Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos,Carmem Lacerda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Matsumoto,Sylvana Naomi, Viana,Anselmo Eloy Silveira, Coelho,Renato Alves, César,Fábio Ricardo Coutinho Fontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100007
Resumo: Com o objetivo de avaliar o efeito do veranico ocorrido na estação úmida sobre o metabolismo de nitrogênio em cafeeiros em sistema a pleno sol e associados com abacateiro (Persea americana Mill.) e ingazeiro (Inga edulis Mart.), foi realizado este experimento. O estudo foi conduzido em propriedade situada no município de Barra do Choça, BA, composto por plantas de café (Coffea arabica L.), variedade Catuaí, sendo caracterizados dois campos experimentais (sistema sombreado x sistema a pleno sol). As avaliações foram realizadas em janeiro (período de veranico) e março (final da estação úmida), em cinco repetições por campo experimental. Os dados foram submetidos ao teste t por meio do programa SAEG, versão 9.1. Maior teor de NO3 - foi verificado no sistema a pleno sol, tanto no período de veranico como no final da estação úmida. Em março foi observado maior acúmulo de N-orgânico no terço superior do cafeeiro a pleno sol e no terço médio do cafeeiro sombreado. Maiores teores de nitrogênio total e a tendência de maior atividade enzimática da redutase do nitrato foram verificados nos sistemas arborizados, quando avaliados dentro do mesmo terço do cafeeiro nas duas estações.
id UFV-5_bec76f8d8267573a49ef5dfbc3f9a8e8
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2010000100007
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmidaArborizaçãocrescimentoredutase do nitratoCoffea arabica LCom o objetivo de avaliar o efeito do veranico ocorrido na estação úmida sobre o metabolismo de nitrogênio em cafeeiros em sistema a pleno sol e associados com abacateiro (Persea americana Mill.) e ingazeiro (Inga edulis Mart.), foi realizado este experimento. O estudo foi conduzido em propriedade situada no município de Barra do Choça, BA, composto por plantas de café (Coffea arabica L.), variedade Catuaí, sendo caracterizados dois campos experimentais (sistema sombreado x sistema a pleno sol). As avaliações foram realizadas em janeiro (período de veranico) e março (final da estação úmida), em cinco repetições por campo experimental. Os dados foram submetidos ao teste t por meio do programa SAEG, versão 9.1. Maior teor de NO3 - foi verificado no sistema a pleno sol, tanto no período de veranico como no final da estação úmida. Em março foi observado maior acúmulo de N-orgânico no terço superior do cafeeiro a pleno sol e no terço médio do cafeeiro sombreado. Maiores teores de nitrogênio total e a tendência de maior atividade enzimática da redutase do nitrato foram verificados nos sistemas arborizados, quando avaliados dentro do mesmo terço do cafeeiro nas duas estações.Universidade Federal de Viçosa2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100007Revista Ceres v.57 n.1 2010reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2010000100007info:eu-repo/semantics/openAccessLemos,Carmem LacerdaMatsumoto,Sylvana NaomiViana,Anselmo Eloy SilveiraCoelho,Renato AlvesCésar,Fábio Ricardo Coutinho Fontespor2012-10-09T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
title Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
spellingShingle Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
Lemos,Carmem Lacerda
Arborização
crescimento
redutase do nitrato
Coffea arabica L
title_short Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
title_full Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
title_fullStr Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
title_full_unstemmed Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
title_sort Metabolismo de nitrogênio em dois sistemas de cultivo de café sob veranico da estação úmida
author Lemos,Carmem Lacerda
author_facet Lemos,Carmem Lacerda
Matsumoto,Sylvana Naomi
Viana,Anselmo Eloy Silveira
Coelho,Renato Alves
César,Fábio Ricardo Coutinho Fontes
author_role author
author2 Matsumoto,Sylvana Naomi
Viana,Anselmo Eloy Silveira
Coelho,Renato Alves
César,Fábio Ricardo Coutinho Fontes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos,Carmem Lacerda
Matsumoto,Sylvana Naomi
Viana,Anselmo Eloy Silveira
Coelho,Renato Alves
César,Fábio Ricardo Coutinho Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Arborização
crescimento
redutase do nitrato
Coffea arabica L
topic Arborização
crescimento
redutase do nitrato
Coffea arabica L
dc.description.none.fl_txt_mv Com o objetivo de avaliar o efeito do veranico ocorrido na estação úmida sobre o metabolismo de nitrogênio em cafeeiros em sistema a pleno sol e associados com abacateiro (Persea americana Mill.) e ingazeiro (Inga edulis Mart.), foi realizado este experimento. O estudo foi conduzido em propriedade situada no município de Barra do Choça, BA, composto por plantas de café (Coffea arabica L.), variedade Catuaí, sendo caracterizados dois campos experimentais (sistema sombreado x sistema a pleno sol). As avaliações foram realizadas em janeiro (período de veranico) e março (final da estação úmida), em cinco repetições por campo experimental. Os dados foram submetidos ao teste t por meio do programa SAEG, versão 9.1. Maior teor de NO3 - foi verificado no sistema a pleno sol, tanto no período de veranico como no final da estação úmida. Em março foi observado maior acúmulo de N-orgânico no terço superior do cafeeiro a pleno sol e no terço médio do cafeeiro sombreado. Maiores teores de nitrogênio total e a tendência de maior atividade enzimática da redutase do nitrato foram verificados nos sistemas arborizados, quando avaliados dentro do mesmo terço do cafeeiro nas duas estações.
description Com o objetivo de avaliar o efeito do veranico ocorrido na estação úmida sobre o metabolismo de nitrogênio em cafeeiros em sistema a pleno sol e associados com abacateiro (Persea americana Mill.) e ingazeiro (Inga edulis Mart.), foi realizado este experimento. O estudo foi conduzido em propriedade situada no município de Barra do Choça, BA, composto por plantas de café (Coffea arabica L.), variedade Catuaí, sendo caracterizados dois campos experimentais (sistema sombreado x sistema a pleno sol). As avaliações foram realizadas em janeiro (período de veranico) e março (final da estação úmida), em cinco repetições por campo experimental. Os dados foram submetidos ao teste t por meio do programa SAEG, versão 9.1. Maior teor de NO3 - foi verificado no sistema a pleno sol, tanto no período de veranico como no final da estação úmida. Em março foi observado maior acúmulo de N-orgânico no terço superior do cafeeiro a pleno sol e no terço médio do cafeeiro sombreado. Maiores teores de nitrogênio total e a tendência de maior atividade enzimática da redutase do nitrato foram verificados nos sistemas arborizados, quando avaliados dentro do mesmo terço do cafeeiro nas duas estações.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2010000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2010000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.57 n.1 2010
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006778490191872