Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Rafaeli Aparecida Vieira de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Braga,Francyane Tavares, Azevedo,Patrícia Helena de, Ferreira,Juliano Lino, Cançado,Geraldo Magela de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000300002
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da luz na germinação e desenvolvimento in vitro de embriões de 11 genótipos de oliveira, cultivados em meio MS. Os frutos foram coletados e os embriões de suas sementes extraídos assepticamente. Utilizaram-se duas condições experimentais de incubação: presença de luz, fornecida em sala de crescimento, com 16 h de luz com irradiância média de 36 µmol m-2 s-1, e ausência de luz, simulada em câmara de germinação tipo B.O.D.; ambos os tratamentos em temperatura de 25 ºC. Inicialmente, caracterizaram-se morfologicamente os frutos e sementes dos genótipos de oliveira, com medição do comprimento e diâmetro. Avaliaram-se o índice de velocidade de germinação (IVG), percentagem de germinação, comprimento de parte aérea, número de folhas e entrenós das plântulas. Maior IVG e percentagem de germinação foram observados em condições de incubação, na presença de luz para o genótipo 'Cerignola 131'. Maior comprimento de parte aérea e maior número de folhas e de entrenós das plântulas foram observados no genótipo 'Salomé 488', independentemente da condição de incubação.
id UFV-5_b25b3faa501e21afadcd2a907dba6554
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2012000300002
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveiraOlea europaea L.cultivo de embriõesoliviculturasementespropagação sexuadaO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da luz na germinação e desenvolvimento in vitro de embriões de 11 genótipos de oliveira, cultivados em meio MS. Os frutos foram coletados e os embriões de suas sementes extraídos assepticamente. Utilizaram-se duas condições experimentais de incubação: presença de luz, fornecida em sala de crescimento, com 16 h de luz com irradiância média de 36 µmol m-2 s-1, e ausência de luz, simulada em câmara de germinação tipo B.O.D.; ambos os tratamentos em temperatura de 25 ºC. Inicialmente, caracterizaram-se morfologicamente os frutos e sementes dos genótipos de oliveira, com medição do comprimento e diâmetro. Avaliaram-se o índice de velocidade de germinação (IVG), percentagem de germinação, comprimento de parte aérea, número de folhas e entrenós das plântulas. Maior IVG e percentagem de germinação foram observados em condições de incubação, na presença de luz para o genótipo 'Cerignola 131'. Maior comprimento de parte aérea e maior número de folhas e de entrenós das plântulas foram observados no genótipo 'Salomé 488', independentemente da condição de incubação.Universidade Federal de Viçosa2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000300002Revista Ceres v.59 n.3 2012reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2012000300002info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rafaeli Aparecida Vieira deBraga,Francyane TavaresAzevedo,Patrícia Helena deFerreira,Juliano LinoCançado,Geraldo Magela de Almeidapor2015-07-02T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
title Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
spellingShingle Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
Souza,Rafaeli Aparecida Vieira de
Olea europaea L.
cultivo de embriões
olivicultura
sementes
propagação sexuada
title_short Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
title_full Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
title_fullStr Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
title_full_unstemmed Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
title_sort Efeito da luz na germinação in vitro de embriões zigóticos de genótipos de oliveira
author Souza,Rafaeli Aparecida Vieira de
author_facet Souza,Rafaeli Aparecida Vieira de
Braga,Francyane Tavares
Azevedo,Patrícia Helena de
Ferreira,Juliano Lino
Cançado,Geraldo Magela de Almeida
author_role author
author2 Braga,Francyane Tavares
Azevedo,Patrícia Helena de
Ferreira,Juliano Lino
Cançado,Geraldo Magela de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Rafaeli Aparecida Vieira de
Braga,Francyane Tavares
Azevedo,Patrícia Helena de
Ferreira,Juliano Lino
Cançado,Geraldo Magela de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Olea europaea L.
cultivo de embriões
olivicultura
sementes
propagação sexuada
topic Olea europaea L.
cultivo de embriões
olivicultura
sementes
propagação sexuada
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da luz na germinação e desenvolvimento in vitro de embriões de 11 genótipos de oliveira, cultivados em meio MS. Os frutos foram coletados e os embriões de suas sementes extraídos assepticamente. Utilizaram-se duas condições experimentais de incubação: presença de luz, fornecida em sala de crescimento, com 16 h de luz com irradiância média de 36 µmol m-2 s-1, e ausência de luz, simulada em câmara de germinação tipo B.O.D.; ambos os tratamentos em temperatura de 25 ºC. Inicialmente, caracterizaram-se morfologicamente os frutos e sementes dos genótipos de oliveira, com medição do comprimento e diâmetro. Avaliaram-se o índice de velocidade de germinação (IVG), percentagem de germinação, comprimento de parte aérea, número de folhas e entrenós das plântulas. Maior IVG e percentagem de germinação foram observados em condições de incubação, na presença de luz para o genótipo 'Cerignola 131'. Maior comprimento de parte aérea e maior número de folhas e de entrenós das plântulas foram observados no genótipo 'Salomé 488', independentemente da condição de incubação.
description O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da luz na germinação e desenvolvimento in vitro de embriões de 11 genótipos de oliveira, cultivados em meio MS. Os frutos foram coletados e os embriões de suas sementes extraídos assepticamente. Utilizaram-se duas condições experimentais de incubação: presença de luz, fornecida em sala de crescimento, com 16 h de luz com irradiância média de 36 µmol m-2 s-1, e ausência de luz, simulada em câmara de germinação tipo B.O.D.; ambos os tratamentos em temperatura de 25 ºC. Inicialmente, caracterizaram-se morfologicamente os frutos e sementes dos genótipos de oliveira, com medição do comprimento e diâmetro. Avaliaram-se o índice de velocidade de germinação (IVG), percentagem de germinação, comprimento de parte aérea, número de folhas e entrenós das plântulas. Maior IVG e percentagem de germinação foram observados em condições de incubação, na presença de luz para o genótipo 'Cerignola 131'. Maior comprimento de parte aérea e maior número de folhas e de entrenós das plântulas foram observados no genótipo 'Salomé 488', independentemente da condição de incubação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2012000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2012000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.59 n.3 2012
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006779982315520