Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga,Daniel Pontes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Borges,Andréa Pacheco Batista, Carvalho,Tatiana Borges de, Santos,Letícia Corrêa, Corsini,Camila Maria Mantovani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000600004
Resumo: A administração profilática de antimicrobianos tem por objetivo evitar a contaminação do ferimento cirúrgico, após exposição a algum micro-organismo e antes da instalação do processo de infecção, devendo alcançar e manter concentrações antimicrobianas inibitórias, no local da incisão, durante todo o procedimento cirúrgico, a fim de evitar o crescimento de patógenos contaminantes. Na medicina veterinária, a antibioticoprofilaxia é claramente aceita como importante medida da redução e controle da incidência de infecções do sítio cirúrgico. Este estudo objetivou avaliar a utilização de antibióticos nos procedimentos cirúrgicos, realizados na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, considerando a sua necessidade e a realidade. A população para o estudo foi constituída dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, no período de 11 de maio a 11 de novembro de 2007. A utilização de antibióticos nos procedimentos estudados não foi padronizada ou alterada, para realização deste estudo. Assim, concluiu-se que é necessário estabelecer critérios para a antibioticoprofilaxia, bem como sua padronização no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, para corrigir possíveis falhas no processo de prevenção das infecções do sítio cirúrgico.
id UFV-5_052c1dbbe4a63851366862b0f2ee5d68
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2012000600004
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidadeinfecçãoprofilaxiasítio cirúrgicoA administração profilática de antimicrobianos tem por objetivo evitar a contaminação do ferimento cirúrgico, após exposição a algum micro-organismo e antes da instalação do processo de infecção, devendo alcançar e manter concentrações antimicrobianas inibitórias, no local da incisão, durante todo o procedimento cirúrgico, a fim de evitar o crescimento de patógenos contaminantes. Na medicina veterinária, a antibioticoprofilaxia é claramente aceita como importante medida da redução e controle da incidência de infecções do sítio cirúrgico. Este estudo objetivou avaliar a utilização de antibióticos nos procedimentos cirúrgicos, realizados na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, considerando a sua necessidade e a realidade. A população para o estudo foi constituída dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, no período de 11 de maio a 11 de novembro de 2007. A utilização de antibióticos nos procedimentos estudados não foi padronizada ou alterada, para realização deste estudo. Assim, concluiu-se que é necessário estabelecer critérios para a antibioticoprofilaxia, bem como sua padronização no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, para corrigir possíveis falhas no processo de prevenção das infecções do sítio cirúrgico.Universidade Federal de Viçosa2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000600004Revista Ceres v.59 n.6 2012reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2012000600004info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,Daniel PontesBorges,Andréa Pacheco BatistaCarvalho,Tatiana Borges deSantos,Letícia CorrêaCorsini,Camila Maria Mantovanipor2015-07-02T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
title Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
spellingShingle Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
Braga,Daniel Pontes
infecção
profilaxia
sítio cirúrgico
title_short Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
title_full Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
title_fullStr Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
title_full_unstemmed Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
title_sort Antibioticoprofilaxia em cirurgias de cães e gatos: necessidade e realidade
author Braga,Daniel Pontes
author_facet Braga,Daniel Pontes
Borges,Andréa Pacheco Batista
Carvalho,Tatiana Borges de
Santos,Letícia Corrêa
Corsini,Camila Maria Mantovani
author_role author
author2 Borges,Andréa Pacheco Batista
Carvalho,Tatiana Borges de
Santos,Letícia Corrêa
Corsini,Camila Maria Mantovani
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga,Daniel Pontes
Borges,Andréa Pacheco Batista
Carvalho,Tatiana Borges de
Santos,Letícia Corrêa
Corsini,Camila Maria Mantovani
dc.subject.por.fl_str_mv infecção
profilaxia
sítio cirúrgico
topic infecção
profilaxia
sítio cirúrgico
dc.description.none.fl_txt_mv A administração profilática de antimicrobianos tem por objetivo evitar a contaminação do ferimento cirúrgico, após exposição a algum micro-organismo e antes da instalação do processo de infecção, devendo alcançar e manter concentrações antimicrobianas inibitórias, no local da incisão, durante todo o procedimento cirúrgico, a fim de evitar o crescimento de patógenos contaminantes. Na medicina veterinária, a antibioticoprofilaxia é claramente aceita como importante medida da redução e controle da incidência de infecções do sítio cirúrgico. Este estudo objetivou avaliar a utilização de antibióticos nos procedimentos cirúrgicos, realizados na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, considerando a sua necessidade e a realidade. A população para o estudo foi constituída dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, no período de 11 de maio a 11 de novembro de 2007. A utilização de antibióticos nos procedimentos estudados não foi padronizada ou alterada, para realização deste estudo. Assim, concluiu-se que é necessário estabelecer critérios para a antibioticoprofilaxia, bem como sua padronização no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, para corrigir possíveis falhas no processo de prevenção das infecções do sítio cirúrgico.
description A administração profilática de antimicrobianos tem por objetivo evitar a contaminação do ferimento cirúrgico, após exposição a algum micro-organismo e antes da instalação do processo de infecção, devendo alcançar e manter concentrações antimicrobianas inibitórias, no local da incisão, durante todo o procedimento cirúrgico, a fim de evitar o crescimento de patógenos contaminantes. Na medicina veterinária, a antibioticoprofilaxia é claramente aceita como importante medida da redução e controle da incidência de infecções do sítio cirúrgico. Este estudo objetivou avaliar a utilização de antibióticos nos procedimentos cirúrgicos, realizados na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, considerando a sua necessidade e a realidade. A população para o estudo foi constituída dos pacientes submetidos a tratamento cirúrgico, no período de 11 de maio a 11 de novembro de 2007. A utilização de antibióticos nos procedimentos estudados não foi padronizada ou alterada, para realização deste estudo. Assim, concluiu-se que é necessário estabelecer critérios para a antibioticoprofilaxia, bem como sua padronização no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, para corrigir possíveis falhas no processo de prevenção das infecções do sítio cirúrgico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000600004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2012000600004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.59 n.6 2012
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006780416425984