Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Clemilton Alves da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa,Poliana Rangel, Detoni,Jamile Lenhaus, Alexandre,Rodrigo Sobreira, Cruz,Cosme Damião, Schmildt,Omar, Schmildt,Edilson Romais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ceres
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300010
Resumo: O estudo da diversidade genética proporciona informações fundamentais, nos programas de melhoramento genético de plantas, em relação à caracterização, conservação e utilização dos recursos genéticos disponíveis.se, com este trabalho, avaliar a divergência genética entre 35 acessos de cajazinho (Spondias mombin L.), com base em características físicas e químicas dos frutos. Os acessos foram selecionados nos municípios de Linhares e Sooretama, Região norte do Espírito Santo. Os dados foram submetidos à análise de variação entre e dentro dos 35 acessos, dispostos em cinco repetições de um fruto, totalmente ao acaso, para investigar a variabilidade genética entre os acessos de S. mombin. Existe divergência genética entre os acessos de S. mombin L., sendo C.3 o mais divergente. Os métodos de otimização de Tocher e o hierárquico UPGMA foram parcialmente concordantes quanto à formação dos grupos heteróticos de progênies de S. mombin L. As características que mais contribuíram para a divergência genética foram acidez total titulável (33,33%), peso de fruto (28,68%) e o diâmetro polar (9,80%).
id UFV-5_f11e2bfc8169c40af80f8a9433229ba5
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-737X2014000300010
network_acronym_str UFV-5
network_name_str Revista Ceres
repository_id_str
spelling Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santocaracterísticas físicas e químicasanálise multivariadaUPGMATocherO estudo da diversidade genética proporciona informações fundamentais, nos programas de melhoramento genético de plantas, em relação à caracterização, conservação e utilização dos recursos genéticos disponíveis.se, com este trabalho, avaliar a divergência genética entre 35 acessos de cajazinho (Spondias mombin L.), com base em características físicas e químicas dos frutos. Os acessos foram selecionados nos municípios de Linhares e Sooretama, Região norte do Espírito Santo. Os dados foram submetidos à análise de variação entre e dentro dos 35 acessos, dispostos em cinco repetições de um fruto, totalmente ao acaso, para investigar a variabilidade genética entre os acessos de S. mombin. Existe divergência genética entre os acessos de S. mombin L., sendo C.3 o mais divergente. Os métodos de otimização de Tocher e o hierárquico UPGMA foram parcialmente concordantes quanto à formação dos grupos heteróticos de progênies de S. mombin L. As características que mais contribuíram para a divergência genética foram acidez total titulável (33,33%), peso de fruto (28,68%) e o diâmetro polar (9,80%).Universidade Federal de Viçosa2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300010Revista Ceres v.61 n.3 2014reponame:Revista Ceresinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV10.1590/S0034-737X2014000300010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Clemilton Alves daCosta,Poliana RangelDetoni,Jamile LenhausAlexandre,Rodrigo SobreiraCruz,Cosme DamiãoSchmildt,OmarSchmildt,Edilson Romaispor2014-07-28T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
title Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
spellingShingle Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
Silva,Clemilton Alves da
características físicas e químicas
análise multivariada
UPGMA
Tocher
title_short Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
title_full Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
title_fullStr Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
title_full_unstemmed Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
title_sort Divergência genética entre acessos de cajazinho (Spondias mombin L.) no norte do Espírito Santo
author Silva,Clemilton Alves da
author_facet Silva,Clemilton Alves da
Costa,Poliana Rangel
Detoni,Jamile Lenhaus
Alexandre,Rodrigo Sobreira
Cruz,Cosme Damião
Schmildt,Omar
Schmildt,Edilson Romais
author_role author
author2 Costa,Poliana Rangel
Detoni,Jamile Lenhaus
Alexandre,Rodrigo Sobreira
Cruz,Cosme Damião
Schmildt,Omar
Schmildt,Edilson Romais
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Clemilton Alves da
Costa,Poliana Rangel
Detoni,Jamile Lenhaus
Alexandre,Rodrigo Sobreira
Cruz,Cosme Damião
Schmildt,Omar
Schmildt,Edilson Romais
dc.subject.por.fl_str_mv características físicas e químicas
análise multivariada
UPGMA
Tocher
topic características físicas e químicas
análise multivariada
UPGMA
Tocher
dc.description.none.fl_txt_mv O estudo da diversidade genética proporciona informações fundamentais, nos programas de melhoramento genético de plantas, em relação à caracterização, conservação e utilização dos recursos genéticos disponíveis.se, com este trabalho, avaliar a divergência genética entre 35 acessos de cajazinho (Spondias mombin L.), com base em características físicas e químicas dos frutos. Os acessos foram selecionados nos municípios de Linhares e Sooretama, Região norte do Espírito Santo. Os dados foram submetidos à análise de variação entre e dentro dos 35 acessos, dispostos em cinco repetições de um fruto, totalmente ao acaso, para investigar a variabilidade genética entre os acessos de S. mombin. Existe divergência genética entre os acessos de S. mombin L., sendo C.3 o mais divergente. Os métodos de otimização de Tocher e o hierárquico UPGMA foram parcialmente concordantes quanto à formação dos grupos heteróticos de progênies de S. mombin L. As características que mais contribuíram para a divergência genética foram acidez total titulável (33,33%), peso de fruto (28,68%) e o diâmetro polar (9,80%).
description O estudo da diversidade genética proporciona informações fundamentais, nos programas de melhoramento genético de plantas, em relação à caracterização, conservação e utilização dos recursos genéticos disponíveis.se, com este trabalho, avaliar a divergência genética entre 35 acessos de cajazinho (Spondias mombin L.), com base em características físicas e químicas dos frutos. Os acessos foram selecionados nos municípios de Linhares e Sooretama, Região norte do Espírito Santo. Os dados foram submetidos à análise de variação entre e dentro dos 35 acessos, dispostos em cinco repetições de um fruto, totalmente ao acaso, para investigar a variabilidade genética entre os acessos de S. mombin. Existe divergência genética entre os acessos de S. mombin L., sendo C.3 o mais divergente. Os métodos de otimização de Tocher e o hierárquico UPGMA foram parcialmente concordantes quanto à formação dos grupos heteróticos de progênies de S. mombin L. As características que mais contribuíram para a divergência genética foram acidez total titulável (33,33%), peso de fruto (28,68%) e o diâmetro polar (9,80%).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2014000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-737X2014000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ceres v.61 n.3 2014
reponame:Revista Ceres
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista Ceres
collection Revista Ceres
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1728006781351755776