Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra,Danilo Hottis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sampaio,Luana Santos, Pereira,Douglas de Almeida, Amaral,Cláudio Lúcio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000100011
Resumo: No Brasil, a Caatinga é área prioritária para conservação da biodiversidade, na qual muitas comunidades de agricultores mantêm práticas agrícolas fundamentais para a conservação on farm. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o perfil socioeconômico e cultural de feirantes, identificando espécies e manejos em suas roças, que favoreçam a conservação on farm da diversidade de espécies cultivadas. Foi analisada a influência da área das roças sobre a riqueza e abundância de plantas. A pesquisa foi realizada por meio de visitas em feiras livres e unidades familiares de agricultores, localizadas no município de Jequié - BA, nordeste do Brasil. Foram citadas 28 espécies para fins alimentares, pertencentes a 17 famílias botânicas e totalizando 75 etnovariedades. A influência da área das roças sobre a riqueza teve baixa correlação (r = 0,29, p < 0,01), enquanto a abundância de plantas, forte correlação (r = 0,69, p < 0,01). A maioria dos agricultores tem pouca instrução, baixa renda e, nas roças estudadas, foi verificada a ocorrência de conservação on farm.
id UFV-5_43310391c8e6c17229c6c7f9aa651c13
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2011000100011
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, BrasilAgrossistemagermoplasma e preservaçãoNo Brasil, a Caatinga é área prioritária para conservação da biodiversidade, na qual muitas comunidades de agricultores mantêm práticas agrícolas fundamentais para a conservação on farm. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o perfil socioeconômico e cultural de feirantes, identificando espécies e manejos em suas roças, que favoreçam a conservação on farm da diversidade de espécies cultivadas. Foi analisada a influência da área das roças sobre a riqueza e abundância de plantas. A pesquisa foi realizada por meio de visitas em feiras livres e unidades familiares de agricultores, localizadas no município de Jequié - BA, nordeste do Brasil. Foram citadas 28 espécies para fins alimentares, pertencentes a 17 famílias botânicas e totalizando 75 etnovariedades. A influência da área das roças sobre a riqueza teve baixa correlação (r = 0,29, p < 0,01), enquanto a abundância de plantas, forte correlação (r = 0,69, p < 0,01). A maioria dos agricultores tem pouca instrução, baixa renda e, nas roças estudadas, foi verificada a ocorrência de conservação on farm.Universidade Federal de Viçosa2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000100011Revista Ceres v.58 n.1 2011reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2011000100011info:eu-repo/semantics/openAccessLyra,Danilo HottisSampaio,Luana SantosPereira,Douglas de AlmeidaAmaral,Cláudio Lúcio Fernandespor2011-11-23T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
title Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
spellingShingle Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
Lyra,Danilo Hottis
Agrossistema
germoplasma e preservação
title_short Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
title_full Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
title_fullStr Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
title_full_unstemmed Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
title_sort Conservação on farm da agrobiodiversidade de sítios familiares em Jequié, Bahia, Brasil
author Lyra,Danilo Hottis
author_facet Lyra,Danilo Hottis
Sampaio,Luana Santos
Pereira,Douglas de Almeida
Amaral,Cláudio Lúcio Fernandes
author_role author
author2 Sampaio,Luana Santos
Pereira,Douglas de Almeida
Amaral,Cláudio Lúcio Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra,Danilo Hottis
Sampaio,Luana Santos
Pereira,Douglas de Almeida
Amaral,Cláudio Lúcio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Agrossistema
germoplasma e preservação
topic Agrossistema
germoplasma e preservação
dc.description.none.fl_txt_mv No Brasil, a Caatinga é área prioritária para conservação da biodiversidade, na qual muitas comunidades de agricultores mantêm práticas agrícolas fundamentais para a conservação on farm. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o perfil socioeconômico e cultural de feirantes, identificando espécies e manejos em suas roças, que favoreçam a conservação on farm da diversidade de espécies cultivadas. Foi analisada a influência da área das roças sobre a riqueza e abundância de plantas. A pesquisa foi realizada por meio de visitas em feiras livres e unidades familiares de agricultores, localizadas no município de Jequié - BA, nordeste do Brasil. Foram citadas 28 espécies para fins alimentares, pertencentes a 17 famílias botânicas e totalizando 75 etnovariedades. A influência da área das roças sobre a riqueza teve baixa correlação (r = 0,29, p < 0,01), enquanto a abundância de plantas, forte correlação (r = 0,69, p < 0,01). A maioria dos agricultores tem pouca instrução, baixa renda e, nas roças estudadas, foi verificada a ocorrência de conservação on farm.
description No Brasil, a Caatinga é área prioritária para conservação da biodiversidade, na qual muitas comunidades de agricultores mantêm práticas agrícolas fundamentais para a conservação on farm. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o perfil socioeconômico e cultural de feirantes, identificando espécies e manejos em suas roças, que favoreçam a conservação on farm da diversidade de espécies cultivadas. Foi analisada a influência da área das roças sobre a riqueza e abundância de plantas. A pesquisa foi realizada por meio de visitas em feiras livres e unidades familiares de agricultores, localizadas no município de Jequié - BA, nordeste do Brasil. Foram citadas 28 espécies para fins alimentares, pertencentes a 17 famílias botânicas e totalizando 75 etnovariedades. A influência da área das roças sobre a riqueza teve baixa correlação (r = 0,29, p < 0,01), enquanto a abundância de plantas, forte correlação (r = 0,69, p < 0,01). A maioria dos agricultores tem pouca instrução, baixa renda e, nas roças estudadas, foi verificada a ocorrência de conservação on farm.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2011000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.58 n.1 2011
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006779431813120