Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Evaldo de Paiva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sediyama,Gilberto Chohaku, Andrade,Ricardo Guimarães, Lopes,Vinícius Duarte, Silva,Bernardo Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000100003
Resumo: A evapotranspiração define a perda total de água do sistema solo-planta para a atmosfera. Nas áreas agrícolas, particularmente onde se pratica algum tipo de irrigação, a determinação da evapotranspiração, por via de sensoriamento remoto, vem ganhando cada vez mais importância, pois possibilita identificar a eficiência com que a água tem sido utilizada. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de determinar a evapotranspiração real diária (ETr diária), com a utilização de produtos do sensor MODIS, nas sub-bacias do Ribeirão Entre Ribeiros e Rio Preto, que ficam entre os Estados de Goiás e Minas Gerais. O SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) foi utilizado para a obtenção da ETr diária em quatro dias diferentes, no período de julho a outubro de 2007. Os resultados encontrados foram compatíveis com os citados em outras literaturas e a comparação entre a evapotranspiração, obtida pelo SEBAL, e a evapotranspiração da cultura (ETc) demonstraram que esse algoritmo pode ser utilizado como boa opção para determinar, com a utilização de produtos do sensor MODIS, a evapotranspiração diária nas condições das sub-bacias do ribeirão Entre Ribeiros e rio Preto.
id UFV-5_e469755eb8f044c0942c8b66250ac837
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2014000100003
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modisfluxo de calor no solofluxo de calor sensívelbacias hidrográficassensoriamento remotoA evapotranspiração define a perda total de água do sistema solo-planta para a atmosfera. Nas áreas agrícolas, particularmente onde se pratica algum tipo de irrigação, a determinação da evapotranspiração, por via de sensoriamento remoto, vem ganhando cada vez mais importância, pois possibilita identificar a eficiência com que a água tem sido utilizada. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de determinar a evapotranspiração real diária (ETr diária), com a utilização de produtos do sensor MODIS, nas sub-bacias do Ribeirão Entre Ribeiros e Rio Preto, que ficam entre os Estados de Goiás e Minas Gerais. O SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) foi utilizado para a obtenção da ETr diária em quatro dias diferentes, no período de julho a outubro de 2007. Os resultados encontrados foram compatíveis com os citados em outras literaturas e a comparação entre a evapotranspiração, obtida pelo SEBAL, e a evapotranspiração da cultura (ETc) demonstraram que esse algoritmo pode ser utilizado como boa opção para determinar, com a utilização de produtos do sensor MODIS, a evapotranspiração diária nas condições das sub-bacias do ribeirão Entre Ribeiros e rio Preto.Universidade Federal de Viçosa2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000100003Revista Ceres v.61 n.1 2014reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2014000100003info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Evaldo de PaivaSediyama,Gilberto ChohakuAndrade,Ricardo GuimarãesLopes,Vinícius DuarteSilva,Bernardo Barbosa dapor2014-03-26T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
title Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
spellingShingle Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
Lima,Evaldo de Paiva
fluxo de calor no solo
fluxo de calor sensível
bacias hidrográficas
sensoriamento remoto
title_short Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
title_full Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
title_fullStr Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
title_full_unstemmed Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
title_sort Evapotranspiração real diária em sub-bacias do Paracatu, utilizando produtos do sensor Modis
author Lima,Evaldo de Paiva
author_facet Lima,Evaldo de Paiva
Sediyama,Gilberto Chohaku
Andrade,Ricardo Guimarães
Lopes,Vinícius Duarte
Silva,Bernardo Barbosa da
author_role author
author2 Sediyama,Gilberto Chohaku
Andrade,Ricardo Guimarães
Lopes,Vinícius Duarte
Silva,Bernardo Barbosa da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Evaldo de Paiva
Sediyama,Gilberto Chohaku
Andrade,Ricardo Guimarães
Lopes,Vinícius Duarte
Silva,Bernardo Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv fluxo de calor no solo
fluxo de calor sensível
bacias hidrográficas
sensoriamento remoto
topic fluxo de calor no solo
fluxo de calor sensível
bacias hidrográficas
sensoriamento remoto
dc.description.none.fl_txt_mv A evapotranspiração define a perda total de água do sistema solo-planta para a atmosfera. Nas áreas agrícolas, particularmente onde se pratica algum tipo de irrigação, a determinação da evapotranspiração, por via de sensoriamento remoto, vem ganhando cada vez mais importância, pois possibilita identificar a eficiência com que a água tem sido utilizada. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de determinar a evapotranspiração real diária (ETr diária), com a utilização de produtos do sensor MODIS, nas sub-bacias do Ribeirão Entre Ribeiros e Rio Preto, que ficam entre os Estados de Goiás e Minas Gerais. O SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) foi utilizado para a obtenção da ETr diária em quatro dias diferentes, no período de julho a outubro de 2007. Os resultados encontrados foram compatíveis com os citados em outras literaturas e a comparação entre a evapotranspiração, obtida pelo SEBAL, e a evapotranspiração da cultura (ETc) demonstraram que esse algoritmo pode ser utilizado como boa opção para determinar, com a utilização de produtos do sensor MODIS, a evapotranspiração diária nas condições das sub-bacias do ribeirão Entre Ribeiros e rio Preto.
description A evapotranspiração define a perda total de água do sistema solo-planta para a atmosfera. Nas áreas agrícolas, particularmente onde se pratica algum tipo de irrigação, a determinação da evapotranspiração, por via de sensoriamento remoto, vem ganhando cada vez mais importância, pois possibilita identificar a eficiência com que a água tem sido utilizada. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de determinar a evapotranspiração real diária (ETr diária), com a utilização de produtos do sensor MODIS, nas sub-bacias do Ribeirão Entre Ribeiros e Rio Preto, que ficam entre os Estados de Goiás e Minas Gerais. O SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) foi utilizado para a obtenção da ETr diária em quatro dias diferentes, no período de julho a outubro de 2007. Os resultados encontrados foram compatíveis com os citados em outras literaturas e a comparação entre a evapotranspiração, obtida pelo SEBAL, e a evapotranspiração da cultura (ETc) demonstraram que esse algoritmo pode ser utilizado como boa opção para determinar, com a utilização de produtos do sensor MODIS, a evapotranspiração diária nas condições das sub-bacias do ribeirão Entre Ribeiros e rio Preto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2014000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.61 n.1 2014
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006780982657024