Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Rafael Carlos dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza,Caetano Marciano de, Rezende,Marcos Júnio, Lani,João Luiz, Cecon,Paulo Roberto, Gomes,Marcos Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400015
Resumo: O mulching vertical é uma prática mecânica para contenção do escoamento superficial que, apesar de mostrar-se promissora, ainda se encontra em fase de validação. Assim, este estudo teve como objetivo propor e testar uma metodologia para o cálculo do espaçamento entre sulcos de mulching vertical, quanto à eficiência na redução das perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial, em condições de campo. A pesquisa foi desenvolvida entre outubro de 2009 e março de 2010, durante o ciclo da cultura do milho (Zea mays), em uma área de semeadura direta consolidada. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos constituídos de sulcos de mulching vertical, construídos perpendicularmente ao declive, distribuídos em diferentes distâncias. Nas amostras de escoamento, foram analisados os seguintes atributos: volume de água perdido, massa de solo no sedimento e nutrientes no sedimento e na água de escoamento superficial. Não foram constatadas diferenças significativas para o efeito de tratamentos nas perdas de solo. De forma geral, os tratamentos com 0 e 5,4 m entre sulcos foram os mais eficientes em conter as perdas de água e de nutrientes (na água e no sedimento). Pela metodologia proposta e nas condições avaliadas, o mulching vertical não se mostrou eficiente em conter as perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial.
id UFV-5_5dec6fd76914235570da115c1e3af13d
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2013000400015
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching verticalescoamento superficialsedimentovaletadeira rotativaO mulching vertical é uma prática mecânica para contenção do escoamento superficial que, apesar de mostrar-se promissora, ainda se encontra em fase de validação. Assim, este estudo teve como objetivo propor e testar uma metodologia para o cálculo do espaçamento entre sulcos de mulching vertical, quanto à eficiência na redução das perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial, em condições de campo. A pesquisa foi desenvolvida entre outubro de 2009 e março de 2010, durante o ciclo da cultura do milho (Zea mays), em uma área de semeadura direta consolidada. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos constituídos de sulcos de mulching vertical, construídos perpendicularmente ao declive, distribuídos em diferentes distâncias. Nas amostras de escoamento, foram analisados os seguintes atributos: volume de água perdido, massa de solo no sedimento e nutrientes no sedimento e na água de escoamento superficial. Não foram constatadas diferenças significativas para o efeito de tratamentos nas perdas de solo. De forma geral, os tratamentos com 0 e 5,4 m entre sulcos foram os mais eficientes em conter as perdas de água e de nutrientes (na água e no sedimento). Pela metodologia proposta e nas condições avaliadas, o mulching vertical não se mostrou eficiente em conter as perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial.Universidade Federal de Viçosa2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400015Revista Ceres v.60 n.4 2013reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2013000400015info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Rafael Carlos dosSouza,Caetano Marciano deRezende,Marcos JúnioLani,João LuizCecon,Paulo RobertoGomes,Marcos Antôniopor2013-09-18T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
title Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
spellingShingle Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
Santos,Rafael Carlos dos
escoamento superficial
sedimento
valetadeira rotativa
title_short Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
title_full Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
title_fullStr Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
title_full_unstemmed Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
title_sort Proposta metodológica para o cálculo de espaçamento entre sulcos de mulching vertical
author Santos,Rafael Carlos dos
author_facet Santos,Rafael Carlos dos
Souza,Caetano Marciano de
Rezende,Marcos Júnio
Lani,João Luiz
Cecon,Paulo Roberto
Gomes,Marcos Antônio
author_role author
author2 Souza,Caetano Marciano de
Rezende,Marcos Júnio
Lani,João Luiz
Cecon,Paulo Roberto
Gomes,Marcos Antônio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Rafael Carlos dos
Souza,Caetano Marciano de
Rezende,Marcos Júnio
Lani,João Luiz
Cecon,Paulo Roberto
Gomes,Marcos Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv escoamento superficial
sedimento
valetadeira rotativa
topic escoamento superficial
sedimento
valetadeira rotativa
dc.description.none.fl_txt_mv O mulching vertical é uma prática mecânica para contenção do escoamento superficial que, apesar de mostrar-se promissora, ainda se encontra em fase de validação. Assim, este estudo teve como objetivo propor e testar uma metodologia para o cálculo do espaçamento entre sulcos de mulching vertical, quanto à eficiência na redução das perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial, em condições de campo. A pesquisa foi desenvolvida entre outubro de 2009 e março de 2010, durante o ciclo da cultura do milho (Zea mays), em uma área de semeadura direta consolidada. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos constituídos de sulcos de mulching vertical, construídos perpendicularmente ao declive, distribuídos em diferentes distâncias. Nas amostras de escoamento, foram analisados os seguintes atributos: volume de água perdido, massa de solo no sedimento e nutrientes no sedimento e na água de escoamento superficial. Não foram constatadas diferenças significativas para o efeito de tratamentos nas perdas de solo. De forma geral, os tratamentos com 0 e 5,4 m entre sulcos foram os mais eficientes em conter as perdas de água e de nutrientes (na água e no sedimento). Pela metodologia proposta e nas condições avaliadas, o mulching vertical não se mostrou eficiente em conter as perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial.
description O mulching vertical é uma prática mecânica para contenção do escoamento superficial que, apesar de mostrar-se promissora, ainda se encontra em fase de validação. Assim, este estudo teve como objetivo propor e testar uma metodologia para o cálculo do espaçamento entre sulcos de mulching vertical, quanto à eficiência na redução das perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial, em condições de campo. A pesquisa foi desenvolvida entre outubro de 2009 e março de 2010, durante o ciclo da cultura do milho (Zea mays), em uma área de semeadura direta consolidada. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições e seis tratamentos constituídos de sulcos de mulching vertical, construídos perpendicularmente ao declive, distribuídos em diferentes distâncias. Nas amostras de escoamento, foram analisados os seguintes atributos: volume de água perdido, massa de solo no sedimento e nutrientes no sedimento e na água de escoamento superficial. Não foram constatadas diferenças significativas para o efeito de tratamentos nas perdas de solo. De forma geral, os tratamentos com 0 e 5,4 m entre sulcos foram os mais eficientes em conter as perdas de água e de nutrientes (na água e no sedimento). Pela metodologia proposta e nas condições avaliadas, o mulching vertical não se mostrou eficiente em conter as perdas de água, solo e nutrientes por escoamento superficial.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2013000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.60 n.4 2013
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006780887236608