INTERFERÊNCIA DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA FACE DE UM CABEÇOTE DE MOTOR AUTOMOTIVO EM SUA QUALIDADE SUPERFICIAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia Química e Química |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8778 |
Resumo: | Cabeçotes de motores de combustão interna são um dos componentes sob maiores condições de desgaste do sistema de geração de força dos veículos automotores. Com isso, torna-se pertinente o estudo das técnicas utilizadas para a recuperação das dimensões adequadas para o seu perfeito funcionamento. Este trabalho visa analisar a qualidade da superfície gerada na face inferior de um cabeçote de liga de alumínio, após os processos de preenchimento por operações de soldagem em regiões que sofreram desgaste e subsequente processo de usinagem de aplainamento. Foram realizadas medições de rugosidade, de dureza e de metalografia nas regiões não preenchidas e preenchidas pelo processo de soldagem TIG e posteriormente aplainadas. Verificou-se que a presença de metal de adição não afeta o acabamento da superfície usinada e que as regiões que receberam preenchimento apresentaram maior ductilidade e defeitos de porosidade. Com isso, o componente pode se tornar mais suscetível a desgastes nas regiões com preenchimento |
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INTERFERÊNCIA DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA FACE DE UM CABEÇOTE DE MOTOR AUTOMOTIVO EM SUA QUALIDADE SUPERFICIALCabeçotes de motores de combustão interna são um dos componentes sob maiores condições de desgaste do sistema de geração de força dos veículos automotores. Com isso, torna-se pertinente o estudo das técnicas utilizadas para a recuperação das dimensões adequadas para o seu perfeito funcionamento. Este trabalho visa analisar a qualidade da superfície gerada na face inferior de um cabeçote de liga de alumínio, após os processos de preenchimento por operações de soldagem em regiões que sofreram desgaste e subsequente processo de usinagem de aplainamento. Foram realizadas medições de rugosidade, de dureza e de metalografia nas regiões não preenchidas e preenchidas pelo processo de soldagem TIG e posteriormente aplainadas. Verificou-se que a presença de metal de adição não afeta o acabamento da superfície usinada e que as regiões que receberam preenchimento apresentaram maior ductilidade e defeitos de porosidade. Com isso, o componente pode se tornar mais suscetível a desgastes nas regiões com preenchimentoUniversidade Federal de Viçosa - UFV2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/877810.18540/jcecvl5iss4pp0367-0378The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 No. 4 (2019); 0367-0378The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 0367-0378The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 5 n. 4 (2019); 0367-03782527-1075reponame:Revista de Engenharia Química e Químicainstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8778/3585Benini, LucasRossi, Guilherme Cola RamosSilva, Charles Luiz dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-16T15:56:12Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8778Revistahttp://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/indexONGhttps://periodicos.ufv.br/jcec/oaijcec.journal@ufv.br||req2@ufv.br2446-94162446-9416opendoar:2019-12-16T15:56:12Revista de Engenharia Química e Química - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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