Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuffo,Alan Mario
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zuffo Júnior,Joacir Mario, Silva,Luana Maria Alves da, Silva,Roberto Lustosa da, Menezes,Karen Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000200145
Resumo: RESUMO Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o crescimento de quatro cultivares de alface, nas condições do sul do Piauí, para recomendar os melhores para a região. O experimento foi realizado em casa de vegetação, em blocos casualizados, com avaliação em parcelas subdivididas no tempo, avaliadas em seis épocas (20, 24, 28, 32, 36, 40 dias após a semeadura - DAS) e com os tratamentos correspondentes a quatro cultivares (Americana Rafaela(r), Grand Rapids TBR(r), Crespa Repolhuda(r) e Repolhuda Todo ano(r)), com cinco repetições. Foram avaliados área foliar, número de folhas, diâmetro de coleto, massa fresca da parte aérea, massa seca da parte aérea, de raízes e total e os índices fisiológicos da análise de crescimento. Os cultivares de alface interferiram significativamente nos parâmetros estudados, sendo que Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r), nas condições a que foram submetidas, apresentaram melhores desempenhos e maiores índices morfofisiológicos, cultivados em vaso. Os cultivares Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r) podem ser produzidos nas condições do sul do Piauí.
id UFV-5_a8c49caccad546a439060da93bf6c3ad
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2016000200145
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauíhortaliçasíndices fisiológicosLactuca sativa LRESUMO Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o crescimento de quatro cultivares de alface, nas condições do sul do Piauí, para recomendar os melhores para a região. O experimento foi realizado em casa de vegetação, em blocos casualizados, com avaliação em parcelas subdivididas no tempo, avaliadas em seis épocas (20, 24, 28, 32, 36, 40 dias após a semeadura - DAS) e com os tratamentos correspondentes a quatro cultivares (Americana Rafaela(r), Grand Rapids TBR(r), Crespa Repolhuda(r) e Repolhuda Todo ano(r)), com cinco repetições. Foram avaliados área foliar, número de folhas, diâmetro de coleto, massa fresca da parte aérea, massa seca da parte aérea, de raízes e total e os índices fisiológicos da análise de crescimento. Os cultivares de alface interferiram significativamente nos parâmetros estudados, sendo que Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r), nas condições a que foram submetidas, apresentaram melhores desempenhos e maiores índices morfofisiológicos, cultivados em vaso. Os cultivares Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r) podem ser produzidos nas condições do sul do Piauí.Universidade Federal de Viçosa2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000200145Revista Ceres v.63 n.2 2016reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737X201663020005info:eu-repo/semantics/openAccessZuffo,Alan MarioZuffo Júnior,Joacir MarioSilva,Luana Maria Alves daSilva,Roberto Lustosa daMenezes,Karen Oliveira depor2016-06-07T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
title Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
spellingShingle Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
Zuffo,Alan Mario
hortaliças
índices fisiológicos
Lactuca sativa L
title_short Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
title_full Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
title_fullStr Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
title_full_unstemmed Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
title_sort Análise de crescimento em cultivares de alface nas condições do sul do Piauí
author Zuffo,Alan Mario
author_facet Zuffo,Alan Mario
Zuffo Júnior,Joacir Mario
Silva,Luana Maria Alves da
Silva,Roberto Lustosa da
Menezes,Karen Oliveira de
author_role author
author2 Zuffo Júnior,Joacir Mario
Silva,Luana Maria Alves da
Silva,Roberto Lustosa da
Menezes,Karen Oliveira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuffo,Alan Mario
Zuffo Júnior,Joacir Mario
Silva,Luana Maria Alves da
Silva,Roberto Lustosa da
Menezes,Karen Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv hortaliças
índices fisiológicos
Lactuca sativa L
topic hortaliças
índices fisiológicos
Lactuca sativa L
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o crescimento de quatro cultivares de alface, nas condições do sul do Piauí, para recomendar os melhores para a região. O experimento foi realizado em casa de vegetação, em blocos casualizados, com avaliação em parcelas subdivididas no tempo, avaliadas em seis épocas (20, 24, 28, 32, 36, 40 dias após a semeadura - DAS) e com os tratamentos correspondentes a quatro cultivares (Americana Rafaela(r), Grand Rapids TBR(r), Crespa Repolhuda(r) e Repolhuda Todo ano(r)), com cinco repetições. Foram avaliados área foliar, número de folhas, diâmetro de coleto, massa fresca da parte aérea, massa seca da parte aérea, de raízes e total e os índices fisiológicos da análise de crescimento. Os cultivares de alface interferiram significativamente nos parâmetros estudados, sendo que Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r), nas condições a que foram submetidas, apresentaram melhores desempenhos e maiores índices morfofisiológicos, cultivados em vaso. Os cultivares Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r) podem ser produzidos nas condições do sul do Piauí.
description RESUMO Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o crescimento de quatro cultivares de alface, nas condições do sul do Piauí, para recomendar os melhores para a região. O experimento foi realizado em casa de vegetação, em blocos casualizados, com avaliação em parcelas subdivididas no tempo, avaliadas em seis épocas (20, 24, 28, 32, 36, 40 dias após a semeadura - DAS) e com os tratamentos correspondentes a quatro cultivares (Americana Rafaela(r), Grand Rapids TBR(r), Crespa Repolhuda(r) e Repolhuda Todo ano(r)), com cinco repetições. Foram avaliados área foliar, número de folhas, diâmetro de coleto, massa fresca da parte aérea, massa seca da parte aérea, de raízes e total e os índices fisiológicos da análise de crescimento. Os cultivares de alface interferiram significativamente nos parâmetros estudados, sendo que Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r), nas condições a que foram submetidas, apresentaram melhores desempenhos e maiores índices morfofisiológicos, cultivados em vaso. Os cultivares Americana Rafaela(r) e Repolhuda todo ano(r) podem ser produzidos nas condições do sul do Piauí.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000200145
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000200145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737X201663020005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.63 n.2 2016
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006782045913088