Desafios da construção de uma gestão democrática participativa: o caso do IFNMG Campus Montes Claros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Josilene de Fátima Cardoso de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/333b77a8-bf3f-436f-bce2-06d1f68d416e
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa “Gestão de Instituições Educacionais” do Programa de Pós-graduação em Educação da UFVJM, objetivou compreender o processo de gestão do IFNMG Campus Montes Claros à luz dos limites e desafios para uma gestão democrática participativa. O constructo teórico mostra a dimensão polissêmica do conceito de democracia desde à concepção grega até as teorias contemporâneas, bem como delineia o contexto de lutas e disputas conceituais acerca da gestão democrática durante a aprovação da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Planos Nacionais de Educação. Em temos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa e tem enquanto procedimento técnico o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se da análise documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores docentes e técnicos, com discentes e um representante de pais. Como principais resultados desse estudo, identificou-se nos documentos institucionais uma estrutura hierárquica piramidal e a instituição de mecanismos de gestão que condizem com um modelo de gestão colegiada. As práticas de gestão do campus, na percepção dos entrevistados, se mostraram condizentes com uma democracia representativa. Outro importante resultado foi a tensão entre as visões filosóficas dos sujeitos em que os docentes, por um lado, em sua maioria, demonstraram uma perspectiva de democracia representativa e elitista e, por outro lado, os técnicos, discentes e representantes de pais apresentaram uma base filosófica que se aproxima de uma democracia direta e participativa. Diante das limitações apresentadas no estudo, o principal desafio encontra-se nas barreiras burocráticas e culturais no sentido de instituir uma gestão que tem o princípio da “participação” como fundamento primeiro no processo decisório da instituição e a cultura democrática como sustentáculo de uma democracia participativa.
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spelling Sá, Josilene de Fátima Cardoso dePinheiro, Daniel CalbinoQuaresma Júnior, Edson AntunesSabino, Geruza de Fátima ToméUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Pinheiro, Daniel Calbino2021-10-08T19:17:57Z2021-10-08T19:17:57Z20212021-01-27SÁ, Josilene de Fátima Cardoso de. Desafios da construção de uma gestão democrática participativa: o caso do IFNMG Campus Montes Claros. 2021. 198 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2021.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/333b77a8-bf3f-436f-bce2-06d1f68d416eEste estudo, vinculado à linha de pesquisa “Gestão de Instituições Educacionais” do Programa de Pós-graduação em Educação da UFVJM, objetivou compreender o processo de gestão do IFNMG Campus Montes Claros à luz dos limites e desafios para uma gestão democrática participativa. O constructo teórico mostra a dimensão polissêmica do conceito de democracia desde à concepção grega até as teorias contemporâneas, bem como delineia o contexto de lutas e disputas conceituais acerca da gestão democrática durante a aprovação da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Planos Nacionais de Educação. Em temos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa e tem enquanto procedimento técnico o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se da análise documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores docentes e técnicos, com discentes e um representante de pais. Como principais resultados desse estudo, identificou-se nos documentos institucionais uma estrutura hierárquica piramidal e a instituição de mecanismos de gestão que condizem com um modelo de gestão colegiada. As práticas de gestão do campus, na percepção dos entrevistados, se mostraram condizentes com uma democracia representativa. Outro importante resultado foi a tensão entre as visões filosóficas dos sujeitos em que os docentes, por um lado, em sua maioria, demonstraram uma perspectiva de democracia representativa e elitista e, por outro lado, os técnicos, discentes e representantes de pais apresentaram uma base filosófica que se aproxima de uma democracia direta e participativa. Diante das limitações apresentadas no estudo, o principal desafio encontra-se nas barreiras burocráticas e culturais no sentido de instituir uma gestão que tem o princípio da “participação” como fundamento primeiro no processo decisório da instituição e a cultura democrática como sustentáculo de uma democracia participativa.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.This study, linked to the research line "Management of Educational Institutions" of the Graduate Program in Education at UFVJM, aimed to understand the management process of the IFNMG Campus Montes Claros in the light of the limits and challenges for a participatory democratic management. The theoretical construct shows the polysemic dimension of the concept of democracy from the Greek conception to contemporary theories, as well as delineating the context of conceptual struggles and disputes about democratic management during the approval of the 1988 Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases of National Education and National Education Plans. In methodological terms, the research is characterized by a qualitative approach and its case study is the technical procedure. As instruments of data collection, document analysis, bibliographic research and semi-structured interviews were carried out with teaching and technical staff, with students and a representative of parents. As main results of this study, a pyramidal hierarchical structure was identified in the institutional documents and the institution of management mechanisms that are consistent with a collegiate management model. Campus management practices, in the perception of the interviewees, proved to be consistent with a representative democracy. Another important result was the tension between the subjects 'philosophical views in which teachers, on the one hand, mostly demonstrated a perspective of representative and elitist democracy and, on the other hand, technicians, students and parents' representatives presented a basis philosophical approach to a direct and participatory democracy. In view of the limitations presented in the study, the main challenge is found in bureaucratic and cultural barriers in order to establish a management that has the principle of “participation” as the first foundation in the institution's decision-making process and democratic culture as the mainstay of a participatory democracy.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessDesafios da construção de uma gestão democrática participativa: o caso do IFNMG Campus Montes Clarosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDemocraciaGestão democráticaInstituto FederalDemocracyDemocratic managementFederal Institutereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILjosilene_fatima_cardoso_sa.pdf.jpgjosilene_fatima_cardoso_sa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2537https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/39f4eb2e-c189-43cc-84b1-d34b0f08534b/download572900105cc24d76ac64369d5ffe9b22MD57falseAnonymousREADORIGINALjosilene_fatima_cardoso_sa.pdfjosilene_fatima_cardoso_sa.pdfapplication/pdf4986776https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/b6ed5d26-7dda-4fab-b183-0c86969ff292/download65e05685b482e3437feb1be44fdfa734MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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