Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental.
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Elo (Viçosa, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053 |
Resumo: | A percepção e interpretação das pessoas sobre alguns animais são oriundas de uma série de fatores históricos, culturais e sociais. No que se refere aos insetos, infelizmente, a maioria das pessoas associam tais organismos apenas a situações negativas. No entanto, sabemos da imensa importância desse grupo de organismos, e o objetivo deste trabalho foi a partir do uso de cupins aumentar o interesse de crianças pela ciência e educação ambiental. O trabalho foi realizado com cerca de 400 alunos que entraram em contato direto com os insetos, enquanto as crianças os visualizavam foram discutidos temas que apontavam a importância dos cupins. No final das apresentações solicitamos aos alunos que relatassem sobre os pontos que foram expostos. Foi observada uma inversão das opiniões prévias, eles citaram aspectos positivos relacionados aos cupins e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas visitadas, e ainda de como podemos diversificar nossas metodologias em sala de aula. |
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Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental. A percepção e interpretação das pessoas sobre alguns animais são oriundas de uma série de fatores históricos, culturais e sociais. No que se refere aos insetos, infelizmente, a maioria das pessoas associam tais organismos apenas a situações negativas. No entanto, sabemos da imensa importância desse grupo de organismos, e o objetivo deste trabalho foi a partir do uso de cupins aumentar o interesse de crianças pela ciência e educação ambiental. O trabalho foi realizado com cerca de 400 alunos que entraram em contato direto com os insetos, enquanto as crianças os visualizavam foram discutidos temas que apontavam a importância dos cupins. No final das apresentações solicitamos aos alunos que relatassem sobre os pontos que foram expostos. Foi observada uma inversão das opiniões prévias, eles citaram aspectos positivos relacionados aos cupins e tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas visitadas, e ainda de como podemos diversificar nossas metodologias em sala de aula.Universidade Federal de Viçosa2016-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/105310.21284/elo.v4i2.88Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 4 No. 2 (2015)Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 4 Núm. 2 (2015)Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 4 n. 2 (2015)2317-54512317-191X10.21284/elo.v4i2reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053/583Copyright (c) 2016 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosme Junior, LírioSant'ana, Luís PauloSantos, Conceição Aparecida dos2019-05-23T18:37:39Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/1053Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2019-05-23T18:37:39Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 4 No. 2 (2015) Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 4 Núm. 2 (2015) Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 4 n. 2 (2015) 2317-5451 2317-191X 10.21284/elo.v4i2 reponame:Elo (Viçosa, Online) instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
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