A gestão da Informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias: estudo de caso da Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/b601b483-aade-4f03-ae49-128f7835769c |
Resumo: | Esta pesquisa pretende trazer à luz e cooperar com o desenvolvimento da temática Gestão da Informação e do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias Públicas. O estudo tem como lócus de pesquisa a Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares (UFJF/GV). Em face disto, o problema de pesquisa indaga quais os limites e possibilidades da aplicabilidade da Gestão da Informação e do Conhecimento pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) no desenvolvimento de produtos e serviços ofertados à comunidade acadêmica. Tem como objetivo analisar os limites e possibilidades da aplicabilidade da GIC pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) na conjuntura da administração de bibliotecas. Os aspectos investigados referem-se à análise das concepções, estratégias e efeitos do uso de instrumentos de GIC como subsídio à gestão de produtos e serviços biblioteconômicos. A orientação metodológica apoia-se na obra de Gil (2017) e classifica-se como empírica e social. O problema de pesquisa delineia-se sob o modelo de estudo de caso do tipo único, com enfoque incorporado, nos moldes de Yin (2001). O trabalho apresenta-se, quanto aos objetivos, do tipo exploratório-descritivo e com abordagem qualitativa. A natureza das fontes examinadas é bibliográfica e documental. Quanto à interpretação dos dados obtidos, as categorias analíticas estabelecem-se em face do Ciclo do Conhecimento Organizacional modelado por Choo (2011). Como métodos de apreciação dos dados são aplicados as técnicas de análise de conteúdo, formulado por Bardin (2016), e triangulação de dados, de Miles e Huberman (1984). A relevância da pesquisa e do problema investigado vincula-se ao aperfeiçoamento das práticas da Administração pública, em especial, daquelas orientadas para o ensino superior. Quanto aos aspectos contribuintes à teoria, relacionam-se nesta pesquisa, a generalização naturalística, a geração de sentido e o incremento teórico. No tocante aos resultados da investigação, reconhece-se que a GIC não se consolidou por completo na UFJF e em seu campus avançado. Não obstante a isto, percebe-se que as ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional foram traduzidas em diversos momentos nas práticas organizacionais da UFJF/GV, em especial, na Biblioteca UFJF/GV. Apreende-se que as criações de significados para os agentes organizacionais da Biblioteca UFJF/GV demandaram maior flexibilidade nos processos representativos da informação gerencial , assim como é oportuna a continuidade de implementação de TIC´s nos demais órgãos da UFJF e do CDC. Como perspectivas futuras, entende-se que a incorporação de uma postura administrativa e indutiva, voltada aos princípios de propagação do conhecimento registrado devem ser cada vez mais conduzidos pelos bibliotecários e gestores do sistema CDC. Depreende-se também sobre a indispensabilidade da criação de um estudo de usuários institucionalizado que possibilite a prospecção das necessidades dos utentes da Biblioteca UFJF/GV e dos indicadores concernentes aos produtos e serviços ofertados pela UFJF/GV. |
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Santos, Allan JúlioSabino, Geruza de Fátima ToméVieira, Flávio César FreitasSantos, Dayse Lucide SilvaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Sabino, Geruza de Fátima Tomé2019-05-20T17:58:06Z2019-05-20T17:58:06Z20182018-10-19SANTOS, Allan Júlio. A gestão da Informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias: estudo de caso da Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares. 2018. 164 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/b601b483-aade-4f03-ae49-128f7835769cEsta pesquisa pretende trazer à luz e cooperar com o desenvolvimento da temática Gestão da Informação e do Conhecimento em Bibliotecas Universitárias Públicas. O estudo tem como lócus de pesquisa a Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadares (UFJF/GV). Em face disto, o problema de pesquisa indaga quais os limites e possibilidades da aplicabilidade da Gestão da Informação e do Conhecimento pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) no desenvolvimento de produtos e serviços ofertados à comunidade acadêmica. Tem como objetivo analisar os limites e possibilidades da aplicabilidade da GIC pela Biblioteca UFJF/GV e de seu órgão coordenador, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) na conjuntura da administração de bibliotecas. Os aspectos investigados referem-se à análise das concepções, estratégias e efeitos do uso de instrumentos de GIC como subsídio à gestão de produtos e serviços biblioteconômicos. A orientação metodológica apoia-se na obra de Gil (2017) e classifica-se como empírica e social. O problema de pesquisa delineia-se sob o modelo de estudo de caso do tipo único, com enfoque incorporado, nos moldes de Yin (2001). O trabalho apresenta-se, quanto aos objetivos, do tipo exploratório-descritivo e com abordagem qualitativa. A natureza das fontes examinadas é bibliográfica e documental. Quanto à interpretação dos dados obtidos, as categorias analíticas estabelecem-se em face do Ciclo do Conhecimento Organizacional modelado por Choo (2011). Como métodos de apreciação dos dados são aplicados as técnicas de análise de conteúdo, formulado por Bardin (2016), e triangulação de dados, de Miles e Huberman (1984). A relevância da pesquisa e do problema investigado vincula-se ao aperfeiçoamento das práticas da Administração pública, em especial, daquelas orientadas para o ensino superior. Quanto