Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão,Elaine Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos,José Darlan, Pio,Leila Aparecida Salles, Laredo,Ranieri Reis, Silva,Fábio Oseias dos Reis, Miranda,João Marcos de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000600860
Resumo: RESUMO A pitaia é uma cactácea frutífera originária das florestas tropicais da América do Sul e Central. Produz frutos não convencionais muito apreciados, com grande potencial para diversificação do setor. É propagada preferencialmente por estaquia, proporcionando aumento na precocidade e uniformidade dos pomares. Com o intuito de maximizar a produção de mudas, objetivou-se avaliar diferentes concentrações de ácido indol-3-butírico (AIB) e de três tipos de substratos na produção de mudas de pitaia (Hylocereus undatus). O experimento foi conduzido em delineamento experimental em blocos casualizados, no esquema fatorial 5x3 (concentrações de AIB: 0, 1000, 2000, 3000 e 4000 mg L-1 x substratos: areia, areia + solo, solo), com três repetições. Após 120 dias avaliaram-se: número e comprimento de cladódios e a biomassa fresca e seca de raízes e parte aérea. Os resultados foram submetidos à análise de variância, as médias dos substratos agrupadas pelo teste de Scott-Knott e o efeito do AIB foi avaliado pela análise de regressão. Verificou-se efeito significativo da interação entre doses de AIB e tipos de substratos apenas para a variável número de cladódios. A imersão das estacas em solução com AIB resultou em diferenças significativas nas características fitotécnicas: número e comprimento dos cladódios, biomassa fresca das raízes e parte aérea. A significância dos substratos ocorreu para as variáveis biomassa fresca e seca das raízes. A faixa compreendida entre 1776,33 e 2299 mg L-1 de AIB proporciona maior crescimento de mudas de pitaia. O substrato areia promove maior enraizamento das mudas.
id UFV-5_73039246b034c9fa23d99e77f927a738
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2016000600860
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa brancaHylocereus undatuspropagaçãoestaquiaauxinaRESUMO A pitaia é uma cactácea frutífera originária das florestas tropicais da América do Sul e Central. Produz frutos não convencionais muito apreciados, com grande potencial para diversificação do setor. É propagada preferencialmente por estaquia, proporcionando aumento na precocidade e uniformidade dos pomares. Com o intuito de maximizar a produção de mudas, objetivou-se avaliar diferentes concentrações de ácido indol-3-butírico (AIB) e de três tipos de substratos na produção de mudas de pitaia (Hylocereus undatus). O experimento foi conduzido em delineamento experimental em blocos casualizados, no esquema fatorial 5x3 (concentrações de AIB: 0, 1000, 2000, 3000 e 4000 mg L-1 x substratos: areia, areia + solo, solo), com três repetições. Após 120 dias avaliaram-se: número e comprimento de cladódios e a biomassa fresca e seca de raízes e parte aérea. Os resultados foram submetidos à análise de variância, as médias dos substratos agrupadas pelo teste de Scott-Knott e o efeito do AIB foi avaliado pela análise de regressão. Verificou-se efeito significativo da interação entre doses de AIB e tipos de substratos apenas para a variável número de cladódios. A imersão das estacas em solução com AIB resultou em diferenças significativas nas características fitotécnicas: número e comprimento dos cladódios, biomassa fresca das raízes e parte aérea. A significância dos substratos ocorreu para as variáveis biomassa fresca e seca das raízes. A faixa compreendida entre 1776,33 e 2299 mg L-1 de AIB proporciona maior crescimento de mudas de pitaia. O substrato areia promove maior enraizamento das mudas.Universidade Federal de Viçosa2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000600860Revista Ceres v.63 n.6 2016reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737x201663060016info:eu-repo/semantics/openAccessGalvão,Elaine CristinaRamos,José DarlanPio,Leila Aparecida SallesLaredo,Ranieri ReisSilva,Fábio Oseias dos ReisMiranda,João Marcos de Sousapor2017-03-07T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
title Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
spellingShingle Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
Galvão,Elaine Cristina
Hylocereus undatus
propagação
estaquia
auxina
title_short Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
title_full Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
