Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Neto,Andrezza da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Jasmim,Janie Mendes, Ponciano,Niraldo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000200005
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo determinar, mediante o cálculo do valor presente líquido (VPL), da taxa interna de retorno (TIR) e do Payback Econômico (PBE), a viabilidade econômica da produção de Alpinia purpurata, Etlingera elatior e Anthurium andraeanum, no Estado do Rio de Janeiro, bem como identificar e verificar, por meio da análise de sensibilidade, a influência de alguns fatores do sistema produtivo sobre a rentabilidade da atividade nas principais regiões produtoras. Os resultados mostram que a produção das espécies tropicais consideradas é uma atividade lucrativa e promissora para os agricultores no Estado do Rio de Janeiro. Porém, trata-se de um mercado em construção, cujos itens de maior impacto sobre a rentabilidade e o tempo de retorno do investimento (PBE) são o preço de venda do produto e o percentual de perdas da produção. Assim, a agregação de valor e o planejamento estratégico da produção são importantes medidas mercadológicas para a consolidação deste setor.
id UFV-5_7e1eb3a2493f799383540eaf26aadaf2
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2013000200005
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiroflor tropicalproduçãoviabilidade econômicaanálise de sensibilidadEsta pesquisa teve como objetivo determinar, mediante o cálculo do valor presente líquido (VPL), da taxa interna de retorno (TIR) e do Payback Econômico (PBE), a viabilidade econômica da produção de Alpinia purpurata, Etlingera elatior e Anthurium andraeanum, no Estado do Rio de Janeiro, bem como identificar e verificar, por meio da análise de sensibilidade, a influência de alguns fatores do sistema produtivo sobre a rentabilidade da atividade nas principais regiões produtoras. Os resultados mostram que a produção das espécies tropicais consideradas é uma atividade lucrativa e promissora para os agricultores no Estado do Rio de Janeiro. Porém, trata-se de um mercado em construção, cujos itens de maior impacto sobre a rentabilidade e o tempo de retorno do investimento (PBE) são o preço de venda do produto e o percentual de perdas da produção. Assim, a agregação de valor e o planejamento estratégico da produção são importantes medidas mercadológicas para a consolidação deste setor.Universidade Federal de Viçosa2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000200005Revista Ceres v.60 n.2 2013reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2013000200005info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Neto,Andrezza da SilvaJasmim,Janie MendesPonciano,Niraldo Josépor2013-05-23T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
title Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
Machado Neto,Andrezza da Silva
flor tropical
produção
viabilidade econômica
análise de sensibilidad
title_short Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
title_full Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
title_sort Indicadores econômicos da produção de flores tropicais no estado do Rio de Janeiro
author Machado Neto,Andrezza da Silva
author_facet Machado Neto,Andrezza da Silva
Jasmim,Janie Mendes
Ponciano,Niraldo José
author_role author
author2 Jasmim,Janie Mendes
Ponciano,Niraldo José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Neto,Andrezza da Silva
Jasmim,Janie Mendes
Ponciano,Niraldo José
dc.subject.por.fl_str_mv flor tropical
produção
viabilidade econômica
análise de sensibilidad
topic flor tropical
produção
viabilidade econômica
análise de sensibilidad
dc.description.none.fl_txt_mv Esta pesquisa teve como objetivo determinar, mediante o cálculo do valor presente líquido (VPL), da taxa interna de retorno (TIR) e do Payback Econômico (PBE), a viabilidade econômica da produção de Alpinia purpurata, Etlingera elatior e Anthurium andraeanum, no Estado do Rio de Janeiro, bem como identificar e verificar, por meio da análise de sensibilidade, a influência de alguns fatores do sistema produtivo sobre a rentabilidade da atividade nas principais regiões produtoras. Os resultados mostram que a produção das espécies tropicais consideradas é uma atividade lucrativa e promissora para os agricultores no Estado do Rio de Janeiro. Porém, trata-se de um mercado em construção, cujos itens de maior impacto sobre a rentabilidade e o tempo de retorno do investimento (PBE) são o preço de venda do produto e o percentual de perdas da produção. Assim, a agregação de valor e o planejamento estratégico da produção são importantes medidas mercadológicas para a consolidação deste setor.
description Esta pesquisa teve como objetivo determinar, mediante o cálculo do valor presente líquido (VPL), da taxa interna de retorno (TIR) e do Payback Econômico (PBE), a viabilidade econômica da produção de Alpinia purpurata, Etlingera elatior e Anthurium andraeanum, no Estado do Rio de Janeiro, bem como identificar e verificar, por meio da análise de sensibilidade, a influência de alguns fatores do sistema produtivo sobre a rentabilidade da atividade nas principais regiões produtoras. Os resultados mostram que a produção das espécies tropicais consideradas é uma atividade lucrativa e promissora para os agricultores no Estado do Rio de Janeiro. Porém, trata-se de um mercado em construção, cujos itens de maior impacto sobre a rentabilidade e o tempo de retorno do investimento (PBE) são o preço de venda do produto e o percentual de perdas da produção. Assim, a agregação de valor e o planejamento estratégico da produção são importantes medidas mercadológicas para a consolidação deste setor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2013000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.60 n.2 2013
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006780501360640