Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Isabela Aguiar
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cirillo,Marcelo Angelo, Borges,Soraia Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600009
Resumo: Os modelos de regressão Oswin e Halsey são utilizados na engenharia de alimentos na estimação de curvas de isotermas de adsorção, úteis em diversas aplicações. No entanto, por serem não lineares, podem-se questionar a validade de previsão do comportamento assintótico, ou equivalentemente, a extensão do comportamento linear. Mediante o exposto, o objetivo deste trabalho foi estudar esses modelos na construção de isotermas com a realização de um estudo via simulação Monte Carlo, no qual foram gerados valores aleatórios de níveis de atividades de água (a w) como variável independente para os referidos modelos. Com enfoque na obtenção dos resultados das propriedades de não linearidade, concluiu-se, por meio da medida de curvatura intrínseca, que ambos os modelos, quando utilizados com altos valores de a w, comportaram-se de forma similar, obtendo-se resultados promissores em relação à complexidade de convergência. Os resultados da curvatura extrínseca evidenciaram que em todas as faixas de a w avaliadas os modelos carecem de uma parametrização que possa garantir um comportamento mais próximo ao linear.
id UFV-5_0eaffdc30c5f229fa55d8ee381d3e670
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2011000600009
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermasModelos biparamétricosmedidas de curvaturasimulação Monte CarloOs modelos de regressão Oswin e Halsey são utilizados na engenharia de alimentos na estimação de curvas de isotermas de adsorção, úteis em diversas aplicações. No entanto, por serem não lineares, podem-se questionar a validade de previsão do comportamento assintótico, ou equivalentemente, a extensão do comportamento linear. Mediante o exposto, o objetivo deste trabalho foi estudar esses modelos na construção de isotermas com a realização de um estudo via simulação Monte Carlo, no qual foram gerados valores aleatórios de níveis de atividades de água (a w) como variável independente para os referidos modelos. Com enfoque na obtenção dos resultados das propriedades de não linearidade, concluiu-se, por meio da medida de curvatura intrínseca, que ambos os modelos, quando utilizados com altos valores de a w, comportaram-se de forma similar, obtendo-se resultados promissores em relação à complexidade de convergência. Os resultados da curvatura extrínseca evidenciaram que em todas as faixas de a w avaliadas os modelos carecem de uma parametrização que possa garantir um comportamento mais próximo ao linear.Universidade Federal de Viçosa2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600009Revista Ceres v.58 n.6 2011reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2011000600009info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Isabela AguiarCirillo,Marcelo AngeloBorges,Soraia Vilelapor2012-01-17T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
title Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
spellingShingle Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
Oliveira,Isabela Aguiar
Modelos biparamétricos
medidas de curvatura
simulação Monte Carlo
title_short Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
title_full Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
title_fullStr Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
title_full_unstemmed Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
title_sort Estudo da não linearidade dos modelos de Oswin e Halsey aplicados na construção de isotermas
author Oliveira,Isabela Aguiar
author_facet Oliveira,Isabela Aguiar
Cirillo,Marcelo Angelo
Borges,Soraia Vilela
author_role author
author2 Cirillo,Marcelo Angelo
Borges,Soraia Vilela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Isabela Aguiar
Cirillo,Marcelo Angelo
Borges,Soraia Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos biparamétricos
medidas de curvatura
simulação Monte Carlo
topic Modelos biparamétricos
medidas de curvatura
simulação Monte Carlo
dc.description.none.fl_txt_mv Os modelos de regressão Oswin e Halsey são utilizados na engenharia de alimentos na estimação de curvas de isotermas de adsorção, úteis em diversas aplicações. No entanto, por serem não lineares, podem-se questionar a validade de previsão do comportamento assintótico, ou equivalentemente, a extensão do comportamento linear. Mediante o exposto, o objetivo deste trabalho foi estudar esses modelos na construção de isotermas com a realização de um estudo via simulação Monte Carlo, no qual foram gerados valores aleatórios de níveis de atividades de água (a w) como variável independente para os referidos modelos. Com enfoque na obtenção dos resultados das propriedades de não linearidade, concluiu-se, por meio da medida de curvatura intrínseca, que ambos os modelos, quando utilizados com altos valores de a w, comportaram-se de forma similar, obtendo-se resultados promissores em relação à complexidade de convergência. Os resultados da curvatura extrínseca evidenciaram que em todas as faixas de a w avaliadas os modelos carecem de uma parametrização que possa garantir um comportamento mais próximo ao linear.
description Os modelos de regressão Oswin e Halsey são utilizados na engenharia de alimentos na estimação de curvas de isotermas de adsorção, úteis em diversas aplicações. No entanto, por serem não lineares, podem-se questionar a validade de previsão do comportamento assintótico, ou equivalentemente, a extensão do comportamento linear. Mediante o exposto, o objetivo deste trabalho foi estudar esses modelos na construção de isotermas com a realização de um estudo via simulação Monte Carlo, no qual foram gerados valores aleatórios de níveis de atividades de água (a w) como variável independente para os referidos modelos. Com enfoque na obtenção dos resultados das propriedades de não linearidade, concluiu-se, por meio da medida de curvatura intrínseca, que ambos os modelos, quando utilizados com altos valores de a w, comportaram-se de forma similar, obtendo-se resultados promissores em relação à complexidade de convergência. Os resultados da curvatura extrínseca evidenciaram que em todas as faixas de a w avaliadas os modelos carecem de uma parametrização que possa garantir um comportamento mais próximo ao linear.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2011000600009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.58 n.6 2011
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006779876409344