Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Haroldo Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moreira,Ricardo Fontes, Longui,Flavio Coutinho, Rinaldi,Paula Cristina, Siqueira,Wagner da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600004
Resumo: O ambiente da criação intensiva de suínos influencia diretamente as condições de conforto e bem-estar animal; ambiente estressante provoca várias respostas, dependendo da capacidade de adaptação do animal, e as instalações têm como finalidade minimizar esses problemas. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento fisiológico e os índices zootécnicos das matrizes e dos leitões, com a utilização dos sistemas de aquecimento e resfriamento do piso. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial em parcelas subdivididas, com cinco repetições para os tratamentos: piso aquecido para os leitões e resfriado para as matrizes (PCARA), piso sem aquecimento para os leitões e resfriado para as matrizes (PRCA) e piso sem modificação (PSMCA). Foram avaliados os parâmetros térmicos e fisiológicos das matrizes dos tratamentos PRCA e PCARA. O tratamento PRCA apresentou o melhor resultado, proporcionando maior conforto térmico para os animais, que atingiram em média um ganho 233 gramas por dia.
id UFV-5_eec13cea887de327ecebae1d97648c21
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2011000600004
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitõesInstalações suinícolasmicroclimaconforto térmicoO ambiente da criação intensiva de suínos influencia diretamente as condições de conforto e bem-estar animal; ambiente estressante provoca várias respostas, dependendo da capacidade de adaptação do animal, e as instalações têm como finalidade minimizar esses problemas. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento fisiológico e os índices zootécnicos das matrizes e dos leitões, com a utilização dos sistemas de aquecimento e resfriamento do piso. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial em parcelas subdivididas, com cinco repetições para os tratamentos: piso aquecido para os leitões e resfriado para as matrizes (PCARA), piso sem aquecimento para os leitões e resfriado para as matrizes (PRCA) e piso sem modificação (PSMCA). Foram avaliados os parâmetros térmicos e fisiológicos das matrizes dos tratamentos PRCA e PCARA. O tratamento PRCA apresentou o melhor resultado, proporcionando maior conforto térmico para os animais, que atingiram em média um ganho 233 gramas por dia.Universidade Federal de Viçosa2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600004Revista Ceres v.58 n.6 2011reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2011000600004info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Haroldo CarlosMoreira,Ricardo FontesLongui,Flavio CoutinhoRinaldi,Paula CristinaSiqueira,Wagner da Cunhapor2012-01-17T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
title Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
spellingShingle Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
Fernandes,Haroldo Carlos
Instalações suinícolas
microclima
conforto térmico
title_short Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
title_full Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
title_fullStr Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
title_full_unstemmed Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
title_sort Efeito do aquecimento e resfriamento de pisos no desempenho de matrizes e leitões
author Fernandes,Haroldo Carlos
author_facet Fernandes,Haroldo Carlos
Moreira,Ricardo Fontes
Longui,Flavio Coutinho
Rinaldi,Paula Cristina
Siqueira,Wagner da Cunha
author_role author
author2 Moreira,Ricardo Fontes
Longui,Flavio Coutinho
Rinaldi,Paula Cristina
Siqueira,Wagner da Cunha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Haroldo Carlos
Moreira,Ricardo Fontes
Longui,Flavio Coutinho
Rinaldi,Paula Cristina
Siqueira,Wagner da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Instalações suinícolas
microclima
conforto térmico
topic Instalações suinícolas
microclima
conforto térmico
dc.description.none.fl_txt_mv O ambiente da criação intensiva de suínos influencia diretamente as condições de conforto e bem-estar animal; ambiente estressante provoca várias respostas, dependendo da capacidade de adaptação do animal, e as instalações têm como finalidade minimizar esses problemas. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento fisiológico e os índices zootécnicos das matrizes e dos leitões, com a utilização dos sistemas de aquecimento e resfriamento do piso. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial em parcelas subdivididas, com cinco repetições para os tratamentos: piso aquecido para os leitões e resfriado para as matrizes (PCARA), piso sem aquecimento para os leitões e resfriado para as matrizes (PRCA) e piso sem modificação (PSMCA). Foram avaliados os parâmetros térmicos e fisiológicos das matrizes dos tratamentos PRCA e PCARA. O tratamento PRCA apresentou o melhor resultado, proporcionando maior conforto térmico para os animais, que atingiram em média um ganho 233 gramas por dia.
description O ambiente da criação intensiva de suínos influencia diretamente as condições de conforto e bem-estar animal; ambiente estressante provoca várias respostas, dependendo da capacidade de adaptação do animal, e as instalações têm como finalidade minimizar esses problemas. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o comportamento fisiológico e os índices zootécnicos das matrizes e dos leitões, com a utilização dos sistemas de aquecimento e resfriamento do piso. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial em parcelas subdivididas, com cinco repetições para os tratamentos: piso aquecido para os leitões e resfriado para as matrizes (PCARA), piso sem aquecimento para os leitões e resfriado para as matrizes (PRCA) e piso sem modificação (PSMCA). Foram avaliados os parâmetros térmicos e fisiológicos das matrizes dos tratamentos PRCA e PCARA. O tratamento PRCA apresentou o melhor resultado, proporcionando maior conforto térmico para os animais, que atingiram em média um ganho 233 gramas por dia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2011000600004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2011000600004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.58 n.6 2011
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006779865923584