Modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos: aplicação em um corpus educacional
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/7035e341-09db-479e-90ff-26af7be1c7e4 |
Resumo: | Considerando a grande quantidade de informações textuais disponíveis atualmente, principalmente na web, está se tronando cada vez mais difícil o acesso e a assimilação desse conteúdo para o usuário. Nesse contexto, torna-se necessário buscar tarefas capazes de transformar essa grande quantidade de dados em conhecimento útil e organizado. Uma alternativa para amenizar esse problema, é reduzir o volume de informações disponíveis a partir da produção de resumos dos textos originais, por meio da sumarização automática (SA) de textos. A sumarização automática de textos consiste na produção automática de resumos a partir de um ou mais textos-fonte, de modo que o sumário contenha as informações mais relevantes deste. A avaliação de resumos é uma tarefa importante no campo da sumarização automática de texto, a abordagem mais intuitiva é a avaliação humana, porém é onerosa e improdutiva. Outra alternativa é a avaliação automática, alguns avaliadores foram propostos, sendo a mais conhecida e amplamente usada é a medida ROUGE (Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation). Um fator limitante na avaliação da ROUGE é a utilização do sumário humano de referência, o que implica em uma restrição do idioma e domínio, além de requerer um trabalho humano demorado e oneroso. Diante das dificuldades encontradas na avaliação de sumários automáticos, o presente trabalho apresenta o modelo Cassiopeia como um novo método de avaliação. O modelo é um agrupador de textos hierárquico, o qual consiste no uso da sumarização na etapa do pré-processamento, onde a qualidade do agrupamento é influenciada positivamente conforme a qualidade da sumarização. As simulações realizadas neste trabalho mostraram que a avaliação realizada pelo modelo Cassiopeia é semelhante a avaliação realizada pela ferramenta ROUGE. Por outro lado, a utilização do modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos evidenciou algumas vantagens, sendo as principais; a não utilização do sumário humano no processo de avaliação, e a independência do domínio e do idioma. |
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Aguiar, Luís Henrique Gonçalves deGuelpeli, Marcus Vinícius CarvalhoHorta, Euler GuimarãesBerti, Cláudia BeatrizFonseca, Alexandre RamosUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho2018-04-23T16:27:14Z2018-04-23T16:27:14Z20172017-12-05AGUIAR, Luís Henrique Gonçalves de. Modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos: aplicação em um corpus educacional. 2017. 102 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/7035e341-09db-479e-90ff-26af7be1c7e4Considerando a grande quantidade de informações textuais disponíveis atualmente, principalmente na web, está se tronando cada vez mais difícil o acesso e a assimilação desse conteúdo para o usuário. Nesse contexto, torna-se necessário buscar tarefas capazes de transformar essa grande quantidade de dados em conhecimento útil e organizado. Uma alternativa para amenizar esse problema, é reduzir o volume de informações disponíveis a partir da produção de resumos dos textos originais, por meio da sumarização automática (SA) de textos. A sumarização automática de textos consiste na produção automática de resumos a partir de um ou mais textos-fonte, de modo que o sumário contenha as informações mais relevantes deste. A avaliação de resumos é uma tarefa importante no campo da sumarização automática de texto, a abordagem mais intuitiva é a avaliação humana, porém é onerosa e improdutiva. Outra alternativa é a avaliação automática, alguns avaliadores foram propostos, sendo a mais conhecida e amplamente usada é a medida ROUGE (Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation). Um fator limitante na avaliação da ROUGE é a utilização do sumário humano de referência, o que implica em uma restrição do idioma e domínio, além de requerer um trabalho humano demorado e oneroso. Diante das dificuldades encontradas na avaliação de sumários automáticos, o presente trabalho apresenta o modelo Cassiopeia como um novo método de avaliação. O modelo é um agrupador de textos hierárquico, o qual consiste no uso da sumarização na etapa do pré-processamento, onde a qualidade do agrupamento é influenciada positivamente conforme a qualidade da sumarização. As simulações realizadas neste trabalho mostraram que a avaliação realizada pelo modelo Cassiopeia é semelhante a avaliação realizada pela ferramenta ROUGE. Por outro lado, a utilização do modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos evidenciou algumas vantagens, sendo as principais; a não utilização do sumário humano no processo de avaliação, e a independência do domínio e do idioma.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.Considering the large amount of textual information currently available, especially on the web, it is becoming increasingly difficult to access and assimilate this content to the user. In this context, it becomes necessary to search for tasks that can transform this large amount of information into useful and organized knowledge. The solution, or at least an alternative, to moderate this problem is to reduce the volume of information available, from the production of abstracts of the original texts, through automatic summarization (SA) of texts. The Automatic Summarization of texts consists of the automatic production of abstracts from one or more source texts, which the summary must contain the most relevant information of the source text. The evaluation of abstracts is an important task in the field of automatic text summarization, the most intuitive approach is human evaluation, but it is costly and unproductive. Another alternative is the automatic evaluation, some evaluators have been proposed, and the most widely used is the ROUGE (Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation). A limiting factor in ROUGE's evaluation is the use of the human reference summary, which implies a restriction of language and domain, as well as requiring time-consuming and expensive human work. In view of the difficulties encountered in the evaluation of automatic summaries, this paper presents the Cassiopeia model as a new evaluation method. The model is a hierarchical text grouper, which consists of the use of the summarization in the stage of the pre-processing, where the quality of the grouping is influenced positively according to the quality of the summarization. The simulations performed in this work showed that the evaluations performed by Cassiopeia in comparison to the ROUGE tool are similar. On the other hand, the use of the Cassiopeia model as an automatic summarization evaluator showed some advantages, the main ones are; being the non-use of the human abstract in the evaluation process, and the independent of the domain and the language.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessModelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos: aplicação em um corpus educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSumarização automática de textoAvaliaçãoCassiopeiaROUGEAutomatic text summarizationEvaluationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILluis_henrique_goncalves_aguiar.pdf.jpgluis_henrique_goncalves_aguiar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2538https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/e169daff-f673-42a1-80cf-5400eb783d32/downloadfb1799c63c91dc50b53fd31342c501b6MD57falseAnonymousREADORIGINALluis_henrique_goncalves_aguiar.pdfluis_henrique_goncalves_aguiar.pdfapplication/pdf1963486https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/73a9141a-1be3-4009-ba79-00f1a877a3e6/downloadce8ee9274d520386492773d2e289f109MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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