrativo. |
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Eficiência e produtividade nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do BrasilFinanças PúblicasGastos PúblicosEnsino Profissional e TecnológicoAnálise Envoltória de DadosÍndice de Produtividade de MalmquistAdministração Pública e Gestão SocialEste artigo analisa a evolução da eficiência e da produtividade dos gastos públicos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil no período entre 2010 e 2017, que incorpora o processo de expansão da rede federal. A amostra é composta por 263 observações, representativa aos 38 IFs, distribuídas em um painel desbalanceado. O método de análise envoltória de dados (DEA) e o índice de produtividade de Malmquist (IPM) foram empregados, respectivamente, para mensurar os escores de eficiência e de produtividade. Os resultados demonstram que, ao longo do processo de expansão da rede federal, os IFs apresentaram ganhos de eficiência e de produtividade, apresentando um incremento médio de 13,7%, apesar de parte da literatura corroborar que, durante os processos de expansão de sistemas educacionais, a eficiência e a qualidade do ensino apresentem um comportamento retrativo.Universidade Federal de Viçosa2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/873510.21118/apgs.v13i1.8735Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)2175-5787reponame:Administração Pública e Gestão Socialinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/8735/6369https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/8735/6308Copyright (c) 2020 Administração Pública e Gestão Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessParente, Paulo Henrique NobreMaria, Camila Carol deDutra, Rogério SeverianoPaulo, Edilson2021-01-01T16:52:21Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8735Revistahttps://periodicos.ufv.br/apgsPUBhttps://periodicos.ufv.br/apgs/oaiapgs.ufv@gmail.com||wescleysxavier@yahoo.com.br2175-57872175-5787opendoar:2021-01-01T16:52:21Administração Pública e Gestão Social - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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