Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra,Jeferson Dutra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira,Walter Esfrain, Silva,José Madson da, Raposo,Roberto Wagner Cavalcanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000400502
Resumo: RESUMO A elevada salinidade do solo, na maioria dos mananciais de diferentes áreas da região nordeste, a qual é considerada a mais expressiva na produção do maracujazeiro-amarelo, tem afetado a formação de mudas e o estabelecimento da cultura sob manejo convencional. Objetivou-se, com este experimento, comparar dois genótipos de maracujazeiro-amarelo, submetidos a diferentes condutividades elétricas (CE) da água de irrigação, em ambiente protegido, por meio de variáveis de crescimento. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com quatro repetições, no esquema fatorial 5x2, sendo cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação: 0,3; 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0 dS m-1, e dois genótipos de maracujazeiro-amarelo: 'BRS Sol do Cerrado' e 'Redondo Amarelo'. O 'BRS Sol do Cerrado' sobressai-se em relação à taxa relativa de crescimento quando comparado com a do 'Redondo Amarelo', cuja taxa reduz com o aumento da salinidade da água. De modo geral, a alta salinidade da água de irrigação promove redução do crescimento dos genótipos estudados.
id UFV-5_668b09a1672bc2ac1fcf68a45c249af9
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2016000400502
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de SalinidadePassiflora edulismatériaestresse salinoRESUMO A elevada salinidade do solo, na maioria dos mananciais de diferentes áreas da região nordeste, a qual é considerada a mais expressiva na produção do maracujazeiro-amarelo, tem afetado a formação de mudas e o estabelecimento da cultura sob manejo convencional. Objetivou-se, com este experimento, comparar dois genótipos de maracujazeiro-amarelo, submetidos a diferentes condutividades elétricas (CE) da água de irrigação, em ambiente protegido, por meio de variáveis de crescimento. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com quatro repetições, no esquema fatorial 5x2, sendo cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação: 0,3; 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0 dS m-1, e dois genótipos de maracujazeiro-amarelo: 'BRS Sol do Cerrado' e 'Redondo Amarelo'. O 'BRS Sol do Cerrado' sobressai-se em relação à taxa relativa de crescimento quando comparado com a do 'Redondo Amarelo', cuja taxa reduz com o aumento da salinidade da água. De modo geral, a alta salinidade da água de irrigação promove redução do crescimento dos genótipos estudados.Universidade Federal de Viçosa2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000400502Revista Ceres v.63 n.4 2016reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737X201663040010info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,Jeferson DutraPereira,Walter EsfrainSilva,José Madson daRaposo,Roberto Wagner Cavalcantipor2016-09-14T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
title Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
spellingShingle Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
Bezerra,Jeferson Dutra
Passiflora edulis
matéria
estresse salino
title_short Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
title_full Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
title_fullStr Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
title_full_unstemmed Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
title_sort Crescimento de dois genótipos de maracujazeiro-amarelo sob condições de Salinidade
author Bezerra,Jeferson Dutra
author_facet Bezerra,Jeferson Dutra
Pereira,Walter Esfrain
Silva,José Madson da
Raposo,Roberto Wagner Cavalcanti
author_role author
author2 Pereira,Walter Esfrain
Silva,José Madson da
Raposo,Roberto Wagner Cavalcanti
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra,Jeferson Dutra
Pereira,Walter Esfrain
Silva,José Madson da
Raposo,Roberto Wagner Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Passiflora edulis
matéria
estresse salino
topic Passiflora edulis
matéria
estresse salino
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO A elevada salinidade do solo, na maioria dos mananciais de diferentes áreas da região nordeste, a qual é considerada a mais expressiva na produção do maracujazeiro-amarelo, tem afetado a formação de mudas e o estabelecimento da cultura sob manejo convencional. Objetivou-se, com este experimento, comparar dois genótipos de maracujazeiro-amarelo, submetidos a diferentes condutividades elétricas (CE) da água de irrigação, em ambiente protegido, por meio de variáveis de crescimento. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com quatro repetições, no esquema fatorial 5x2, sendo cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação: 0,3; 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0 dS m-1, e dois genótipos de maracujazeiro-amarelo: 'BRS Sol do Cerrado' e 'Redondo Amarelo'. O 'BRS Sol do Cerrado' sobressai-se em relação à taxa relativa de crescimento quando comparado com a do 'Redondo Amarelo', cuja taxa reduz com o aumento da salinidade da água. De modo geral, a alta salinidade da água de irrigação promove redução do crescimento dos genótipos estudados.
description RESUMO A elevada salinidade do solo, na maioria dos mananciais de diferentes áreas da região nordeste, a qual é considerada a mais expressiva na produção do maracujazeiro-amarelo, tem afetado a formação de mudas e o estabelecimento da cultura sob manejo convencional. Objetivou-se, com este experimento, comparar dois genótipos de maracujazeiro-amarelo, submetidos a diferentes condutividades elétricas (CE) da água de irrigação, em ambiente protegido, por meio de variáveis de crescimento. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com quatro repetições, no esquema fatorial 5x2, sendo cinco valores de condutividade elétrica da água de irrigação: 0,3; 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0 dS m-1, e dois genótipos de maracujazeiro-amarelo: 'BRS Sol do Cerrado' e 'Redondo Amarelo'. O 'BRS Sol do Cerrado' sobressai-se em relação à taxa relativa de crescimento quando comparado com a do 'Redondo Amarelo', cuja taxa reduz com o aumento da salinidade da água. De modo geral, a alta salinidade da água de irrigação promove redução do crescimento dos genótipos estudados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000400502
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000400502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737X201663040010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.63 n.4 2016
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006782409768960