TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus Furtado da Silva, Elisângela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Macêdo dos Santos, Laysse Fernanda, Assis Soares, Felipe Mateus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3158
Resumo: As questões sociais estão presentes no interior das organizações e sendo essas consideradas formas organizativas da sociedade, questiona-se como as Teorias da Administração tratam questões de ordem social sob a ótica étnico racial, abordagem justificada em função da existência de estudos que demonstram aspectos da desigualdade existente no Brasil, além do antecedente de escravização, bem como sua implicação social na atualidade. A reflexão teórica evidenciou que até década de 80 as Teorias da Administração tiveram sua evolução pautada unicamente pelos fatores relacionados diretamente aos objetivos organizacionais, fato que tornou alheio qualquer outra questão e aí estão as sociais, de análise científica nessa área do saber. Com a ascensão e repercussão de estudos críticos, questões sociais passaram a ser debatidas no ambiente organizacional e tecnologias gerenciais foram criadas visando reformar os processos produtivos, porém a criação e adoção de práticas e técnicas voltadas à promoção das diferenças nas organizações não é suficiente para promover a profundidade demandada por questões sociais complexas como é caso do racismo proveniente da discriminação étnico racial, do sexismo, da homofobia e tantos outros, pois tratam-se de processos desenvolvidos sob um manto da negação de sua existência por centenas de anos no contexto brasileiro.
id UFV-8_950beb7816fb9fafda224fc2470a7425
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3158
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?Teorias da administraçãoRaçaEtniaDiversidade.As questões sociais estão presentes no interior das organizações e sendo essas consideradas formas organizativas da sociedade, questiona-se como as Teorias da Administração tratam questões de ordem social sob a ótica étnico racial, abordagem justificada em função da existência de estudos que demonstram aspectos da desigualdade existente no Brasil, além do antecedente de escravização, bem como sua implicação social na atualidade. A reflexão teórica evidenciou que até década de 80 as Teorias da Administração tiveram sua evolução pautada unicamente pelos fatores relacionados diretamente aos objetivos organizacionais, fato que tornou alheio qualquer outra questão e aí estão as sociais, de análise científica nessa área do saber. Com a ascensão e repercussão de estudos críticos, questões sociais passaram a ser debatidas no ambiente organizacional e tecnologias gerenciais foram criadas visando reformar os processos produtivos, porém a criação e adoção de práticas e técnicas voltadas à promoção das diferenças nas organizações não é suficiente para promover a profundidade demandada por questões sociais complexas como é caso do racismo proveniente da discriminação étnico racial, do sexismo, da homofobia e tantos outros, pois tratam-se de processos desenvolvidos sob um manto da negação de sua existência por centenas de anos no contexto brasileiro.Universidade Federal de Viçosa - UFV2019-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/315810.18540/revesvl2iss1pp0062-0078REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 No. 1 (2019); 0062-0078REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 Núm. 1 (2019); 0062-0078REVES - Revista Relações Sociais; v. 2 n. 1 (2019); 0062-00782595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3158/2897de Jesus Furtado da Silva, ElisângelaMacêdo dos Santos, Laysse FernandaAssis Soares, Felipe Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-08T20:00:37Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3158Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-05-08T20:00:37REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
title TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
spellingShingle TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
de Jesus Furtado da Silva, Elisângela
Teorias da administração
Raça
Etnia
Diversidade.
title_short TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
title_full TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
title_fullStr TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
title_full_unstemmed TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
title_sort TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: UMA “EVOLUÇÃO” SEM COR?
author de Jesus Furtado da Silva, Elisângela
author_facet de Jesus Furtado da Silva, Elisângela
Macêdo dos Santos, Laysse Fernanda
Assis Soares, Felipe Mateus
author_role author
author2 Macêdo dos Santos, Laysse Fernanda
Assis Soares, Felipe Mateus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus Furtado da Silva, Elisângela
Macêdo dos Santos, Laysse Fernanda
Assis Soares, Felipe Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias da administração
Raça
Etnia
Diversidade.
topic Teorias da administração
Raça
Etnia
Diversidade.
description As questões sociais estão presentes no interior das organizações e sendo essas consideradas formas organizativas da sociedade, questiona-se como as Teorias da Administração tratam questões de ordem social sob a ótica étnico racial, abordagem justificada em função da existência de estudos que demonstram aspectos da desigualdade existente no Brasil, além do antecedente de escravização, bem como sua implicação social na atualidade. A reflexão teórica evidenciou que até década de 80 as Teorias da Administração tiveram sua evolução pautada unicamente pelos fatores relacionados diretamente aos objetivos organizacionais, fato que tornou alheio qualquer outra questão e aí estão as sociais, de análise científica nessa área do saber. Com a ascensão e repercussão de estudos críticos, questões sociais passaram a ser debatidas no ambiente organizacional e tecnologias gerenciais foram criadas visando reformar os processos produtivos, porém a criação e adoção de práticas e técnicas voltadas à promoção das diferenças nas organizações não é suficiente para promover a profundidade demandada por questões sociais complexas como é caso do racismo proveniente da discriminação étnico racial, do sexismo, da homofobia e tantos outros, pois tratam-se de processos desenvolvidos sob um manto da negação de sua existência por centenas de anos no contexto brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3158
10.18540/revesvl2iss1pp0062-0078
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3158
identifier_str_mv 10.18540/revesvl2iss1pp0062-0078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3158/2897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 No. 1 (2019); 0062-0078
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 2 Núm. 1 (2019); 0062-0078
REVES - Revista Relações Sociais; v. 2 n. 1 (2019); 0062-0078
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365877006336