As contribuições da gestão escolar na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adalvan Soares de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/45343198-f97e-4896-8c2d-c083a6b37b1b
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender os fatores determinantes da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014, relacionados com os procedimentos adotados pela gestão escolar da instituição. Para alcance do objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos que contribuem para a existência da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014; compreender as ações adotadas pela equipe de gestão escolar do IFNMG/Campus Almenara frente à retenção escolar e, consequentemente, melhorar a qualidade de ensino; e, por fim, verificar as ações possíveis à gestão escolar para superar a retenção escolar. Para o desenvolvimento do estudo, valeu-se de uma postura metodológica de natureza qualitativa, porém partilhada a dados quantitativos, constituída por uma parte documental e de campo com aplicação de questionário a 52 respondentes, sendo o público alvo composto por alunos e gestores. Os procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica do IFNMG/Campus Almenara, caracterizando-se de natureza explicativa e exploratória. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores que impulsionam a retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara são multifatoriais por estarem relacionados tanto no que se refere às questões individuais dos próprios alunos quanto às ações (ou ausência destas) de cunho institucional, bem como a aspectos familiares, sociais e culturais em geral. Todavia, mesmo que a retenção escolar não tenha determinantes específicos, é possível que a gestão escolar contribua tanto para sua superação quanto para estagnação ou retrocesso, dependendo da forma utilizada para gerir a unidade escolar da qual faz parte.
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Para alcance do objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos que contribuem para a existência da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014; compreender as ações adotadas pela equipe de gestão escolar do IFNMG/Campus Almenara frente à retenção escolar e, consequentemente, melhorar a qualidade de ensino; e, por fim, verificar as ações possíveis à gestão escolar para superar a retenção escolar. Para o desenvolvimento do estudo, valeu-se de uma postura metodológica de natureza qualitativa, porém partilhada a dados quantitativos, constituída por uma parte documental e de campo com aplicação de questionário a 52 respondentes, sendo o público alvo composto por alunos e gestores. Os procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica do IFNMG/Campus Almenara, caracterizando-se de natureza explicativa e exploratória. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores que impulsionam a retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara são multifatoriais por estarem relacionados tanto no que se refere às questões individuais dos próprios alunos quanto às ações (ou ausência destas) de cunho institucional, bem como a aspectos familiares, sociais e culturais em geral. Todavia, mesmo que a retenção escolar não tenha determinantes específicos, é possível que a gestão escolar contribua tanto para sua superação quanto para estagnação ou retrocesso, dependendo da forma utilizada para gerir a unidade escolar da qual faz parte.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2016.This research aimed to understand the determinants of student retention in IFNMG / Campus Almenara from 2013 to 2014, relating to the procedures adopted by the school management of the institution. To reach the overall goal, the following specific objectives were: to identify the elements that contribute to the existence of school retention in IFNMG / Campus Almenara from 2013 to 2014, to understand the actions taken by the school management team IFNMG / Campus Almenara front of school retention and consequently improve the quality of teaching and, finally, check the possible actions the school management may take to overcome school retention. For it’s construction, it took advantage of a methodological approach of a qualitative nature, but shared the quantitative data, consisting of a documentary and part field with questionnaires to 52 respondents, with the target audience of students and managers. Methodological procedures can be characterized as a case study, since the research aimed to generate in-depth knowledge of a specific reality of IFNMG / Campus Almenara, with explanatory and exploratory nature. The results showed that the factors that drive student retention in IFNMG / Campus Almenara are multifactorial because they are related both with regard to individual questions from the students themselves, as in the actions (or lack thereof) of an institutional nature, the familiar aspects, social and cultural rights in general. However, even school retention having no specific determinants, school management can contribute much to overcome them, or to stagnation or backward, depending on the form used to manage the school unit to which it belongs.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAs contribuições da gestão escolar na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRetenção discenteGestão escolarSuperaçãoStudent retentionSchool managementOvercomingreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILadalvan_soares_oliveira.pdf.jpgadalvan_soares_oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2541https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/5caafe22-293e-45a1-87b1-132f6b5b6b1c/downloadc182188dca094969bf9aebd78b828d2bMD57falseAnonymousREADORIGINALadalvan_soares_oliveira.pdfadalvan_soares_oliveira.pdfapplication/pdf2054370https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/0f52e623-db32-4b14-8389-4964a0f206c3/downloadad47425a0c4bf2568ddc4ea973b7a1e2MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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