Perspectivas para uma escola de governo na qualificação e capacitação dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/9e840163-8809-4bd1-8f3d-c34473e92a4a
Resumo: O presente estudo tem como propósito analisar as demandas por capacitação e qualificação dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Teófilo Otoni que possam ser alcançadas por uma escola de governo. Para tanto, buscou-se inicialmente, por meio de uma pesquisa bibliográfica, referenciar a trajetória da Administração Pública brasileira, em especial, as mudanças introduzidas pela Emenda Constitucional 19/1988 que incluiu junto aos demais princípios, o princípio da eficiência, que passou a nortear os rumos da gestão pública do país, além da obrigatoriedade da União, Estados e Distrito Federal de criar e manter escolas de governo, responsáveis pela formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos. Por meio de pesquisa secundária, procurou-se levantar dados das propostas pedagógicas das escolas de governo localizadas no estado de Minas Gerais e do perfil profissional dos servidores/as públicos efetivos da Prefeitura de Teófilo Otoni. Quanto aos dados empíricos da pesquisa aplicou-se questionário a uma amostra estratificada dos servidores efetivos e uma entrevista aos secretários/as municipais de governo. Constatou-se a importância o crescimento das escolas de governo no âmbito nacional e internacional, embora não obrigatórias nos Municípios, mas é justamente nos municípios que estão concentrados 50% dos servidores públicos do país. O perfil dos servidores efetivos municipais é marcado pela predominância de mulheres, com curso superior, sendo 80% delas lotadas nas áreas da Educação e Saúde. Com relação às escolas de governo existentes em Minas Gerais, apresentaram-se limitadas do ponto de vista pedagógico e inseguras do ponto de vista da sustentabilidade e da aferição de resultados pós-capacitação, o que inibe a perspectiva de indução da capacitação do servidor da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, através destas escolas. Muito embora, as escolas de governo se manifestem interessadas em parcerias e convênios. Nesta pesquisa as principais demandas dos servidores por capacitação e qualificação que se convergem com a percepção dos secretários, estão ligadas às áreas de políticas sociais, de infraestrutura e de desenvolvimento econômico, além do desenvolvimento de habilidades e competências dentro das áreas afins da Administração Pública municipal. Neste contexto, o processo de qualificação e capacitação dos servidores públicos municipais deverá ser planejado conforme as demandas locais, e de acordo com a realidade do serviço público municipal e com a expectativa de serviços ansiados pela população.
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Para tanto, buscou-se inicialmente, por meio de uma pesquisa bibliográfica, referenciar a trajetória da Administração Pública brasileira, em especial, as mudanças introduzidas pela Emenda Constitucional 19/1988 que incluiu junto aos demais princípios, o princípio da eficiência, que passou a nortear os rumos da gestão pública do país, além da obrigatoriedade da União, Estados e Distrito Federal de criar e manter escolas de governo, responsáveis pela formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos. Por meio de pesquisa secundária, procurou-se levantar dados das propostas pedagógicas das escolas de governo localizadas no estado de Minas Gerais e do perfil profissional dos servidores/as públicos efetivos da Prefeitura de Teófilo Otoni. Quanto aos dados empíricos da pesquisa aplicou-se questionário a uma amostra estratificada dos servidores efetivos e uma entrevista aos secretários/as municipais de governo. Constatou-se a importância o crescimento das escolas de governo no âmbito nacional e internacional, embora não obrigatórias nos Municípios, mas é justamente nos municípios que estão concentrados 50% dos servidores públicos do país. O perfil dos servidores efetivos municipais é marcado pela predominância de mulheres, com curso superior, sendo 80% delas lotadas nas áreas da Educação e Saúde. Com relação às escolas de governo existentes em Minas Gerais, apresentaram-se limitadas do ponto de vista pedagógico e inseguras do ponto de vista da sustentabilidade e da aferição de resultados pós-capacitação, o que inibe a perspectiva de indução da capacitação do servidor da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, através destas escolas. Muito embora, as escolas de governo se manifestem interessadas em parcerias e convênios. Nesta pesquisa as principais demandas dos servidores por capacitação e qualificação que se convergem com a percepção dos secretários, estão ligadas às áreas de políticas sociais, de infraestrutura e de desenvolvimento econômico, além do desenvolvimento de habilidades e competências dentro das áreas afins da Administração Pública municipal. Neste contexto, o processo de qualificação e capacitação dos servidores públicos municipais deverá ser planejado conforme as demandas locais, e de acordo com a realidade do serviço público municipal e com a expectativa de serviços ansiados pela população.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Administração Pública, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2020.The present study aims to analyze the demands for training and qualification of the municipal public servants of the City Hall of Teófilo Otoni that can be reached by a government school. To this end, it was initially sought, by means of a bibliographic search, to reference the trajectory of the Brazilian Public Administration, in particular, the changes introduced by the Constitutional Amendment 19/1988 that introduced along with the other principles, the principle of efficiency, which became guide the direction of public administration in the country, in addition to the obligation of the Union, States and the Federal District to create and maintain government schools, responsible for the formation and improvement of public servants. The secondary research sought to collect data on the pedagogical proposals of the government schools located in the state of Minas Gerais and on the professional profile of the effective public servants of the City Hall of Teófilo Otoni. As for the empirical data of the research, a questionnaire was applied to a stratified sample of the effective civil servants and an interview to the municipal government secretaries. The growth of government schools at the national and international levels was found to be important, although not mandatory in the Municipalities, but it is precisely in the municipalities that 50% of the country's public servants are concentrated. The profile of municipal effective civil servants is marked by the predominance of women, with higher education, 80% of them working in the areas of Education and Health. Regarding the government schools in Minas Gerais, they were limited from the pedagogical point of view and insecure from the point of view of sustainability and the measurement of post-training results, which inhibits the prospect of inducing the training of the City Hall Teófilo Otoni server through these schools. Even though, they are interested in partnerships and covenants. In this research, the main demands of civil servants for training and qualification that converge with the perception of the secretaries are linked to the areas of social policies, infrastructure and economic development, in addition to the development of skills and competences within the related areas of the municipal Public Administration. In this context, the qualification and training process for municipal public servants should be planned according to local demands, and in accordance with the reality of the municipal public service and with the expectation of services sought by the population.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessPerspectivas para uma escola de governo na qualificação e capacitação dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCapacitaçãoEscolas de governoQualificaçãoMunicípioreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILana_maria_oliveira_rodrigues.pdf.jpgana_maria_oliveira_rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2726https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f26a8925-8fb1-4414-ab3c-3261bef5b39c/downloadf54410646b54af18ef2402e5bd906c6dMD54falseAnonymousREADORIGINALana_maria_oliveira_rodrigues.pdfana_maria_oliveira_rodrigues.pdfapplication/pdf1293049https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/e1c8bb72-1874-4ead-9feb-915dde522dda/download0da26d7000df8713b3702fa2feda4e23MD51trueAnonymousREADLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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