Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Fernando Souza Mendonça De
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Murgas,Luis David Solis, Felizardo,Viviane De Oliveira, Costa,Adriano Carvalho, Mattos,Bruno Olivetti De, Paula,Daniela Aparecida De Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000300006
Resumo: A identificação precoce do sexo em peixes é um procedimento importante para o desenvolvimento de estratégias que facilitem o manejo no plantel de reprodutores. A endoscopia pode ser utilizada para essa identificação, embora em peixes seu uso ainda seja restrito. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi validar o uso do endoscópio rígido via poro urogenital para determinação do sexo do catfish de canal (Ictalurus punctatus). O equipamento utilizado foi um endoscópio Multipurpose Rigid™ 30º com 2,7 mm de diâmetro e 18 cm de comprimento. Foram examinados 60 peixes com peso variando entre 86 e 1.032 gramas nos quais foi introduzido o endoscópio via poro genital e, logo em seguida, eutanaziados para confirmação do sexo. Amostras de tecido gonadal foram coletadas para avaliação histológica do estádio de maturação e confirmação do sexo. Os resultados mostraram que dos 60 peixes examinados, 57 tiveram confirmação positiva do sexo via endoscopia, o que corresponde a 95% da amostra. A utilização da endoscopia para determinação do sexo em I. punctatus via poro genital é viável.
id UFV-5_290d98da230f1b0a903dfc7235a48ac9
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2011000300006
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopiaPeixegônadassexagemA identificação precoce do sexo em peixes é um procedimento importante para o desenvolvimento de estratégias que facilitem o manejo no plantel de reprodutores. A endoscopia pode ser utilizada para essa identificação, embora em peixes seu uso ainda seja restrito. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi validar o uso do endoscópio rígido via poro urogenital para determinação do sexo do catfish de canal (Ictalurus punctatus). O equipamento utilizado foi um endoscópio Multipurpose Rigid™ 30º com 2,7 mm de diâmetro e 18 cm de comprimento. Foram examinados 60 peixes com peso variando entre 86 e 1.032 gramas nos quais foi introduzido o endoscópio via poro genital e, logo em seguida, eutanaziados para confirmação do sexo. Amostras de tecido gonadal foram coletadas para avaliação histológica do estádio de maturação e confirmação do sexo. Os resultados mostraram que dos 60 peixes examinados, 57 tiveram confirmação positiva do sexo via endoscopia, o que corresponde a 95% da amostra. A utilização da endoscopia para determinação do sexo em I. punctatus via poro genital é viável.Universidade Federal de Viçosa2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000300006Revista Ceres v.58 n.3 2011reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2011000300006info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Fernando Souza Mendonça DeMurgas,Luis David SolisFelizardo,Viviane De OliveiraCosta,Adriano CarvalhoMattos,Bruno Olivetti DePaula,Daniela Aparecida De Jesuspor2011-07-25T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
title Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
spellingShingle Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
Lima,Fernando Souza Mendonça De
Peixe
gônadas
sexagem
title_short Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
title_full Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
title_fullStr Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
title_full_unstemmed Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
title_sort Determinação do sexo em catfish de canal (Ictalurus punctatus) utilizando endoscopia
author Lima,Fernando Souza Mendonça De
author_facet Lima,Fernando Souza Mendonça De
Murgas,Luis David Solis
Felizardo,Viviane De Oliveira
Costa,Adriano Carvalho
Mattos,Bruno Olivetti De
Paula,Daniela Aparecida De Jesus
author_role author
author2 Murgas,Luis David Solis
Felizardo,Viviane De Oliveira
Costa,Adriano Carvalho
Mattos,Bruno Olivetti De
Paula,Daniela Aparecida De Jesus
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Fernando Souza Mendonça De
Murgas,Luis David Solis
Felizardo,Viviane De Oliveira
Costa,Adriano Carvalho
Mattos,Bruno Olivetti De
Paula,Daniela Aparecida De Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Peixe
gônadas
sexagem
topic Peixe
gônadas
sexagem
dc.description.none.fl_txt_mv A identificação precoce do sexo em peixes é um procedimento importante para o desenvolvimento de estratégias que facilitem o manejo no plantel de reprodutores. A endoscopia pode ser utilizada para essa identificação, embora em peixes seu uso ainda seja restrito. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi validar o uso do endoscópio rígido via poro urogenital para determinação do sexo do catfish de canal (Ictalurus punctatus). O equipamento utilizado foi um endoscópio Multipurpose Rigid™ 30º com 2,7 mm de diâmetro e 18 cm de comprimento. Foram examinados 60 peixes com peso variando entre 86 e 1.032 gramas nos quais foi introduzido o endoscópio via poro genital e, logo em seguida, eutanaziados para confirmação do sexo. Amostras de tecido gonadal foram coletadas para avaliação histológica do estádio de maturação e confirmação do sexo. Os resultados mostraram que dos 60 peixes examinados, 57 tiveram confirmação positiva do sexo via endoscopia, o que corresponde a 95% da amostra. A utilização da endoscopia para determinação do sexo em I. punctatus via poro genital é viável.
description A identificação precoce do sexo em peixes é um procedimento importante para o desenvolvimento de estratégias que facilitem o manejo no plantel de reprodutores. A endoscopia pode ser utilizada para essa identificação, embora em peixes seu uso ainda seja restrito. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi validar o uso do endoscópio rígido via poro urogenital para determinação do sexo do catfish de canal (Ictalurus punctatus). O equipamento utilizado foi um endoscópio Multipurpose Rigid™ 30º com 2,7 mm de diâmetro e 18 cm de comprimento. Foram examinados 60 peixes com peso variando entre 86 e 1.032 gramas nos quais foi introduzido o endoscópio via poro genital e, logo em seguida, eutanaziados para confirmação do sexo. Amostras de tecido gonadal foram coletadas para avaliação histológica do estádio de maturação e confirmação do sexo. Os resultados mostraram que dos 60 peixes examinados, 57 tiveram confirmação positiva do sexo via endoscopia, o que corresponde a 95% da amostra. A utilização da endoscopia para determinação do sexo em I. punctatus via poro genital é viável.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2011000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.58 n.3 2011
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006779494727680