As políticas públicas educacionais e a evasão na educação superior: um estudo de caso na UFVJM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernando Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/915779a1-0889-43e0-967d-aca08f0d3151
Resumo: Linha de pesquisa: Estudos contemporâneos: Estado, trabalho, tecnologia e relações étnico-raciais.
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spelling Gonçalves, Fernando OliveiraFonseca, Lilian Simone GodoyMykonios, AtanásioAmaral, Roberto Antônio Penedo doTeixeira, Flaviana Tavares VieiraUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Fonseca, Lilian Simone Godoy2022-08-09T20:09:22Z2022-08-09T20:09:22Z20222022-03-11GONÇALVES, Fernando Oliveira. As políticas públicas educacionais e a evasão na educação superior: um estudo de caso na UFVJM. 2022. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Humanas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/915779a1-0889-43e0-967d-aca08f0d3151Linha de pesquisa: Estudos contemporâneos: Estado, trabalho, tecnologia e relações étnico-raciais.Na Ficha Catalográfica consta o título: "As políticas públicas educacionais e a evasão no Ensino Superior: um estudo de caso na UFVJM".A evasão é um problema que reflete as inúmeras barreiras sociais, econômicas e pessoais enfrentadas pelos estudantes. O assunto foi pesquisado neste estudo, pois a evasão é um fenômeno que carece de frequência de levantamentos de dados e debates, com aprofundamento no contexto do sistema educacional brasileiro. Este estudo se propôs à abordagem de assuntos relacionados à construção histórica das políticas públicas educacionais e das políticas de governo, evidenciando o Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) no sistema educacional do Brasil. Foram levantadas a visão e a prática global sobre políticas públicas, as políticas para oferta e ocupação de vagas, dados consolidados sobre evasão e ações para diminuir os altos índices desse fenômeno. Sobre a evasão, foram discutidos conceitos educacionais, administrativos e sociais, evidenciando não somente o retrato ao longo dos anos, como também a dimensão da evasão, um problema que ocorre praticamente em todas as universidades brasileiras. Na prática, foi estudado o caso do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (BHU) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em relação à evasão, a partir de dados pesquisados na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFVJM) referentes ao período de 2010 a 2018. Segundo as questões expostas neste estudo, fica evidente que após muitas mudanças de currículos e separação de cursos, as dificuldades não acabaram. Ocupar vagas está difícil, a manutenção de alunos não possui apoio efetivo relacionado a auxílios e, a evasão é a consequência disso. Ao explorar as informações sob a abordagem qualitativa, por meio de bibliografias e documentos, o estudo leva à instituição pesquisada sugestões de soluções para melhorar o preenchimento de vagas, a manutenção dos estudantes e, consequentemente, auxiliar na diminuição da evasão.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2022.Dropout is a problem that reflects the numerous social, economic and personal barriers faced by students. The subject was researched in this study, as dropout is a phenomenon that lacks frequency of data collection and debates, with a deepening in the context of the Brazilian educational system. This study aimed to approach issues related to the historical construction of public educational policies and government policies, highlighting the Support Program and Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI) in the Brazilian educational system. The global vision and practice on public policies were surveyed, we researched policies for the offer and occupation of vacancies, consolidated data on evasion and actions to reduce the high rates of this phenomenon. Regarding dropout, educational, administrative and social concepts were discussed, highlighting not only the portrait over the years, but also the dimension of dropout, a problem that occurs practically in all Brazilian universities. Continuing, the case of the Interdisciplinary Bachelor of Humanities (BHU) course at the Federal University of Vales do Jequitinhonha and Mucuri (UFVJM) in relation to dropout was studied, based on data researched at the Academic Registration and Control Directorate (DRCA), of Dean's Office for Graduation (PROGRAD/UFVJM) for the period from 2010 to 2018. According to the issues exposed in this study, it is evident that after many changes in curricula and separation of courses, the difficulties did not end. Occupying vacancies is difficult, the maintenance of students does not have effective support related to aid and evasion is the consequence of this. By exploring the information under the qualitative approach, through bibliographies and documents, the study will lead to the researched institution suggestions for solutions to improve the filling of vacancies, the maintenance of students and consequently help to reduce dropout.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAs políticas públicas educacionais e a evasão na educação superior: um estudo de caso na UFVJMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEvasãoEnsino superiorBacharelado InterdisciplinarEvasionHigher educationInterdisciplinary Bachelor degreereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILfernando_oliveira_goncalves.pdf.jpgfernando_oliveira_goncalves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3303https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/7056b215-b00d-47b0-a829-a0e574c9243f/download67c1127b0c705e63a3694d270676990fMD57falseAnonymousREADORIGINALfernando_oliveira_goncalves.pdffernando_oliveira_goncalves.pdfapplication/pdf1728683https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/60f3bc84-9a13-4f77-ace4-9e6176466905/download7d5681ec19b479d3a2e3b9e127f21f30MD51trueAnonymousREADLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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