Ensino de Lutas para a Cidadania
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1171 |
Resumo: | O projeto “Ensino de Lutas para a Cidadania” beneficia meninos de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Juiz de Fora. O objetivo é o ensino do judô mediado pelos valores do esporte para o desenvolvimento humano. São atendidos 60 meninos com idade que variam entre seis e doze anos. Todos os beneficiados são alunos de escola pública e participam do projeto no contraturno escolar. A metodologia prioriza a formação esportiva orientada por valores, o uso de estratégias problematizadoras, relações dialógicas e participativas potencializadoras do protagonismo juvenil e do projeto de vida dos beneficiados. A maioria dos meninos manifestam maior integração social e disciplina para a aprendizagem do judô. A inclusão no ensino do judô vem proporcionando maior conhecimento de suas habilidades pessoais e sociais, estimulando a tomada de decisão e oportunizando a prática do judô em academias da cidade, ampliando o campo de oportunidades dos beneficiados no esporte.Palavras-chave: Judô. Cidadania. Inclusão.Área Temática: Educação |
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Ensino de Lutas para a CidadaniaO projeto “Ensino de Lutas para a Cidadania” beneficia meninos de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Juiz de Fora. O objetivo é o ensino do judô mediado pelos valores do esporte para o desenvolvimento humano. São atendidos 60 meninos com idade que variam entre seis e doze anos. Todos os beneficiados são alunos de escola pública e participam do projeto no contraturno escolar. A metodologia prioriza a formação esportiva orientada por valores, o uso de estratégias problematizadoras, relações dialógicas e participativas potencializadoras do protagonismo juvenil e do projeto de vida dos beneficiados. A maioria dos meninos manifestam maior integração social e disciplina para a aprendizagem do judô. A inclusão no ensino do judô vem proporcionando maior conhecimento de suas habilidades pessoais e sociais, estimulando a tomada de decisão e oportunizando a prática do judô em academias da cidade, ampliando o campo de oportunidades dos beneficiados no esporte.Palavras-chave: Judô. Cidadania. Inclusão.Área Temática: EducaçãoUniversidade Federal de Viçosa2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/117110.21284/elo.v5i3.233Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016)2317-54512317-191X10.21284/elo.v5i3reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1171/625https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1171/3910Copyright (c) 2017 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Fernanda MartinsLimongi, TuanyFayer, DerekPereira, LucasMourão, Ludmila2018-11-28T17:37:19Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1171Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:37:19Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 5 No. 3 (2016) Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 5 Núm. 3 (2016) Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 5 n. 3 (2016) 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v5i3 reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
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