Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Luiz Fernando de Oliveira da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Campos,Katia Alves, Morais,Augusto Ramalho de, Cogo,Franciane Diniz, Zambon,Carolina Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000500007
Resumo: O estabelecimento de tamanho ótimo de parcela, em qualquer cultura, é uma das maneiras de se aumentar a precisão experimental e maximizar as informações obtidas em um experimento. O objetivo deste trabalho foi determinar o tamanho ótimo de parcelas, em experimentos com rabanete, para as variáveis massa e diâmetro de raiz, e comparar diferentes métodos de estimação. Foi conduzido um ensaio de uniformidade, sendo o plantio do rabanete realizado nos espaçamentos de 15 cm entre linhas e de 5 cm entre plantas . A unidade básica foi definida como um segmento linear de três plantas consecutivas. Após 30 dias do plantio, foram avaliados a massa (g) e o diâmetro (mm) dos rabanetes. Foram simulados 35 tamanhos de parcelas, determinando a média e o coeficiente de variação para cada tamanho de parcela e, por meio de modelos não lineares, foi determinado o tamanho ótimo de parcela para ensaios com rabanete. Constatou-se que o método da máxima curvatura, modificado, e os modelos segmentados de resposta linear e quadrática estimam tamanhos de parcela diferentes; portanto, em experimentos com a cultura do rabanete recomendam-se parcelas com 21 a 63 plantas (0,1575 a 0,4745 m²) por parcela.
id UFV-5_37c755a814b6b3cc02a5d6c4106cd7a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2012000500007
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetesRaphanus sativus Lprecisão e material experimentalcoeficiente de variaçãoensaio de uniformidadeO estabelecimento de tamanho ótimo de parcela, em qualquer cultura, é uma das maneiras de se aumentar a precisão experimental e maximizar as informações obtidas em um experimento. O objetivo deste trabalho foi determinar o tamanho ótimo de parcelas, em experimentos com rabanete, para as variáveis massa e diâmetro de raiz, e comparar diferentes métodos de estimação. Foi conduzido um ensaio de uniformidade, sendo o plantio do rabanete realizado nos espaçamentos de 15 cm entre linhas e de 5 cm entre plantas . A unidade básica foi definida como um segmento linear de três plantas consecutivas. Após 30 dias do plantio, foram avaliados a massa (g) e o diâmetro (mm) dos rabanetes. Foram simulados 35 tamanhos de parcelas, determinando a média e o coeficiente de variação para cada tamanho de parcela e, por meio de modelos não lineares, foi determinado o tamanho ótimo de parcela para ensaios com rabanete. Constatou-se que o método da máxima curvatura, modificado, e os modelos segmentados de resposta linear e quadrática estimam tamanhos de parcela diferentes; portanto, em experimentos com a cultura do rabanete recomendam-se parcelas com 21 a 63 plantas (0,1575 a 0,4745 m²) por parcela.Universidade Federal de Viçosa2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000500007Revista Ceres v.59 n.5 2012reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2012000500007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Luiz Fernando de Oliveira daCampos,Katia AlvesMorais,Augusto Ramalho deCogo,Franciane DinizZambon,Carolina Ruizpor2015-04-07T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
title Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
spellingShingle Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
Silva,Luiz Fernando de Oliveira da
Raphanus sativus L
precisão e material experimental
coeficiente de variação
ensaio de uniformidade
title_short Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
title_full Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
title_fullStr Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
title_full_unstemmed Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
title_sort Tamanho ótimo de parcela para experimentos com rabanetes
author Silva,Luiz Fernando de Oliveira da
author_facet Silva,Luiz Fernando de Oliveira da
Campos,Katia Alves
Morais,Augusto Ramalho de
Cogo,Franciane Diniz
Zambon,Carolina Ruiz
author_role author
author2 Campos,Katia Alves
Morais,Augusto Ramalho de
Cogo,Franciane Diniz
Zambon,Carolina Ruiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Luiz Fernando de Oliveira da
Campos,Katia Alves
Morais,Augusto Ramalho de
Cogo,Franciane Diniz
Zambon,Carolina Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Raphanus sativus L
precisão e material experimental
coeficiente de variação
ensaio de uniformidade
topic Raphanus sativus L
precisão e material experimental
coeficiente de variação
ensaio de uniformidade
dc.description.none.fl_txt_mv O estabelecimento de tamanho ótimo de parcela, em qualquer cultura, é uma das maneiras de se aumentar a precisão experimental e maximizar as informações obtidas em um experimento. O objetivo deste trabalho foi determinar o tamanho ótimo de parcelas, em experimentos com rabanete, para as variáveis massa e diâmetro de raiz, e comparar diferentes métodos de estimação. Foi conduzido um ensaio de uniformidade, sendo o plantio do rabanete realizado nos espaçamentos de 15 cm entre linhas e de 5 cm entre plantas . A unidade básica foi definida como um segmento linear de três plantas consecutivas. Após 30 dias do plantio, foram avaliados a massa (g) e o diâmetro (mm) dos rabanetes. Foram simulados 35 tamanhos de parcelas, determinando a média e o coeficiente de variação para cada tamanho de parcela e, por meio de modelos não lineares, foi determinado o tamanho ótimo de parcela para ensaios com rabanete. Constatou-se que o método da máxima curvatura, modificado, e os modelos segmentados de resposta linear e quadrática estimam tamanhos de parcela diferentes; portanto, em experimentos com a cultura do rabanete recomendam-se parcelas com 21 a 63 plantas (0,1575 a 0,4745 m²) por parcela.
description O estabelecimento de tamanho ótimo de parcela, em qualquer cultura, é uma das maneiras de se aumentar a precisão experimental e maximizar as informações obtidas em um experimento. O objetivo deste trabalho foi determinar o tamanho ótimo de parcelas, em experimentos com rabanete, para as variáveis massa e diâmetro de raiz, e comparar diferentes métodos de estimação. Foi conduzido um ensaio de uniformidade, sendo o plantio do rabanete realizado nos espaçamentos de 15 cm entre linhas e de 5 cm entre plantas . A unidade básica foi definida como um segmento linear de três plantas consecutivas. Após 30 dias do plantio, foram avaliados a massa (g) e o diâmetro (mm) dos rabanetes. Foram simulados 35 tamanhos de parcelas, determinando a média e o coeficiente de variação para cada tamanho de parcela e, por meio de modelos não lineares, foi determinado o tamanho ótimo de parcela para ensaios com rabanete. Constatou-se que o método da máxima curvatura, modificado, e os modelos segmentados de resposta linear e quadrática estimam tamanhos de parcela diferentes; portanto, em experimentos com a cultura do rabanete recomendam-se parcelas com 21 a 63 plantas (0,1575 a 0,4745 m²) por parcela.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2012000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.59 n.5 2012
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006780372385792