As significações atribuídas à educação alimentar e nutricional por professores do ensino fundamental I das escolas municipais de Diamantina/MG
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/33e5e7ad-50fc-4ca5-8de2-a72f6b15f0e5 |
Resumo: | Estudo que objetivou desvelar as significações atribuídas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a partir da análise e interpretação dos sentidos e significados que professores do ensino fundamental I constituíram em relação à mesma. Como pressupostos epistemológicos orientadores do estudo, adotamos a Psicologia Sócio-histórica e as categorias subjetividade, sentidos e significados (significações). Esse referencial teórico-metodológico permitiu o reconhecimento das questões subjetivas como constitutivas do sujeito e da realidade e, portanto, fundamental para entender o processo de inclusão da EAN pelos professores no contexto escolar. A pesquisa de campo foi desenvolvida em três escolas municipais de Diamantina/MG, com a participação de seis professores do ensino fundamental I. Utilizamos como técnica de produção de informações a entrevista semiestruturada e, para proceder a sua análise e interpretação, nos inspiramos na proposta de Aguiar e Ozella dos Núcleos de Significação e também na estratégia complementar dos Núcleos Temáticos. Sistematizamos, a partir das falas dos professores, três Núcleos Temáticos, quais sejam: 1) Significações atribuídas pelos professores ao conceito de EAN: concepções e implicações na construção do conhecimento, 2) Processo de (não)inclusão da EAN no contexto escolar: dificuldades e desafios e 3) Significações das ações realizadas: o caráter pontual, responsabilização compartilhada e as possibilidades de avanços na abordagem de EAN. Elementos tais como, a concepção estritamente nutricional do conceito de EAN, a ideia que se têm sobre a EAN como um assunto relevante, mas que, contraditoriamente, não encontram as condições objetivas para sua inclusão, o caráter pontual das ações, a responsabilização atribuída aos profissionais da saúde, à escola e/ou à família, as ações interdisciplinares e transversais ligadas à lógica instrumental, a EAN como mais um conteúdo a ser trabalhado constituem os sentidos subjetivos atribuídos pelos professores à EAN e justificam a sua não inclusão. Consideramos que esses elementos desvelados auxiliam a compreender como a EAN é vivenciada no contexto escolar. Por fim, as reflexões finais dessa pesquisa apontam para a necessidade de pensar a formação e a realidade dos professores da rede municipal de ensino a fim de que esses profissionais possam ter maior autonomia de ação e desenvolver estratégias criativas para que a inclusão da EAN seja uma realidade na escola. |
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Silva, Ana Carolina SouzaMurta, Nadja Maria GomesMurta, Agnes Maria GomesNobre, Luciana NeriMachado, Virgínia CamposLessa, Angelina do CarmoMurta, Agnes Maria GomesUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Murta, Nadja Maria Gomes2017-10-09T13:47:42Z2017-10-09T13:47:42Z20172017-05-18SILVA, Ana Carolina Souza. As significações atribuídas à educação alimentar e nutricional por professores do ensino fundamental I das escolas municipais de Diamantina/MG. 2017. 132 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/33e5e7ad-50fc-4ca5-8de2-a72f6b15f0e5Estudo que objetivou desvelar as significações atribuídas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a partir da análise e interpretação dos sentidos e significados que professores do ensino fundamental I constituíram em relação à mesma. Como pressupostos epistemológicos orientadores do estudo, adotamos a Psicologia Sócio-histórica e as categorias subjetividade, sentidos e significados (significações). Esse referencial teórico-metodológico permitiu o reconhecimento das questões subjetivas como constitutivas do sujeito e da realidade e, portanto, fundamental para entender o processo de inclusão da EAN pelos professores no contexto escolar. A pesquisa de campo foi desenvolvida em três escolas municipais de Diamantina/MG, com a participação de seis professores do ensino fundamental I. Utilizamos como técnica de produção de informações a entrevista semiestruturada e, para proceder a sua análise e interpretação, nos inspiramos na proposta de Aguiar e Ozella dos Núcleos de Significação e também na estratégia complementar dos Núcleos Temáticos. Sistematizamos, a partir das falas dos professores, três Núcleos Temáticos, quais sejam: 1) Significações atribuídas pelos professores ao conceito de EAN: concepções e implicações na construção do conhecimento, 2) Processo