Fatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
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Görgens, Pollyanna Roberta CampeloAndrade, Paulo César de ResendeHorta, Euler GuimarãesCosta, Magnania Cristiane Pereira daUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Andrade, Paulo César de Resende2019-01-28T14:25:16Z2019-01-28T14:25:16Z20182018-09-20GÖRGENS, Pollyanna Roberta Campelo. Fatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK. 2018. 95 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/84c39a65-7d79-4362-8b26-81757536a2cdNa Ficha Catalográfica consta o título: "Fatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri".As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são parte dos métodos inovadores previstos pelo projeto pedagógico da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao incorporar as TDICs na atuação docente, é possível estimular a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Jogos de simulação, fóruns e pesquisas em base de dados são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas dentro da proposta de aprendizado construtivista. Porém, diante de um quadro de professores procedentes de escolas tradicionais, conhecer as variáveis que trazem impacto no uso destas tecnologias para o ensino e aprendizagem podem contribuir no direcionamento de futuras medidas de melhorias e políticas de incentivos. Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que determinam uso das TDICs por professores da FAMED. Foi realizado um estudo de campo observacional transversal a partir de questionários aplicados a população total composta por 48 docentes efetivos em exercício. Destes, 42 participaram do estudo. Foi verificada a existência de associação entre as variáveis estudadas para determinar quais delas teriam impacto na quantidade de ferramentas de TDICs usadas pelos docentes. Os testes estatísticos foram realizados considerando um nível de significância 95% (α = 0,05) para verificar associações entre as variáveis. Concluiu-se que a existência de uma aptidão prévia dos futuros professores com as tecnologias, antes do ingresso na FAMED, é um fator decisivo para uma maior adequação das atividades desenvolvidas às necessidades do curso. Os resultados indicam que, independentemente de quais políticas sejam adotadas pela FAMED no sentido de incentivar os docentes a utilizar mais tecnologias em suas práticas pedagógicas, a motivação pessoal, a impressão de sentir apoio institucional e as características pessoais do professor são os principais fatores determinantes para o maior uso de TDICs na docência.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.The Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are part of the innovative methods described on pedagogical project of Diamantina Faculty of Medicine (FAMED) from Vale do Jequitinhonha e Mucuri Federal University (UFVJM). By incorporating the DICTs into teaching activities, it is possible to stimulate the student's autonomy to reflect and problematize the reality. Simulation games, forums and database research are examples of strategies that can be used as this constructivist learning proposal. However, facing with a group of teachers coming from traditional schools, knowing the variables that have impact on the use of these education technologies can contribute to next improvement measures direction and incentive policies. This study aims to investigate the factors that determine the use of DICTs by FAMED teachers. A cross-sectional observational study was carried out based on questionnaires applied to the total population composed of 48 effective faculty members. Of those, 42 participated in the study. It was verified the existence of an association between the variables studied to determine which of them would have an impact on the amount of DICTs tools used. Statistical tests were performed considering 95% (α = 0.05) significance level to verify associations between the variables. It was concluded that the existence of previous aptitude of the future teachers with technologies, before joining to FAMED, is a decisive factor for a better adaptation to the course needs. The results indicate that, regardless of what policies are adopted by FAMED to encourage teachers to use more technologies in their pedagogical practices, the personal motivation, the institutional support feeling and the personal characteristics of the teacher are the main determining factors for the greater use of DICTs in teaching.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessFatores determinantes para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JKinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação médicaTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoFaculdades de MedicinaMedical educationEducational technologyInformation technologyMedical schoolsreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILpollyanna_roberta_campelo_gorgens.pdf.jpgpollyanna_roberta_campelo_gorgens.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2722https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/a1cfd18d-1b62-4324-a5d8-6e17a71e17f8/downloaddf19a7790a02b069ce54f827ea1a4f9aMD57falseAnonymousREADORIGINALpollyanna_roberta_campelo_gorgens.pdfpollyanna_roberta_campelo_gorgens.pdfapplication/pdf1738187https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/b62a8148-7987-4008-9f05-95d78ba00706/download3721f840b237eab4d22824c131653d0bMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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