Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Eduardo Alano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fialho,Josefino de Freitas, Carvalho,Luiz Joaquim Castelo Branco, Malaquias,Juaci Vitoria, Fernandes,Francisco Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000500453
Resumo: RESUMOA avaliação agronômica de cultivares é passo inicial para a determinação do potencial de cultivo de uma cultura em determinado local. Entretanto, ainda não foram desenvolvidos estudos sistemáticos visando à determinação do potencial produtivo de diferentes genótipos de mandioca para indústria, na região de Unaí, Minas Gerais. Por isso, o objetivo deste estudo foi avaliar, por duas safras, 12 genótipos-elite de mandioca para indústria de farinha e fécula, em área de Cerrado da Região Noroeste de Minas Gerais, no município de Unaí. Os experimentos foram conduzidos entre novembro de 2010 e maio de 2012 (safra 2010/2012) e entre novembro de 2011 e maio de 2013 (safra 2011/2013), em área experimental da Escola Agrícola de Unaí. Aos 12 meses após o plantio, nas duas safras, efetuou-se a poda da parte aérea, a 10 cm do solo, de todos os genótipos. Aos 18 meses após o plantio dos experimentos, os genótipos foram avaliados quanto aos caracteres peso da parte aérea, produtividade de raízes, percentagem de amido nas raízes e foi estimado o rendimento de amido. Os dados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta e ao teste de agrupamento de médias. Os resultados revelaram que os genótipos diferiram quanto aos caracteres avaliados, sendo que todos apresentaram características com potencial para cultivo, nas condições locais de avaliação, como elevada produtividades de raízes, elevado peso da parte aérea, elevados teores de amido nas raízes e elevado rendimento de amido, com destaque para o acesso BGMC 996.
id UFV-5_e9a7d781f7dc6780b3afb31aea3de26a
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2015000500453
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas GeraisManihot esculentaCrantzmelhoramento genéticocompetição de cultivaresféculafarinhaRESUMOA avaliação agronômica de cultivares é passo inicial para a determinação do potencial de cultivo de uma cultura em determinado local. Entretanto, ainda não foram desenvolvidos estudos sistemáticos visando à determinação do potencial produtivo de diferentes genótipos de mandioca para indústria, na região de Unaí, Minas Gerais. Por isso, o objetivo deste estudo foi avaliar, por duas safras, 12 genótipos-elite de mandioca para indústria de farinha e fécula, em área de Cerrado da Região Noroeste de Minas Gerais, no município de Unaí. Os experimentos foram conduzidos entre novembro de 2010 e maio de 2012 (safra 2010/2012) e entre novembro de 2011 e maio de 2013 (safra 2011/2013), em área experimental da Escola Agrícola de Unaí. Aos 12 meses após o plantio, nas duas safras, efetuou-se a poda da parte aérea, a 10 cm do solo, de todos os genótipos. Aos 18 meses após o plantio dos experimentos, os genótipos foram avaliados quanto aos caracteres peso da parte aérea, produtividade de raízes, percentagem de amido nas raízes e foi estimado o rendimento de amido. Os dados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta e ao teste de agrupamento de médias. Os resultados revelaram que os genótipos diferiram quanto aos caracteres avaliados, sendo que todos apresentaram características com potencial para cultivo, nas condições locais de avaliação, como elevada produtividades de raízes, elevado peso da parte aérea, elevados teores de amido nas raízes e elevado rendimento de amido, com destaque para o acesso BGMC 996.Universidade Federal de Viçosa2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000500453Revista Ceres v.62 n.5 2015reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/0034-737X201562050005info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Eduardo AlanoFialho,Josefino de FreitasCarvalho,Luiz Joaquim Castelo BrancoMalaquias,Juaci VitoriaFernandes,Francisco Duartepor2015-09-28T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
title Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
spellingShingle Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
Vieira,Eduardo Alano
Manihot esculentaCrantz
melhoramento genético
competição de cultivares
fécula
farinha
title_short Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
title_full Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