de (não)inclusão da EAN no contexto escolar: dificuldades e desafios e 3) Significações das ações realizadas: o caráter pontual, responsabilização compartilhada e as possibilidades de avanços na abordagem de EAN. Elementos tais como, a concepção estritamente nutricional do conceito de EAN, a ideia que se têm sobre a EAN como um assunto relevante, mas que, contraditoriamente, não encontram as condições objetivas para sua inclusão, o caráter pontual das ações, a responsabilização atribuída aos profissionais da saúde, à escola e/ou à família, as ações interdisciplinares e transversais ligadas à lógica instrumental, a EAN como mais um conteúdo a ser trabalhado constituem os sentidos subjetivos atribuídos pelos professores à EAN e justificam a sua não inclusão. Consideramos que esses elementos desvelados auxiliam a compreender como a EAN é vivenciada no contexto escolar. Por fim, as reflexões finais dessa pesquisa apontam para a necessidade de pensar a formação e a realidade dos professores da rede municipal de ensino a fim de que esses profissionais possam ter maior autonomia de ação e desenvolver estratégias criativas para que a inclusão da EAN seja uma realidade na escola.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.This study aimed at revealing the meaning linked to Food and Nutritional Education (FNE) by analysis and interpretation of meanings that teachers of the elementary school had. As epistemological suppositions guiding this study, we adopted the Sociohistorical Psychology and the subjectivity, meanings and significance categories. This theoretical and methodological reference allowed the acknowledgment of subjective issues as pertaining of the person and the reality and, therefore, fundamental for the understanding of the inclusion process of the FNE by the teachers in the school context. The field research was developed in three city schools of Diamantina/MG, with the participation of six teachers of elementary school. As tools of information production we used the semi-structured interview and, to proceed in its analysis and interpretation, we were inspired in the proposal of Aguiar and Ozella of the Significance Core and also in the complementary strategy of the Theme Core. From the teachers’ speeches, we selected three Theme Cores: 1) Significance related by the teachers to the concept of FNE: concepts and implications in the knowledge construction, 2) Process of (non) inclusion of FNE in the school context: difficulties and challenges and 3) Significance of the performed actions: the punctual character, shared responsibilities and the progress possibilities in the FNE approach. Elements as the strictly nutritional of the concept of FNE, the ideia that they had on FNE as a relevant topic, but that in opposite, they do not find objective conditions for its inclusion, the punctual character of the actions, and the given responsibility to the health professionals, the school and/or family, the interdisciplinary and transversal actions connected to the instrumental logic, the FNE as another subject to be worked with are the subjective meanings given by the teachers to the FNE and justify its not inclusion. We consider that these revealed elements help to understand how FNE is lived in the school context. Hence, the final reflections of this research point to the necessity of thinking the training and reality of teachers in the city school in order to an increased autonomy of action of these professionals, and the developing of creative strategies for the inclusion of FNE as a reality in school.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAs significações atribuídas à educação alimentar e nutricional por professores do ensino fundamental I das escolas municipais de Diamantina/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação alimentar e nutricionalPsicologia sócio-históricaSignificaçõesProfessoresFood and nutritional educationSociohistorical psychologySignificationsTeachersreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILana_carolina_souza_silva.pdf.jpgana_carolina_souza_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2479https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d9e19a61-5c67-481c-8f3d-7f1d80bac4f1/downloadcabbcdaa8054b6aee54f435119842328MD57falseAnonymousREADORIGINALana_carolina_souza_silva.pdfana_carolina_souza_silva.pdfapplication/pdf1492209https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/c5188a9e-5acb-42e8-909a-f0691ce4a910/download3555759bc0d95b0e0c2fbfd6ef279601MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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