Investigando os desafios vivenciados por professores de biologia e alunos do Ensino Médio no processo de ensino-aprendizagem de Histologia e as contribuições de atividades experimentais desenvolvidas no âmbito do projeto extensionista “Histologia na Escola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Marques, Arlanjo Bispo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/e40d96c8-8759-4916-bbe3-c069b57d0efb
Resumo: Um dos desafios no processo de ensino-aprendizagem é o de superar o excesso de aulas teóricas e conteudistas e despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem, valendo-se de atividades práticas demonstrativas e investigativas, que fomentem nos alunos o conhecimento científico. O ensino tradicional ainda vem prevalecendo nas escolas, fazendo com que o aluno seja apenas um mero ouvinte, o que torna a abordagem predominantemente memorística dos conteúdos. O presente trabalho tem como tema, Os Processos, Recursos e Materiais Educativos e tem como objetivo geral, investigar quais os principais desafios vivenciados por professores de biologia e alunos do 2º ano do Ensino Médio no ensino do conteúdo de histologia, e quais contribuições que as atividades experimentais, desenvolvidas no âmbito de projeto extensionista “Histologia na Escola”, promovem para o processo de ensino-aprendizagem, para fins de compreender a importância e potencialidade deste tipo de prática. Além disso, objetivamos especificamente, identificar como ocorre a construção das práticas metodológicas dos professores de educação básica, do componente curricular de biologia, no ensino do conteúdo de Histologia; avaliar como as ações práticas potencializam o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Histologia em um contexto extensionista; investigar quais habilidades podem ser desenvolvidas pelos alunos, em um contexto extensionista, no ensino do conteúdo de Histologia e analisar se as atividades práticas realizadas no âmbito do projeto “Histologia na Escola” contribuem para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Histologia. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, amparado na análise de conteúdo, conforme as idéias de BARDIN. A pesquisa foi dividida em etapas, com entrevista semeestruturada com os professores participantes, aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aos alunos e atividades práticas experimentais em laboratório, além de produção de relatórios de observação, por parte dos alunos. Análises dos dados obtidos na pesquisa, indicam que a partir da inserção das atividades práticas, os alunos tiveram mais interesse e, consequentemente, identificamos que os mesmos apresentaram uma melhora na assimilação do conteúdo proposto.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia) – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2023.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/e40d96c8-8759-4916-bbe3-c069b57d0efbUm dos desafios no processo de ensino-aprendizagem é o de superar o excesso de aulas teóricas e conteudistas e despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem, valendo-se de atividades práticas demonstrativas e investigativas, que fomentem nos alunos o conhecimento científico. O ensino tradicional ainda vem prevalecendo nas escolas, fazendo com que o aluno seja apenas um mero ouvinte, o que torna a abordagem predominantemente memorística dos conteúdos. O presente trabalho tem como tema, Os Processos, Recursos e Materiais Educativos e tem como objetivo geral, investigar quais os principais desafios vivenciados por professores de biologia e alunos do 2º ano do Ensino Médio no ensino do conteúdo de histologia, e quais contribuições que as atividades experimentais, desenvolvidas no âmbito de projeto extensionista “Histologia na Escola”, promovem para o processo de ensino-aprendizagem, para fins de compreender a importância e potencialidade deste tipo de prática. Além disso, objetivamos especificamente, identificar como ocorre a construção das práticas metodológicas dos professores de educação básica, do componente curricular de biologia, no ensino do conteúdo de Histologia; avaliar como as ações práticas potencializam o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Histologia em um contexto extensionista; investigar quais habilidades podem ser desenvolvidas pelos alunos, em um contexto extensionista, no ensino do conteúdo de Histologia e analisar se as atividades práticas realizadas no âmbito do projeto “Histologia na Escola” contribuem para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Histologia. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo, amparado na análise de conteúdo, conforme as idéias de BARDIN. A pesquisa foi dividida em etapas, com entrevista semeestruturada com os professores participantes, aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, aos alunos e atividades práticas experimentais em laboratório, além de produção de relatórios de observação, por parte dos alunos. Análises dos dados obtidos na pesquisa, indicam que a partir da inserção das atividades práticas, os alunos tiveram mais interesse e, consequentemente, identificamos que os mesmos apresentaram uma melhora na assimilação do conteúdo proposto.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2023.One of the challenges in the teaching-learning process is to overcome the excess of theoretical and content classes and awaken students' interest in learning, making use of practical demonstrative and investigative activities that foster scientific knowledge in students. Traditional teaching is still prevailing in schools, making the student just a mere listener, which makes the approach predominantly memoristic of the contents. The present work has as its theme, The Processes, Resources and Educational Materials and has as its general objective, to investigate what are the main challenges experienced by biology teachers and students of the 2nd year of High School in the teaching of histology content, and what contributions do the experimental activities, developed within the scope of the extension project “Histology at School”, promote the teaching-learning process, in order to understand the importance and potential of this type of practice. In addition, we specifically aim to identify how the construction of methodological practices of basic education teachers, of the Biology curricular component, occurs in the teaching of Histology content; evaluate how practical actions enhance the teaching-learning process of Histology content in an extensionist context; to investigate which skills can be developed by students, in an extensionist context, in the teaching of Histology content and to analyze whether the practical activities carried out within the scope of the “Histology at School” project created for the improvement of the teaching-learning process of Histology content . The research consists of a case study, of a qualitative nature, supported by content analysis, according to BARDIN's ideas.The research was divided into stages, with a semi-structured interview with the participating teachers, application of tests with open and closed questions to the students and practical experimental activities in the laboratory, in addition to the production of an observation report by the students.Analysis of the data obtained in the research, indicate that from the insertion of the practical activities, the students had more interest and, consequently, we identified that they presented an improvement in the assimilation of the proposed content.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessInvestigando os desafios vivenciados por professores de biologia e alunos do Ensino Médio no processo de ensino-aprendizagem de Histologia e as contribuições de atividades experimentais desenvolvidas no âmbito do projeto extensionista “Histologia na Escola”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHistologiaContexto extensionistaAtividades experimentaisHistologyExtension contextExperimental activitiesreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILarlanjo_bispo_sousa_marques.pdf.jpgarlanjo_bispo_sousa_marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3236https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/8a9de6d7-2b6f-44f0-b3c8-2444a81b9233/download8f7c7272242939381d59a81b657dc93cMD59falseAnonymousREADproduto_arlanjo_marques.pdf.jpgproduto_arlanjo_marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5214https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/61ba17f7-bd69-478b-a2a2-9edf2cd2e672/downloadbece392871dcec8e27a159c152c88e7bMD510falseAnonymousREADORIGINALarlanjo_bispo_sousa_marques.pdfarlanjo_bispo_sousa_marques.pdfapplication/pdf1307950https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/628ce9fe-4f26-4164-afa6-a7e2feac1188/download6cadb7c73e7fdea177f8b57e0ff29b20MD51trueAnonymousREADproduto_arlanjo_marques.pdfproduto_arlanjo_marques.pdfapplication/pdf1423030https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/cff453df-a6fb-41a4-a234-0f55f738f59e/downloadc1172d2a01622ff604708ee17c905f35MD57falseAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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