title_fullStr Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
title_full_unstemmed Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
title_sort Avaliação de genótipos de mandioca industriais em área de Cerrado do Noroeste de Minas Gerais
author Vieira,Eduardo Alano
author_facet Vieira,Eduardo Alano
Fialho,Josefino de Freitas
Carvalho,Luiz Joaquim Castelo Branco
Malaquias,Juaci Vitoria
Fernandes,Francisco Duarte
author_role author
author2 Fialho,Josefino de Freitas
Carvalho,Luiz Joaquim Castelo Branco
Malaquias,Juaci Vitoria
Fernandes,Francisco Duarte
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Eduardo Alano
Fialho,Josefino de Freitas
Carvalho,Luiz Joaquim Castelo Branco
Malaquias,Juaci Vitoria
Fernandes,Francisco Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Manihot esculentaCrantz
melhoramento genético
competição de cultivares
fécula
farinha
topic Manihot esculentaCrantz
melhoramento genético
competição de cultivares
fécula
farinha
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMOA avaliação agronômica de cultivares é passo inicial para a determinação do potencial de cultivo de uma cultura em determinado local. Entretanto, ainda não foram desenvolvidos estudos sistemáticos visando à determinação do potencial produtivo de diferentes genótipos de mandioca para indústria, na região de Unaí, Minas Gerais. Por isso, o objetivo deste estudo foi avaliar, por duas safras, 12 genótipos-elite de mandioca para indústria de farinha e fécula, em área de Cerrado da Região Noroeste de Minas Gerais, no município de Unaí. Os experimentos foram conduzidos entre novembro de 2010 e maio de 2012 (safra 2010/2012) e entre novembro de 2011 e maio de 2013 (safra 2011/2013), em área experimental da Escola Agrícola de Unaí. Aos 12 meses após o plantio, nas duas safras, efetuou-se a poda da parte aérea, a 10 cm do solo, de todos os genótipos. Aos 18 meses após o plantio dos experimentos, os genótipos foram avaliados quanto aos caracteres peso da parte aérea, produtividade de raízes, percentagem de amido nas raízes e foi estimado o rendimento de amido. Os dados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta e ao teste de agrupamento de médias. Os resultados revelaram que os genótipos diferiram quanto aos caracteres avaliados, sendo que todos apresentaram características com potencial para cultivo, nas condições locais de avaliação, como elevada produtividades de raízes, elevado peso da parte aérea, elevados teores de amido nas raízes e elevado rendimento de amido, com destaque para o acesso BGMC 996.
description RESUMOA avaliação agronômica de cultivares é passo inicial para a determinação do potencial de cultivo de uma cultura em determinado local. Entretanto, ainda não foram desenvolvidos estudos sistemáticos visando à determinação do potencial produtivo de diferentes genótipos de mandioca para indústria, na região de Unaí, Minas Gerais. Por isso, o objetivo deste estudo foi avaliar, por duas safras, 12 genótipos-elite de mandioca para indústria de farinha e fécula, em área de Cerrado da Região Noroeste de Minas Gerais, no município de Unaí. Os experimentos foram conduzidos entre novembro de 2010 e maio de 2012 (safra 2010/2012) e entre novembro de 2011 e maio de 2013 (safra 2011/2013), em área experimental da Escola Agrícola de Unaí. Aos 12 meses após o plantio, nas duas safras, efetuou-se a poda da parte aérea, a 10 cm do solo, de todos os genótipos. Aos 18 meses após o plantio dos experimentos, os genótipos foram avaliados quanto aos caracteres peso da parte aérea, produtividade de raízes, percentagem de amido nas raízes e foi estimado o rendimento de amido. Os dados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta e ao teste de agrupamento de médias. Os resultados revelaram que os genótipos diferiram quanto aos caracteres avaliados, sendo que todos apresentaram características com potencial para cultivo, nas condições locais de avaliação, como elevada produtividades de raízes, elevado peso da parte aérea, elevados teores de amido nas raízes e elevado rendimento de amido, com destaque para o acesso BGMC 996.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000500453
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2015000500453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-737X201562050005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.62 n.5 2015
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006781963075584