Correlações e análise de trilha em clones de seringueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Martins,Antonio Lúcio Mello, Gonçalves,Elaine Cristine Piffer, Scaloppi Júnior,Erivaldo José, Branco,Roberto Botelho Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000500006
Resumo: O conhecimento das características presentes nos genótipos é de extrema importância na condução de trabalhos de seleção e melhoramento. O objetivo foi avaliar as relações entre os caracteres agronômicos e anatômicos da casca, bem como seus efeitos diretos e indiretos sobre a produção de borracha seca da seringueira, mediante análise de trilha. Avaliaram-se seis clones de seringueira no delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Norte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, município de Pindorama, São Paulo, Brasil, no ano de 2005. Valor de correlação positivo e significativo foi observado apenas entre a produção de borracha seca e o número de anéis de vasos laticíferos (r = 0,88). Os caracteres perímetro do caule e número de anéis de vasos laticíferos apresentaram os maiores efeitos diretos sobre a produção de borracha seca. Por outro lado, a espessura da casca e o diâmetro dos anéis de vasos laticíferos mostraram efeitos diretos negativos e com altas magnitudes. A seleção indireta via número de anéis de vasos laticíferos proporcionará ganhos durante o processo de seleção em programas de melhoramento da seringueira.
id UFV-5_a092e40521d748a78435c2c76cca3133
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2010000500006
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Correlações e análise de trilha em clones de seringueiraSeleçãoHevea brasiliensis Müll. Arg.melhoramento de plantasO conhecimento das características presentes nos genótipos é de extrema importância na condução de trabalhos de seleção e melhoramento. O objetivo foi avaliar as relações entre os caracteres agronômicos e anatômicos da casca, bem como seus efeitos diretos e indiretos sobre a produção de borracha seca da seringueira, mediante análise de trilha. Avaliaram-se seis clones de seringueira no delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Norte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, município de Pindorama, São Paulo, Brasil, no ano de 2005. Valor de correlação positivo e significativo foi observado apenas entre a produção de borracha seca e o número de anéis de vasos laticíferos (r = 0,88). Os caracteres perímetro do caule e número de anéis de vasos laticíferos apresentaram os maiores efeitos diretos sobre a produção de borracha seca. Por outro lado, a espessura da casca e o diâmetro dos anéis de vasos laticíferos mostraram efeitos diretos negativos e com altas magnitudes. A seleção indireta via número de anéis de vasos laticíferos proporcionará ganhos durante o processo de seleção em programas de melhoramento da seringueira.Universidade Federal de Viçosa2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000500006Revista Ceres v.57 n.5 2010reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2010000500006info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar,Adriano Tosoni da EiraMartins,Antonio Lúcio MelloGonçalves,Elaine Cristine PifferScaloppi Júnior,Erivaldo JoséBranco,Roberto Botelho Ferrazpor2012-04-03T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
title Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
spellingShingle Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
Seleção
Hevea brasiliensis Müll. Arg.
melhoramento de plantas
title_short Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
title_full Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
title_fullStr Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
title_full_unstemmed Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
title_sort Correlações e análise de trilha em clones de seringueira
author Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
author_facet Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
Martins,Antonio Lúcio Mello
Gonçalves,Elaine Cristine Piffer
Scaloppi Júnior,Erivaldo José
Branco,Roberto Botelho Ferraz
author_role author
author2 Martins,Antonio Lúcio Mello
Gonçalves,Elaine Cristine Piffer
Scaloppi Júnior,Erivaldo José
Branco,Roberto Botelho Ferraz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
Martins,Antonio Lúcio Mello
Gonçalves,Elaine Cristine Piffer
Scaloppi Júnior,Erivaldo José
Branco,Roberto Botelho Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Seleção
Hevea brasiliensis Müll. Arg.
melhoramento de plantas
topic Seleção
Hevea brasiliensis Müll. Arg.
melhoramento de plantas
dc.description.none.fl_txt_mv O conhecimento das características presentes nos genótipos é de extrema importância na condução de trabalhos de seleção e melhoramento. O objetivo foi avaliar as relações entre os caracteres agronômicos e anatômicos da casca, bem como seus efeitos diretos e indiretos sobre a produção de borracha seca da seringueira, mediante análise de trilha. Avaliaram-se seis clones de seringueira no delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Norte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, município de Pindorama, São Paulo, Brasil, no ano de 2005. Valor de correlação positivo e significativo foi observado apenas entre a produção de borracha seca e o número de anéis de vasos laticíferos (r = 0,88). Os caracteres perímetro do caule e número de anéis de vasos laticíferos apresentaram os maiores efeitos diretos sobre a produção de borracha seca. Por outro lado, a espessura da casca e o diâmetro dos anéis de vasos laticíferos mostraram efeitos diretos negativos e com altas magnitudes. A seleção indireta via número de anéis de vasos laticíferos proporcionará ganhos durante o processo de seleção em programas de melhoramento da seringueira.
description O conhecimento das características presentes nos genótipos é de extrema importância na condução de trabalhos de seleção e melhoramento. O objetivo foi avaliar as relações entre os caracteres agronômicos e anatômicos da casca, bem como seus efeitos diretos e indiretos sobre a produção de borracha seca da seringueira, mediante análise de trilha. Avaliaram-se seis clones de seringueira no delineamento experimental em blocos casualizados com quatro repetições, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro Norte da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, município de Pindorama, São Paulo, Brasil, no ano de 2005. Valor de correlação positivo e significativo foi observado apenas entre a produção de borracha seca e o número de anéis de vasos laticíferos (r = 0,88). Os caracteres perímetro do caule e número de anéis de vasos laticíferos apresentaram os maiores efeitos diretos sobre a produção de borracha seca. Por outro lado, a espessura da casca e o diâmetro dos anéis de vasos laticíferos mostraram efeitos diretos negativos e com altas magnitudes. A seleção indireta via número de anéis de vasos laticíferos proporcionará ganhos durante o processo de seleção em programas de melhoramento da seringueira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000500006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000500006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2010000500006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.57 n.5 2010
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006778951565312