AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | The Journal of Engineering and Exact Sciences |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2405 |
Resumo: | Os concretos tradicionais estão evoluindo tecnologicamente, fruto da pesquisa aplicada e resultado da introdução conjunta, no elenco das matérias primas básicas do concreto, de adições minerais e aditivos químicos, proporcionando Concreto de Alta Resistência (CAR) e Concreto de Alto Desempenho (CAD). A sílica ativa, um dos materiais cimentícios suplementares mais utilizados na confecção do CAR e do CAD, é um subproduto da fabricação de silício metálico, das ligas de ferrosilício e de outras ligas de silício. Este presente trabalho apresenta caracterização do subproduto (sílica ativa) em relação à sua morfologia, análise química qualitativa, resultados para determinar a influência no comportamento deste material como adição mineral na propriedade mecânica de resistência à compressão axial, trabalhabilidade e acabamento no concreto, a fim de tornar a indústria da construção em concreto mais sustentável. Trata-se de um estudo experimental, exploratório, descritivo e análise quantitativa. A população é composta por corpos de prova de concreto moldados a partir dos materiais convencionais somados a adição da sílica ativa reaproveitada da indústria siderúrgica. A amostra é constituída por 50 corpos de prova de concreto moldados em laboratório, com 2 (duas) formulações, uma com adição de 5% de sílica ativa em peso de cimento e outra sem adição de sílica ativa, sendo a referência de traço empírico comumente utilizado na região de Montes Claros-MG para o fck de 25 MPa. Os resultados apontam a melhoria do acabamento dos corpos de prova, aumento significativo da resistência à compressão axial e relativa diminuição na trabalhabilidade. |
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AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETOConcretoSustentabilidadeSílica AtivaResistência a Compressão AxialOs concretos tradicionais estão evoluindo tecnologicamente, fruto da pesquisa aplicada e resultado da introdução conjunta, no elenco das matérias primas básicas do concreto, de adições minerais e aditivos químicos, proporcionando Concreto de Alta Resistência (CAR) e Concreto de Alto Desempenho (CAD). A sílica ativa, um dos materiais cimentícios suplementares mais utilizados na confecção do CAR e do CAD, é um subproduto da fabricação de silício metálico, das ligas de ferrosilício e de outras ligas de silício. Este presente trabalho apresenta caracterização do subproduto (sílica ativa) em relação à sua morfologia, análise química qualitativa, resultados para determinar a influência no comportamento deste material como adição mineral na propriedade mecânica de resistência à compressão axial, trabalhabilidade e acabamento no concreto, a fim de tornar a indústria da construção em concreto mais sustentável. Trata-se de um estudo experimental, exploratório, descritivo e análise quantitativa. A população é composta por corpos de prova de concreto moldados a partir dos materiais convencionais somados a adição da sílica ativa reaproveitada da indústria siderúrgica. A amostra é constituída por 50 corpos de prova de concreto moldados em laboratório, com 2 (duas) formulações, uma com adição de 5% de sílica ativa em peso de cimento e outra sem adição de sílica ativa, sendo a referência de traço empírico comumente utilizado na região de Montes Claros-MG para o fck de 25 MPa. Os resultados apontam a melhoria do acabamento dos corpos de prova, aumento significativo da resistência à compressão axial e relativa diminuição na trabalhabilidade.Universidade Federal de Viçosa - UFV2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/240510.18540/jcecvl3iss8pp1059-1072The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 3 No. 8 (2017); 1059-1072The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 3 Núm. 8 (2017); 1059-1072The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 3 n. 8 (2017); 1059-10722527-1075reponame:The Journal of Engineering and Exact Sciencesinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2405/1728Queiroz, Inácio Santiago de OliveiraRuas Filho, Nelton FigueiredoFinelli, Leonardo Augusto CoutoLudvig, Peterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T16:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/2405Revistahttp://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/oai2527-10752527-1075opendoar:2018-12-10T16:36:41The Journal of Engineering and Exact Sciences - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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