Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brzezinski,Cristian Rafael
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abati,Julia, Geller,Alexsandro, Werner,Flavia, Zucareli,Claudemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000100083
Resumo: RESUMO A alface é cultivada em todas as regiões brasileiras, porém há restrições ao seu cultivo em virtude de sua sensibilidade às condições adversas de temperatura, umidade do ar e disponibilidade de água. Diante disto, objetivou-se, com este experimento, avaliar a produção de quatro cultivares de alface americana, sob dois sistemas de cultivo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas por dois sistemas de cultivo (túnel baixo de polietileno e campo aberto), e, as subparcelas por quatro cultivares de alface americana (Angelina, Rubette, Grandes Lagos 659 e Tainá), com quatro repetições. As características avaliadas foram: altura de plantas, diâmetro total da planta, diâmetro transversal da cabeça, comprimento de caule, diâmetro de caule, massa de matéria fresca de caule, número de folhas comerciais e não comerciais, massa de matéria fresca comercial e não comercial. Foi realizada análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. O túnel baixo favorece o crescimento e a produção de cultivares de alface americana, em relação ao campo aberto. O cultivar Rubette mostra crescimento e produção superiores aos demais cultivares avaliados, nos dois sistemas de cultivo.
id UFV-5_cf7c0b53412b86afe8e5e0bea55a4ffa
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2017000100083
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivoLactuca sativa L.túnel baixocampo abertosistemas de produçãofolhosas.RESUMO A alface é cultivada em todas as regiões brasileiras, porém há restrições ao seu cultivo em virtude de sua sensibilidade às condições adversas de temperatura, umidade do ar e disponibilidade de água. Diante disto, objetivou-se, com este experimento, avaliar a produção de quatro cultivares de alface americana, sob dois sistemas de cultivo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas por dois sistemas de cultivo (túnel baixo de polietileno e campo aberto), e, as subparcelas por quatro cultivares de alface americana (Angelina, Rubette, Grandes Lagos 659 e Tainá), com quatro repetições. As características avaliadas foram: altura de plantas, diâmetro total da planta, diâmetro transversal da cabeça, comprimento de caule, diâmetro de caule, massa de matéria fresca de caule, número de folhas comerciais e não comerciais, massa de matéria fresca comercial e não comercial. Foi realizada análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. O túnel baixo favorece o crescimento e a produção de cultivares de alface americana, em relação ao campo aberto. O cultivar Rubette mostra crescimento e produção superiores aos demais cultivares avaliados, nos dois sistemas de cultivo.Universidade Federal de Viçosa2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000100083Revista Ceres v.64 n.1 2017reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737x201764010012info:eu-repo/semantics/openAccessBrzezinski,Cristian RafaelAbati,JuliaGeller,AlexsandroWerner,FlaviaZucareli,Claudemirpor2017-03-22T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
title Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
spellingShingle Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
Brzezinski,Cristian Rafael
Lactuca sativa L.
túnel baixo
campo aberto
sistemas de produção
folhosas.
title_short Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
title_full Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
title_fullStr Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
title_full_unstemmed Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
title_sort Produção de cultivares de alface americana sob dois sistemas de cultivo
author Brzezinski,Cristian Rafael
author_facet Brzezinski,Cristian Rafael
Abati,Julia
Geller,Alexsandro
Werner,Flavia
Zucareli,Claudemir
author_role author
author2 Abati,Julia
Geller,Alexsandro
Werner,Flavia
Zucareli,Claudemir
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brzezinski,Cristian Rafael
Abati,Julia
Geller,Alexsandro
Werner,Flavia
Zucareli,Claudemir
dc.subject.por.fl_str_mv Lactuca sativa L.
túnel baixo
campo aberto
sistemas de produção
folhosas.
topic Lactuca sativa L.
túnel baixo
campo aberto
sistemas de produção
folhosas.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO A alface é cultivada em todas as regiões brasileiras, porém há restrições ao seu cultivo em virtude de sua sensibilidade às condições adversas de temperatura, umidade do ar e disponibilidade de água. Diante disto, objetivou-se, com este experimento, avaliar a produção de quatro cultivares de alface americana, sob dois sistemas de cultivo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas por dois sistemas de cultivo (túnel baixo de polietileno e campo aberto), e, as subparcelas por quatro cultivares de alface americana (Angelina, Rubette, Grandes Lagos 659 e Tainá), com quatro repetições. As características avaliadas foram: altura de plantas, diâmetro total da planta, diâmetro transversal da cabeça, comprimento de caule, diâmetro de caule, massa de matéria fresca de caule, número de folhas comerciais e não comerciais, massa de matéria fresca comercial e não comercial. Foi realizada análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. O túnel baixo favorece o crescimento e a produção de cultivares de alface americana, em relação ao campo aberto. O cultivar Rubette mostra crescimento e produção superiores aos demais cultivares avaliados, nos dois sistemas de cultivo.
description RESUMO A alface é cultivada em todas as regiões brasileiras, porém há restrições ao seu cultivo em virtude de sua sensibilidade às condições adversas de temperatura, umidade do ar e disponibilidade de água. Diante disto, objetivou-se, com este experimento, avaliar a produção de quatro cultivares de alface americana, sob dois sistemas de cultivo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram constituídas por dois sistemas de cultivo (túnel baixo de polietileno e campo aberto), e, as subparcelas por quatro cultivares de alface americana (Angelina, Rubette, Grandes Lagos 659 e Tainá), com quatro repetições. As características avaliadas foram: altura de plantas, diâmetro total da planta, diâmetro transversal da cabeça, comprimento de caule, diâmetro de caule, massa de matéria fresca de caule, número de folhas comerciais e não comerciais, massa de matéria fresca comercial e não comercial. Foi realizada análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey. O túnel baixo favorece o crescimento e a produção de cultivares de alface americana, em relação ao campo aberto. O cultivar Rubette mostra crescimento e produção superiores aos demais cultivares avaliados, nos dois sistemas de cultivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000100083
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2017000100083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737x201764010012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.64 n.1 2017
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006782839685120