Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kazama,Elizabeth Haruna
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ferreira,Francielle Morelli, Silva,Antonio Renan Berchol da, Fiorese,Diego Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000500631
Resumo: RESUMO Escolhas no manejo cultural, como a do cultivar e a do sistema de colheita, podem influenciar os índices dos parâmetros de qualidade da fibra do algodão. Objetivou-se, com este trabalho, analisar as características das fibras de dois cultivares de algodão submetidos a diferentes sistemas mecanizados de colheita (picker e stripper). O experimento foi conduzido na safra de 2012, com espaçamento de 0,45 m entre linhas, no município de Juscimeira, MT. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com dois fatores, sendo eles, A, nas parcelas (dois cultivares) e B, nas subparcelas (três sistemas de colheita - manual, picker e stripper), com cinco repetições. A qualidade da fibra foi determinada em amostras coletadas manualmente da planta e, após a colheita mecanizada, retiradas de dentro do cesto armazenador de cada colhedora. As análises das características das fibras foram realizadas em Laboratório de Classificação de Fibras, com o aparelho HVI (High Volume Instrument). As fibras do algodão colhido com o sistema manual, em seguida, sistema picker apresentam melhores características e melhor qualidade que as das fibras colhidas com stripper.
id UFV-5_0619587cc11bf6339c1eb762ed5db787
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2016000500631
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodãocolhedorapickerstripperqualidade da fibraGossypium hirsutumRESUMO Escolhas no manejo cultural, como a do cultivar e a do sistema de colheita, podem influenciar os índices dos parâmetros de qualidade da fibra do algodão. Objetivou-se, com este trabalho, analisar as características das fibras de dois cultivares de algodão submetidos a diferentes sistemas mecanizados de colheita (picker e stripper). O experimento foi conduzido na safra de 2012, com espaçamento de 0,45 m entre linhas, no município de Juscimeira, MT. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com dois fatores, sendo eles, A, nas parcelas (dois cultivares) e B, nas subparcelas (três sistemas de colheita - manual, picker e stripper), com cinco repetições. A qualidade da fibra foi determinada em amostras coletadas manualmente da planta e, após a colheita mecanizada, retiradas de dentro do cesto armazenador de cada colhedora. As análises das características das fibras foram realizadas em Laboratório de Classificação de Fibras, com o aparelho HVI (High Volume Instrument). As fibras do algodão colhido com o sistema manual, em seguida, sistema picker apresentam melhores características e melhor qualidade que as das fibras colhidas com stripper.Universidade Federal de Viçosa2016-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000500631Revista Ceres v.63 n.5 2016reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737x201663050006info:eu-repo/semantics/openAccessKazama,Elizabeth HarunaFerreira,Francielle MorelliSilva,Antonio Renan Berchol daFiorese,Diego Augustopor2016-12-06T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
title Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
spellingShingle Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
Kazama,Elizabeth Haruna
colhedora
picker
stripper
qualidade da fibra
Gossypium hirsutum
title_short Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
title_full Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
title_fullStr Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
title_full_unstemmed Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
title_sort Influência do sistema de colheita nas características da fibra do algodão
author Kazama,Elizabeth Haruna
author_facet Kazama,Elizabeth Haruna
Ferreira,Francielle Morelli
Silva,Antonio Renan Berchol da
Fiorese,Diego Augusto
author_role author
author2 Ferreira,Francielle Morelli
Silva,Antonio Renan Berchol da
Fiorese,Diego Augusto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kazama,Elizabeth Haruna
Ferreira,Francielle Morelli
Silva,Antonio Renan Berchol da
Fiorese,Diego Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv colhedora
picker
stripper
qualidade da fibra
Gossypium hirsutum
topic colhedora
picker
stripper
qualidade da fibra
Gossypium hirsutum
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Escolhas no manejo cultural, como a do cultivar e a do sistema de colheita, podem influenciar os índices dos parâmetros de qualidade da fibra do algodão. Objetivou-se, com este trabalho, analisar as características das fibras de dois cultivares de algodão submetidos a diferentes sistemas mecanizados de colheita (picker e stripper). O experimento foi conduzido na safra de 2012, com espaçamento de 0,45 m entre linhas, no município de Juscimeira, MT. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com dois fatores, sendo eles, A, nas parcelas (dois cultivares) e B, nas subparcelas (três sistemas de colheita - manual, picker e stripper), com cinco repetições. A qualidade da fibra foi determinada em amostras coletadas manualmente da planta e, após a colheita mecanizada, retiradas de dentro do cesto armazenador de cada colhedora. As análises das características das fibras foram realizadas em Laboratório de Classificação de Fibras, com o aparelho HVI (High Volume Instrument). As fibras do algodão colhido com o sistema manual, em seguida, sistema picker apresentam melhores características e melhor qualidade que as das fibras colhidas com stripper.
description RESUMO Escolhas no manejo cultural, como a do cultivar e a do sistema de colheita, podem influenciar os índices dos parâmetros de qualidade da fibra do algodão. Objetivou-se, com este trabalho, analisar as características das fibras de dois cultivares de algodão submetidos a diferentes sistemas mecanizados de colheita (picker e stripper). O experimento foi conduzido na safra de 2012, com espaçamento de 0,45 m entre linhas, no município de Juscimeira, MT. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com dois fatores, sendo eles, A, nas parcelas (dois cultivares) e B, nas subparcelas (três sistemas de colheita - manual, picker e stripper), com cinco repetições. A qualidade da fibra foi determinada em amostras coletadas manualmente da planta e, após a colheita mecanizada, retiradas de dentro do cesto armazenador de cada colhedora. As análises das características das fibras foram realizadas em Laboratório de Classificação de Fibras, com o aparelho HVI (High Volume Instrument). As fibras do algodão colhido com o sistema manual, em seguida, sistema picker apresentam melhores características e melhor qualidade que as das fibras colhidas com stripper.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000500631
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000500631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737x201663050006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.63 n.5 2016
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006782442274816