title_fullStr Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
title_full_unstemmed Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
title_sort Substratos e ácido indol-3-butírico na produção de mudas de pitaia vermelha de polpa branca
author Galvão,Elaine Cristina
author_facet Galvão,Elaine Cristina
Ramos,José Darlan
Pio,Leila Aparecida Salles
Laredo,Ranieri Reis
Silva,Fábio Oseias dos Reis
Miranda,João Marcos de Sousa
author_role author
author2 Ramos,José Darlan
Pio,Leila Aparecida Salles
Laredo,Ranieri Reis
Silva,Fábio Oseias dos Reis
Miranda,João Marcos de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão,Elaine Cristina
Ramos,José Darlan
Pio,Leila Aparecida Salles
Laredo,Ranieri Reis
Silva,Fábio Oseias dos Reis
Miranda,João Marcos de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Hylocereus undatus
propagação
estaquia
auxina
topic Hylocereus undatus
propagação
estaquia
auxina
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO A pitaia é uma cactácea frutífera originária das florestas tropicais da América do Sul e Central. Produz frutos não convencionais muito apreciados, com grande potencial para diversificação do setor. É propagada preferencialmente por estaquia, proporcionando aumento na precocidade e uniformidade dos pomares. Com o intuito de maximizar a produção de mudas, objetivou-se avaliar diferentes concentrações de ácido indol-3-butírico (AIB) e de três tipos de substratos na produção de mudas de pitaia (Hylocereus undatus). O experimento foi conduzido em delineamento experimental em blocos casualizados, no esquema fatorial 5x3 (concentrações de AIB: 0, 1000, 2000, 3000 e 4000 mg L-1 x substratos: areia, areia + solo, solo), com três repetições. Após 120 dias avaliaram-se: número e comprimento de cladódios e a biomassa fresca e seca de raízes e parte aérea. Os resultados foram submetidos à análise de variância, as médias dos substratos agrupadas pelo teste de Scott-Knott e o efeito do AIB foi avaliado pela análise de regressão. Verificou-se efeito significativo da interação entre doses de AIB e tipos de substratos apenas para a variável número de cladódios. A imersão das estacas em solução com AIB resultou em diferenças significativas nas características fitotécnicas: número e comprimento dos cladódios, biomassa fresca das raízes e parte aérea. A significância dos substratos ocorreu para as variáveis biomassa fresca e seca das raízes. A faixa compreendida entre 1776,33 e 2299 mg L-1 de AIB proporciona maior crescimento de mudas de pitaia. O substrato areia promove maior enraizamento das mudas.
description RESUMO A pitaia é uma cactácea frutífera originária das florestas tropicais da América do Sul e Central. Produz frutos não convencionais muito apreciados, com grande potencial para diversificação do setor. É propagada preferencialmente por estaquia, proporcionando aumento na precocidade e uniformidade dos pomares. Com o intuito de maximizar a produção de mudas, objetivou-se avaliar diferentes concentrações de ácido indol-3-butírico (AIB) e de três tipos de substratos na produção de mudas de pitaia (Hylocereus undatus). O experimento foi conduzido em delineamento experimental em blocos casualizados, no esquema fatorial 5x3 (concentrações de AIB: 0, 1000, 2000, 3000 e 4000 mg L-1 x substratos: areia, areia + solo, solo), com três repetições. Após 120 dias avaliaram-se: número e comprimento de cladódios e a biomassa fresca e seca de raízes e parte aérea. Os resultados foram submetidos à análise de variância, as médias dos substratos agrupadas pelo teste de Scott-Knott e o efeito do AIB foi avaliado pela análise de regressão. Verificou-se efeito significativo da interação entre doses de AIB e tipos de substratos apenas para a variável número de cladódios. A imersão das estacas em solução com AIB resultou em diferenças significativas nas características fitotécnicas: número e comprimento dos cladódios, biomassa fresca das raízes e parte aérea. A significância dos substratos ocorreu para as variáveis biomassa fresca e seca das raízes. A faixa compreendida entre 1776,33 e 2299 mg L-1 de AIB proporciona maior crescimento de mudas de pitaia. O substrato areia promove maior enraizamento das mudas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000600860
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000600860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737x201663060016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.63 n.6 2016
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006782504140800