aos aspectos contribuintes à teoria, relacionam-se nesta pesquisa, a generalização naturalística, a geração de sentido e o incremento teórico. No tocante aos resultados da investigação, reconhece-se que a GIC não se consolidou por completo na UFJF e em seu campus avançado. Não obstante a isto, percebe-se que as ideias e ações propostas pelas teorias de aprendizagem organizacional foram traduzidas em diversos momentos nas práticas organizacionais da UFJF/GV, em especial, na Biblioteca UFJF/GV. Apreende-se que as criações de significados para os agentes organizacionais da Biblioteca UFJF/GV demandaram maior flexibilidade nos processos representativos da informação gerencial , assim como é oportuna a continuidade de implementação de TIC´s nos demais órgãos da UFJF e do CDC. Como perspectivas futuras, entende-se que a incorporação de uma postura administrativa e indutiva, voltada aos princípios de propagação do conhecimento registrado devem ser cada vez mais conduzidos pelos bibliotecários e gestores do sistema CDC. Depreende-se também sobre a indispensabilidade da criação de um estudo de usuários institucionalizado que possibilite a prospecção das necessidades dos utentes da Biblioteca UFJF/GV e dos indicadores concernentes aos produtos e serviços ofertados pela UFJF/GV.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.This research aims to bring to light and cooperate with the development of the Information and Knowledge Management in Public University Libraries. The study has as a research locus the UFJF / GV Library of the Federal University of Juiz de Fora - Governador Valadares Advanced Campus (UFJF / GV). In the face of this, the research problem investigates the limits and possibilities of the applicability of Information and Knowledge Management by the UFJF / GV Library and its coordinating body, the Knowledge Diffusion Center (CDC) in the development of products and services offered to the academic community. It aims to analyze the limits and possibilities of the applicability of GIC by the UFJF / GV Library and its coordinating body, the Knowledge Diffusion Center (CDC) in the context of library administration. The aspects investigated refer to the analysis of conceptions, strategies and effects of the use of GIC instruments as a subsidy to the management of library products and services. The methodological orientation is based on the work of Gil (2017) and is classified as empirical and social. The research problem is outlined under the single-case study model with a built-in approach, following the model of Yin (2001). The work presents, as far as the objectives, the exploratory-descriptive type and with qualitative approach. The nature of the sources examined is bibliographical and documentary. As for the interpretation of the data obtained, the analytical categories are established in the face of the Organizational Knowledge Cycle modeled by Choo (2011). As methods of data appreciation are applied the techniques of content analysis, formulated by Bardin (2016), and triangulation of data, Miles and Huberman (1984). The relevance of the research and of the investigated problem is related to the improvement of public administration practices, especially those oriented toward higher education. As for the contributing aspects to the theory, naturalistic generalization, the generation of meaning and the theoretical increase are related in this research. Regarding the results of the investigation, it is recognized that GIC has not fully consolidated in the UFJF and in its advanced campus. In spite of this, we can see that the ideas and actions proposed by organizational learning theories were translated into several moments in the UFJF/GV organizational practices, especially in the UFJF/GV Library. It is understood that the creations of meanings for the organizational agents of the UFJF/GV Library demanded greater flexibility in the representative processes of managerial information, as well as the continuity of the implementation of ICTs in the other organs of the UFJF and the CDC. As future perspectives, it is understood that the incorporation of an administrative and inductive posture, oriented to the principles of propagation of registered knowledge should be increasingly conducted by the librarians and managers of the CDC system. It is also evident that the creation of an institutionalized user study that enables the prospection of users of the UFJF/GV Library and of the indicators concerning the products and services offered by UFJF/GV is indispensable.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA gestão da Informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias: estudo de caso da Biblioteca UFJF/GV da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus avançado Governador Valadaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestão da informaçãoGestão do conhecimentoAprendizagem organizacionaAdministração de bibliotecaBiblioteca universitáriaInformation managementKnowledge managementLibrary administrationUniversity libraryOrganizational learningreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILallan_julio_santos.pdf.jpgallan_julio_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2812https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/123e2570-d047-4dab-978f-6b5c235cd89a/download01c1dba27b0f61b6163fcc1dacc6674aMD57falseAnonymousREADORIGINALallan_julio_santos.pdfallan_julio_santos.pdfapplication/pdf3796992https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/6da896c9-4d20-4907-a4cc-3ae540cfdd97/download7e97fb863d340101455af4bdaaacf7eeMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) |
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