Popular Reporting à Luz da Teoria da Comunicação: Um Ensaio Teórico
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração Pública e Gestão Social |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/9285 |
Resumo: | O presente estudo buscou explorar o popular reporting, tema pouco tratado Brasil, revisando a literatura à luz da teoria da comunicação. Assim, discute-se como a contabilidade pode auxiliar na accountability do setor público, transmitindo informações de maneira adequada e simplificada para compreensão de seus usuários, em especial aqueles que não possuem conhecimento de contabilidade e finanças públicas. Para revisão da literatura abordada no ensaio teórico foram realizadas buscas em algumas das principais bases de pesquisa científica. A discussão apresenta relações entre os estudos sobre o popular reporting e os elementos e aspectos trazidos pela teoria da comunicação, permitindo a identificação de pontos que devem ser observados no processo de comunicação dos entes públicos aos cidadãos através dos relatórios financeiros populares. No cenário brasileiro, no qual a transparência e o acesso à informação são obrigatórios devido à legislação, a disponibilização de relatórios financeiros em formato popular tende a fortalecer esse movimento. |
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Popular Reporting à Luz da Teoria da Comunicação: Um Ensaio TeóricoContabilidade Aplicada ao Setor PúblicoAccountabilityTransparênciaPopular reportingO presente estudo buscou explorar o popular reporting, tema pouco tratado Brasil, revisando a literatura à luz da teoria da comunicação. Assim, discute-se como a contabilidade pode auxiliar na accountability do setor público, transmitindo informações de maneira adequada e simplificada para compreensão de seus usuários, em especial aqueles que não possuem conhecimento de contabilidade e finanças públicas. Para revisão da literatura abordada no ensaio teórico foram realizadas buscas em algumas das principais bases de pesquisa científica. A discussão apresenta relações entre os estudos sobre o popular reporting e os elementos e aspectos trazidos pela teoria da comunicação, permitindo a identificação de pontos que devem ser observados no processo de comunicação dos entes públicos aos cidadãos através dos relatórios financeiros populares. No cenário brasileiro, no qual a transparência e o acesso à informação são obrigatórios devido à legislação, a disponibilização de relatórios financeiros em formato popular tende a fortalecer esse movimento.Universidade Federal de Viçosa2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/928510.21118/apgs.v13i1.9285Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)Revista de Administração Pública e Gestão Social; janeiro-março 2021: 13(1)2175-5787reponame:Administração Pública e Gestão Socialinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/9285/6366https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/9285/6314Copyright (c) 2020 Administração Pública e Gestão Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Juliana DanielaDias, Gabrielade Vargas, Sandra Belloli2021-01-05T13:03:01Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/9285Revistahttps://periodicos.ufv.br/apgsPUBhttps://periodicos.ufv.br/apgs/oaiapgs.ufv@gmail.com||wescleysxavier@yahoo.com.br2175-57872175-5787opendoar:2021-01-05T13:03:01Administração Pública e Gestão Social - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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