Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnin,Adeliano
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Moacil Alves de, Pimentel,Adérico Júnior Badaró, Fogaça,Cláudia Martellet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100010
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estimar as correlações genotípicas entre caracteres e investigar a diversidade genética de cultivares de arroz mais utilizados em cultivo no período de 1950 a 2001. Foram conduzidos dois experimentos de campo, nas localidades denominadas Aeroporto e Agronomia, ambas pertencentes à Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, no delineamento de blocos ao acaso com três repetições e 25 cultivares. Foram coletados e analisados os dados referentes à produção de grãos, a altura das plantas, dias para a floração, estande inicial, estande final, perfilhamento útil, grãos por panícula, percentagem de espiguetas estéreis por panícula e peso do grão. Verificou-se que as correlações genotípicas foram altas para a maioria dos pares de caracteres. Os caracteres que mais influenciaram a produtividade foram grãos por panícula, percentagem de grãos estéreis e peso do grão. Os cultivares Guarani e Bico Ganga foram os mais divergentes geneticamente e os cultivares Amarelão e IAC 25, os mais similares.
id UFV-5_5f5f42551f998282f66a3d92a9ef7529
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2010000100010
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicosOryza sativa L.variabilidadeseleçãomelhoramentoO objetivo deste trabalho foi estimar as correlações genotípicas entre caracteres e investigar a diversidade genética de cultivares de arroz mais utilizados em cultivo no período de 1950 a 2001. Foram conduzidos dois experimentos de campo, nas localidades denominadas Aeroporto e Agronomia, ambas pertencentes à Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, no delineamento de blocos ao acaso com três repetições e 25 cultivares. Foram coletados e analisados os dados referentes à produção de grãos, a altura das plantas, dias para a floração, estande inicial, estande final, perfilhamento útil, grãos por panícula, percentagem de espiguetas estéreis por panícula e peso do grão. Verificou-se que as correlações genotípicas foram altas para a maioria dos pares de caracteres. Os caracteres que mais influenciaram a produtividade foram grãos por panícula, percentagem de grãos estéreis e peso do grão. Os cultivares Guarani e Bico Ganga foram os mais divergentes geneticamente e os cultivares Amarelão e IAC 25, os mais similares.Universidade Federal de Viçosa2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100010Revista Ceres v.57 n.1 2010reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2010000100010info:eu-repo/semantics/openAccessCargnin,AdelianoSouza,Moacil Alves dePimentel,Adérico Júnior BadaróFogaça,Cláudia Martelletpor2012-10-09T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
title Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
spellingShingle Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
Cargnin,Adeliano
Oryza sativa L.
variabilidade
seleção
melhoramento
title_short Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
title_full Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
title_fullStr Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
title_full_unstemmed Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
title_sort Diversidade genética em cultivares de arroz e correlações entre caracteres agronômicos
author Cargnin,Adeliano
author_facet Cargnin,Adeliano
Souza,Moacil Alves de
Pimentel,Adérico Júnior Badaró
Fogaça,Cláudia Martellet
author_role author
author2 Souza,Moacil Alves de
Pimentel,Adérico Júnior Badaró
Fogaça,Cláudia Martellet
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cargnin,Adeliano
Souza,Moacil Alves de
Pimentel,Adérico Júnior Badaró
Fogaça,Cláudia Martellet
dc.subject.por.fl_str_mv Oryza sativa L.
variabilidade
seleção
melhoramento
topic Oryza sativa L.
variabilidade
seleção
melhoramento
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho foi estimar as correlações genotípicas entre caracteres e investigar a diversidade genética de cultivares de arroz mais utilizados em cultivo no período de 1950 a 2001. Foram conduzidos dois experimentos de campo, nas localidades denominadas Aeroporto e Agronomia, ambas pertencentes à Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, no delineamento de blocos ao acaso com três repetições e 25 cultivares. Foram coletados e analisados os dados referentes à produção de grãos, a altura das plantas, dias para a floração, estande inicial, estande final, perfilhamento útil, grãos por panícula, percentagem de espiguetas estéreis por panícula e peso do grão. Verificou-se que as correlações genotípicas foram altas para a maioria dos pares de caracteres. Os caracteres que mais influenciaram a produtividade foram grãos por panícula, percentagem de grãos estéreis e peso do grão. Os cultivares Guarani e Bico Ganga foram os mais divergentes geneticamente e os cultivares Amarelão e IAC 25, os mais similares.
description O objetivo deste trabalho foi estimar as correlações genotípicas entre caracteres e investigar a diversidade genética de cultivares de arroz mais utilizados em cultivo no período de 1950 a 2001. Foram conduzidos dois experimentos de campo, nas localidades denominadas Aeroporto e Agronomia, ambas pertencentes à Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, no delineamento de blocos ao acaso com três repetições e 25 cultivares. Foram coletados e analisados os dados referentes à produção de grãos, a altura das plantas, dias para a floração, estande inicial, estande final, perfilhamento útil, grãos por panícula, percentagem de espiguetas estéreis por panícula e peso do grão. Verificou-se que as correlações genotípicas foram altas para a maioria dos pares de caracteres. Os caracteres que mais influenciaram a produtividade foram grãos por panícula, percentagem de grãos estéreis e peso do grão. Os cultivares Guarani e Bico Ganga foram os mais divergentes geneticamente e os cultivares Amarelão e IAC 25, os mais similares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2010000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.57 n.1 2010
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006778495434752