Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosme Junior, Lírio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sant'ana, Luís Paulo, Santos, Conceição Aparecida dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053
Resumo:  A percepção e interpretação das pessoas sobre alguns animais são oriundas de uma série de fatores históricos, culturais e sociais. No que se refere aos insetos, infelizmente, a maioria das pessoas associam tais organismos apenas a situações negativas. No entanto, sabemos da imensa importância desse grupo de organismos, e o objetivo deste trabalho foi a partir do uso de cupins aumentar o interesse de crianças pela ciência e educação ambiental. O trabalho foi realizado com cerca de 400 alunos que entraram em contato direto com os insetos, enquanto as crianças os visualizavam foram discutidos temas que apontavam a importância dos cupins. No final das apresentações solicitamos aos alunos que relatassem sobre os pontos que foram expostos. Foi observada uma inversão das opiniões prévias, eles citaram aspectos positivos relacionados aos cupins e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas visitadas, e ainda de como podemos diversificar nossas metodologias em sala de aula.
id UFV-9_61470e4476418a722fb76abdb4e3b9a9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1053
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental. A percepção e interpretação das pessoas sobre alguns animais são oriundas de uma série de fatores históricos, culturais e sociais. No que se refere aos insetos, infelizmente, a maioria das pessoas associam tais organismos apenas a situações negativas. No entanto, sabemos da imensa importância desse grupo de organismos, e o objetivo deste trabalho foi a partir do uso de cupins aumentar o interesse de crianças pela ciência e educação ambiental. O trabalho foi realizado com cerca de 400 alunos que entraram em contato direto com os insetos, enquanto as crianças os visualizavam foram discutidos temas que apontavam a importância dos cupins. No final das apresentações solicitamos aos alunos que relatassem sobre os pontos que foram expostos. Foi observada uma inversão das opiniões prévias, eles citaram aspectos positivos relacionados aos cupins e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas visitadas, e ainda de como podemos diversificar nossas metodologias em sala de aula.Universidade Federal de Viçosa2016-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/105310.21284/elo.v4i2.88Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 4 No. 2 (2015)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 4 Núm. 2 (2015)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 4 n. 2 (2015)2317-54512317-191X10.21284/elo.v4i2reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053/583Copyright (c) 2016 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosme Junior, LírioSant'ana, Luís PauloSantos, Conceição Aparecida dos2019-05-23T18:37:39Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1053Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2019-05-23T18:37:39Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
title Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
spellingShingle Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
Cosme Junior, Lírio
title_short Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
title_full Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
title_fullStr Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
title_full_unstemmed Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
title_sort Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
author Cosme Junior, Lírio
author_facet Cosme Junior, Lírio
Sant'ana, Luís Paulo
Santos, Conceição Aparecida dos
author_role author
author2 Sant'ana, Luís Paulo
Santos, Conceição Aparecida dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosme Junior, Lírio
Sant'ana, Luís Paulo
Santos, Conceição Aparecida dos
description  A percepção e interpretação das pessoas sobre alguns animais são oriundas de uma série de fatores históricos, culturais e sociais. No que se refere aos insetos, infelizmente, a maioria das pessoas associam tais organismos apenas a situações negativas. No entanto, sabemos da imensa importância desse grupo de organismos, e o objetivo deste trabalho foi a partir do uso de cupins aumentar o interesse de crianças pela ciência e educação ambiental. O trabalho foi realizado com cerca de 400 alunos que entraram em contato direto com os insetos, enquanto as crianças os visualizavam foram discutidos temas que apontavam a importância dos cupins. No final das apresentações solicitamos aos alunos que relatassem sobre os pontos que foram expostos. Foi observada uma inversão das opiniões prévias, eles citaram aspectos positivos relacionados aos cupins e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas visitadas, e ainda de como podemos diversificar nossas metodologias em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053
10.21284/elo.v4i2.88
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053
identifier_str_mv 10.21284/elo.v4i2.88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053/583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 4 No. 2 (2015)
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 4 Núm. 2 (2015)
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 4 n. 2 (2015)
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v4i2
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498534010881