Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Vagner do
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Arf,Orivaldo, Alves,Marlene Cristina, Bonini,Carolina dos Santos Batista, Kaneko,Flávio Hiroshi, Teixeira Filho,Marcelo Carvalho Minhoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000600008
Resumo: A cultura do arroz adapta-se pouco ao sistema plantio direto (SPD) em razão da maior compactação da camada superficial do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas e não mobilização do solo. Nesse caso, o mecanismo utilizado na semeadora para a abertura dos sulcos com a finalidade de deposição do adubo pode ter grande importância para facilitar a penetração das raízes e aumentar a porosidade do solo. Diante disso, propôs-se este estudo com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a produtividade do arroz de terras altas em sistema plantio direto, em razão de mecanismos de distribuição do adubo na semeadura e de doses de N em cobertura, em Selvíria, Mato Grosso do Sul. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, utilizando-se um esquema fatorial 2 x 6, constituído por mecanismos de distribuição do adubo (haste escarificadora e disco duplo) e de doses de N em cobertura (0, 25, 50, 75, 100 e 125 kg ha-1), com quatro repetições. Concluiu-se que os mecanismos de distribuição do fertilizante não interferiram na produtividade de grãos do arroz de terras altas; o mecanismo do tipo haste escarificadora promoveu maior altura de plantas e maior número de grãos cheios nos dois anos de cultivo; a aplicação de nitrogênio em cobertura interferiu em algumas características agronômicas, produtivas e em componentes de rendimento de engenho; a produtividade do arroz aumentou até a dose de 69 kg ha-1 de N, no primeiro ano de cultivo.
id UFV-5_817ab4ef57afd347d1d96d87b9cdfd8b
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2013000600008
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altasOryza sativa L.disco duplohaste escarificadoraplantio diretoA cultura do arroz adapta-se pouco ao sistema plantio direto (SPD) em razão da maior compactação da camada superficial do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas e não mobilização do solo. Nesse caso, o mecanismo utilizado na semeadora para a abertura dos sulcos com a finalidade de deposição do adubo pode ter grande importância para facilitar a penetração das raízes e aumentar a porosidade do solo. Diante disso, propôs-se este estudo com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a produtividade do arroz de terras altas em sistema plantio direto, em razão de mecanismos de distribuição do adubo na semeadura e de doses de N em cobertura, em Selvíria, Mato Grosso do Sul. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, utilizando-se um esquema fatorial 2 x 6, constituído por mecanismos de distribuição do adubo (haste escarificadora e disco duplo) e de doses de N em cobertura (0, 25, 50, 75, 100 e 125 kg ha-1), com quatro repetições. Concluiu-se que os mecanismos de distribuição do fertilizante não interferiram na produtividade de grãos do arroz de terras altas; o mecanismo do tipo haste escarificadora promoveu maior altura de plantas e maior número de grãos cheios nos dois anos de cultivo; a aplicação de nitrogênio em cobertura interferiu em algumas características agronômicas, produtivas e em componentes de rendimento de engenho; a produtividade do arroz aumentou até a dose de 69 kg ha-1 de N, no primeiro ano de cultivo.Universidade Federal de Viçosa2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000600008Revista Ceres v.60 n.6 2013reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2013000600008info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Vagner doArf,OrivaldoAlves,Marlene CristinaBonini,Carolina dos Santos BatistaKaneko,Flávio HiroshiTeixeira Filho,Marcelo Carvalho Minhotopor2016-08-16T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
title Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
spellingShingle Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
Nascimento,Vagner do
Oryza sativa L.
disco duplo
haste escarificadora
plantio direto
title_short Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
title_full Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
title_fullStr Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
title_full_unstemmed Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
title_sort Mecanismos de abertura do sulco e da adubação nitrogenada em arroz de terras altas
author Nascimento,Vagner do
author_facet Nascimento,Vagner do
Arf,Orivaldo
Alves,Marlene Cristina
Bonini,Carolina dos Santos Batista
Kaneko,Flávio Hiroshi
Teixeira Filho,Marcelo Carvalho Minhoto
author_role author
author2 Arf,Orivaldo
Alves,Marlene Cristina
Bonini,Carolina dos Santos Batista
Kaneko,Flávio Hiroshi
Teixeira Filho,Marcelo Carvalho Minhoto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Vagner do
Arf,Orivaldo
Alves,Marlene Cristina
Bonini,Carolina dos Santos Batista
Kaneko,Flávio Hiroshi
Teixeira Filho,Marcelo Carvalho Minhoto
dc.subject.por.fl_str_mv Oryza sativa L.
disco duplo
haste escarificadora
plantio direto
topic Oryza sativa L.
disco duplo
haste escarificadora
plantio direto
dc.description.none.fl_txt_mv A cultura do arroz adapta-se pouco ao sistema plantio direto (SPD) em razão da maior compactação da camada superficial do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas e não mobilização do solo. Nesse caso, o mecanismo utilizado na semeadora para a abertura dos sulcos com a finalidade de deposição do adubo pode ter grande importância para facilitar a penetração das raízes e aumentar a porosidade do solo. Diante disso, propôs-se este estudo com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a produtividade do arroz de terras altas em sistema plantio direto, em razão de mecanismos de distribuição do adubo na semeadura e de doses de N em cobertura, em Selvíria, Mato Grosso do Sul. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, utilizando-se um esquema fatorial 2 x 6, constituído por mecanismos de distribuição do adubo (haste escarificadora e disco duplo) e de doses de N em cobertura (0, 25, 50, 75, 100 e 125 kg ha-1), com quatro repetições. Concluiu-se que os mecanismos de distribuição do fertilizante não interferiram na produtividade de grãos do arroz de terras altas; o mecanismo do tipo haste escarificadora promoveu maior altura de plantas e maior número de grãos cheios nos dois anos de cultivo; a aplicação de nitrogênio em cobertura interferiu em algumas características agronômicas, produtivas e em componentes de rendimento de engenho; a produtividade do arroz aumentou até a dose de 69 kg ha-1 de N, no primeiro ano de cultivo.
description A cultura do arroz adapta-se pouco ao sistema plantio direto (SPD) em razão da maior compactação da camada superficial do solo, devido ao intenso tráfego de máquinas e não mobilização do solo. Nesse caso, o mecanismo utilizado na semeadora para a abertura dos sulcos com a finalidade de deposição do adubo pode ter grande importância para facilitar a penetração das raízes e aumentar a porosidade do solo. Diante disso, propôs-se este estudo com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a produtividade do arroz de terras altas em sistema plantio direto, em razão de mecanismos de distribuição do adubo na semeadura e de doses de N em cobertura, em Selvíria, Mato Grosso do Sul. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, utilizando-se um esquema fatorial 2 x 6, constituído por mecanismos de distribuição do adubo (haste escarificadora e disco duplo) e de doses de N em cobertura (0, 25, 50, 75, 100 e 125 kg ha-1), com quatro repetições. Concluiu-se que os mecanismos de distribuição do fertilizante não interferiram na produtividade de grãos do arroz de terras altas; o mecanismo do tipo haste escarificadora promoveu maior altura de plantas e maior número de grãos cheios nos dois anos de cultivo; a aplicação de nitrogênio em cobertura interferiu em algumas características agronômicas, produtivas e em componentes de rendimento de engenho; a produtividade do arroz aumentou até a dose de 69 kg ha-1 de N, no primeiro ano de cultivo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000600008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2013000600008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2013000600008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.60 n.6 2013
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006780952248320