AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Inácio Santiago de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ruas Filho, Nelton Figueiredo, Finelli, Leonardo Augusto Couto, Ludvig, Peter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: The Journal of Engineering and Exact Sciences
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2405
Resumo: Os concretos tradicionais estão evoluindo tecnologicamente, fruto da pesquisa aplicada e resultado da introdução conjunta, no elenco das matérias primas básicas do concreto, de adições minerais e aditivos químicos, proporcionando Concreto de Alta Resistência (CAR) e Concreto de Alto Desempenho (CAD). A sílica ativa, um dos materiais cimentícios suplementares mais utilizados na confecção do CAR e do CAD, é um subproduto da fabricação de silício metálico, das ligas de ferrosilício e de outras ligas de silício. Este presente trabalho apresenta caracterização do subproduto (sílica ativa) em relação à sua morfologia, análise química qualitativa, resultados para determinar a influência no comportamento deste material como adição mineral na propriedade mecânica de resistência à compressão axial, trabalhabilidade e acabamento no concreto, a fim de tornar a indústria da construção em concreto mais sustentável. Trata-se de um estudo experimental, exploratório, descritivo e análise quantitativa. A população é composta por corpos de prova de concreto moldados a partir dos materiais convencionais somados a adição da sílica ativa reaproveitada da indústria siderúrgica. A amostra é constituída por 50 corpos de prova de concreto moldados em laboratório, com 2 (duas) formulações, uma com adição de 5% de sílica ativa em peso de cimento e outra sem adição de sílica ativa, sendo a referência de traço empírico comumente utilizado na região de Montes Claros-MG para o fck de 25 MPa. Os resultados apontam a melhoria do acabamento dos corpos de prova, aumento significativo da resistência à compressão axial e relativa diminuição na trabalhabilidade.
id UFV-6_c60d12f80269964ebc5db286200ebc19
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/2405
network_acronym_str UFV-6
network_name_str The Journal of Engineering and Exact Sciences
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETOConcretoSustentabilidadeSílica AtivaResistência a Compressão AxialOs concretos tradicionais estão evoluindo tecnologicamente, fruto da pesquisa aplicada e resultado da introdução conjunta, no elenco das matérias primas básicas do concreto, de adições minerais e aditivos químicos, proporcionando Concreto de Alta Resistência (CAR) e Concreto de Alto Desempenho (CAD). A sílica ativa, um dos materiais cimentícios suplementares mais utilizados na confecção do CAR e do CAD, é um subproduto da fabricação de silício metálico, das ligas de ferrosilício e de outras ligas de silício. Este presente trabalho apresenta caracterização do subproduto (sílica ativa) em relação à sua morfologia, análise química qualitativa, resultados para determinar a influência no comportamento deste material como adição mineral na propriedade mecânica de resistência à compressão axial, trabalhabilidade e acabamento no concreto, a fim de tornar a indústria da construção em concreto mais sustentável. Trata-se de um estudo experimental, exploratório, descritivo e análise quantitativa. A população é composta por corpos de prova de concreto moldados a partir dos materiais convencionais somados a adição da sílica ativa reaproveitada da indústria siderúrgica. A amostra é constituída por 50 corpos de prova de concreto moldados em laboratório, com 2 (duas) formulações, uma com adição de 5% de sílica ativa em peso de cimento e outra sem adição de sílica ativa, sendo a referência de traço empírico comumente utilizado na região de Montes Claros-MG para o fck de 25 MPa. Os resultados apontam a melhoria do acabamento dos corpos de prova, aumento significativo da resistência à compressão axial e relativa diminuição na trabalhabilidade.Universidade Federal de Viçosa - UFV2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/240510.18540/jcecvl3iss8pp1059-1072The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 3 No. 8 (2017); 1059-1072The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 3 Núm. 8 (2017); 1059-1072The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 3 n. 8 (2017); 1059-10722527-1075reponame:The Journal of Engineering and Exact Sciencesinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2405/1728Queiroz, Inácio Santiago de OliveiraRuas Filho, Nelton FigueiredoFinelli, Leonardo Augusto CoutoLudvig, Peterinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T16:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/2405Revistahttp://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/oai2527-10752527-1075opendoar:2018-12-10T16:36:41The Journal of Engineering and Exact Sciences - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
title AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
spellingShingle AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
Queiroz, Inácio Santiago de Oliveira
Concreto
Sustentabilidade
Sílica Ativa
Resistência a Compressão Axial
title_short AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
title_full AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
title_fullStr AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
title_sort AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ADIÇÃO DE SUBPRODUTO DE UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA AO CONCRETO
author Queiroz, Inácio Santiago de Oliveira
author_facet Queiroz, Inácio Santiago de Oliveira
Ruas Filho, Nelton Figueiredo
Finelli, Leonardo Augusto Couto
Ludvig, Peter
author_role author
author2 Ruas Filho, Nelton Figueiredo
Finelli, Leonardo Augusto Couto
Ludvig, Peter
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Inácio Santiago de Oliveira
Ruas Filho, Nelton Figueiredo
Finelli, Leonardo Augusto Couto
Ludvig, Peter
dc.subject.por.fl_str_mv Concreto
Sustentabilidade
Sílica Ativa
Resistência a Compressão Axial
topic Concreto
Sustentabilidade
Sílica Ativa
Resistência a Compressão Axial
description Os concretos tradicionais estão evoluindo tecnologicamente, fruto da pesquisa aplicada e resultado da introdução conjunta, no elenco das matérias primas básicas do concreto, de adições minerais e aditivos químicos, proporcionando Concreto de Alta Resistência (CAR) e Concreto de Alto Desempenho (CAD). A sílica ativa, um dos materiais cimentícios suplementares mais utilizados na confecção do CAR e do CAD, é um subproduto da fabricação de silício metálico, das ligas de ferrosilício e de outras ligas de silício. Este presente trabalho apresenta caracterização do subproduto (sílica ativa) em relação à sua morfologia, análise química qualitativa, resultados para determinar a influência no comportamento deste material como adição mineral na propriedade mecânica de resistência à compressão axial, trabalhabilidade e acabamento no concreto, a fim de tornar a indústria da construção em concreto mais sustentável. Trata-se de um estudo experimental, exploratório, descritivo e análise quantitativa. A população é composta por corpos de prova de concreto moldados a partir dos materiais convencionais somados a adição da sílica ativa reaproveitada da indústria siderúrgica. A amostra é constituída por 50 corpos de prova de concreto moldados em laboratório, com 2 (duas) formulações, uma com adição de 5% de sílica ativa em peso de cimento e outra sem adição de sílica ativa, sendo a referência de traço empírico comumente utilizado na região de Montes Claros-MG para o fck de 25 MPa. Os resultados apontam a melhoria do acabamento dos corpos de prova, aumento significativo da resistência à compressão axial e relativa diminuição na trabalhabilidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2405
10.18540/jcecvl3iss8pp1059-1072
url https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2405
identifier_str_mv 10.18540/jcecvl3iss8pp1059-1072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2405/1728
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 3 No. 8 (2017); 1059-1072
The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 3 Núm. 8 (2017); 1059-1072
The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 3 n. 8 (2017); 1059-1072
2527-1075
reponame:The Journal of Engineering and Exact Sciences
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str The Journal of Engineering and Exact Sciences
collection The Journal of Engineering and Exact Sciences
repository.name.fl_str_mv The Journal of Engineering and Exact Sciences - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808845244220833792