Efetividade na gestão da assistência estudantil em uma Instituição de Ensino Superior Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo André dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/60db0c84-160d-4cf7-bc08-ec1175caaffc
Resumo: O presente trabalho apresenta um diagnóstico situacional e uma reflexão acerca da efetividade no uso de recursos financeiros aplicados à Assistência Estudantil na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É importante destacar que a assistência a estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil foi marcada pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), implementado no ano de 2007. O objetivo desse programa é possibilitar a democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil além de favorecer a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas IFES, combatendo a evasão e a retenção discente. O objetivo deste trabalho é investigar a efetividade no uso de recursos financeiros aplicados pela Assistência Estudantil da UFVJM, entre os anos de 2016 e 2020. Foi realizado um levantamento de dados descritivos (N=24.019) do histórico acadêmico e dos benefícios concedidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), além de uma Pesquisa de Opinião Pública (POP) aplicada aos discentes assistidos (N=477). Os resultados desta pesquisa mostram que o Programa de Assistência Estudantil da UFVJM atende prioritariamente estudantes provenientes de escolas públicas (12.169) e que uma porcentagem maior dos discentes beneficiários está localizada nos intervalos das maiores pontuações obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram encontradas diferenças nas médias do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) de discentes egressos de escolas públicas e particulares. O Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) mostrou-se mais elevado nos discentes que receberam o benefício do PAE. Destaca-se o auxílio manutenção e a bolsa integração como os benefícios mais solicitados pelos discentes. Os dados do desempenho acadêmico revelaram que este é mais elevado nos discentes assistidos pelo PAE. A Pesquisa de Opinião Pública mostrou que, na perspectiva do discente atendido, os benefícios do PAE contribuem para a redução da retenção e da evasão estudantil, para a democratização e para a igualdade de oportunidades quanto ao acesso à graduação presencial. Isso revela a percepção discente de boa efetividade das ações do PAE na instituição de ensino superior usada com estudo de caso deste trabalho. Espera-se que os resultados mostrados contribuam para promover uma melhor efetividade no uso de recursos financeiros aplicados a Programas de Assistência Estudantil, e consequente para a efetividade de políticas públicas de Assistência Estudantil no Brasil.
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spelling Santos, Leonardo André dosOliveira, Altamir Fernandes dePereira, João Antônio GomesGuimarães, Jussara Maria de CarvalhoMeireles, EduardoUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Oliveira, Altamir Fernandes de2021-05-03T20:47:02Z2021-05-03T20:47:02Z20202020-11-11SANTOS, Leonardo André dos. Efetividade na gestão da assistência estudantil em uma Instituição de Ensino Superior Federal. 2020. 106 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/60db0c84-160d-4cf7-bc08-ec1175caaffcO presente trabalho apresenta um diagnóstico situacional e uma reflexão acerca da efetividade no uso de recursos financeiros aplicados à Assistência Estudantil na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É importante destacar que a assistência a estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil foi marcada pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), implementado no ano de 2007. O objetivo desse programa é possibilitar a democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil além de favorecer a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas IFES, combatendo a evasão e a retenção discente. O objetivo deste trabalho é investigar a efetividade no uso de recursos financeiros aplicados pela Assistência Estudantil da UFVJM, entre os anos de 2016 e 2020. Foi realizado um levantamento de dados descritivos (N=24.019) do histórico acadêmico e dos benefícios concedidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), além de uma Pesquisa de Opinião Pública (POP) aplicada aos discentes assistidos (N=477). Os resultados desta pesquisa mostram que o Programa de Assistência Estudantil da UFVJM atende prioritariamente estudantes provenientes de escolas públicas (12.169) e que uma porcentagem maior dos discentes beneficiários está localizada nos intervalos das maiores pontuações obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram encontradas diferenças nas médias do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) de discentes egressos de escolas públicas e particulares. O Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) mostrou-se mais elevado nos discentes que receberam o benefício do PAE. Destaca-se o auxílio manutenção e a bolsa integração como os benefícios mais solicitados pelos discentes. Os dados do desempenho acadêmico revelaram que este é mais elevado nos discentes assistidos pelo PAE. A Pesquisa de Opinião Pública mostrou que, na perspectiva do discente atendido, os benefícios do PAE contribuem para a redução da retenção e da evasão estudantil, para a democratização e para a igualdade de oportunidades quanto ao acesso à graduação presencial. Isso revela a percepção discente de boa efetividade das ações do PAE na instituição de ensino superior usada com estudo de caso deste trabalho. Espera-se que os resultados mostrados contribuam para promover uma melhor efetividade no uso de recursos financeiros aplicados a Programas de Assistência Estudantil, e consequente para a efetividade de políticas públicas de Assistência Estudantil no Brasil.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2020.This work presents a situational diagnosis and a view regarding the effectiveness in the use of financial resources applied to Student Assistance at the Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys. It is important to highlight that the assistance given to students from Federal Institutions of Higher Education (IFES) in Brazil was marked by the National Student Assistance Program (PNAES), implemented in 2007. The aim of this program is to facilitate the democratization of access to Higher Education in Brazil, in addition to promoting the stability of students in a position of socioeconomic vulnerability in the IFES, combating student evasion and retention. The objective of this work is to investigate the effectiveness in the use of financial resources applied by Student Assistance at UFVJM, between the years of 2016 and 2020. A survey of descriptive data (N = 24,019) of the academic record and the benefits granted by the Student Assistance Program (PAE) was carried out, in addition to a Public Opinion Survey (POP) applied to assisted students (N = 477). The results of this research show that the UFVJM Student Assistance Program primarily serves students from public schools (12,169), and that a higher percentage of beneficiary students are located in the ranges of the highest scores obtained in the National High School Exam (ENEM). There were differences in the average of the Academic Performance Coefficient (CRA) of students graduating from public and private schools. The Socioeconomic Vulnerability Index (IVS) was higher in students who received the PAE benefit. The maintenance aid and the working scholarship stand out as the benefits most requested by the students. It was found that academic performance is higher in students assisted by the PAE. The Public Opinion Survey showed that from the perspective of the attended student, the benefits of the PAE contribute to the reduction of student retention and dropout, to democratization, and to equal opportunities regarding access to face-to-face graduation, revealing the good student's perception effectiveness of the actions of the PAE in the higher education institution where this study was carried out. The results shown are expected to contribute to promoting a better effectiveness in the use of financial resources applied to Student Assistance Programs, and the subsequent effectiveness of public Student Assistance policies in Brazil.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEfetividade na gestão da assistência estudantil em uma Instituição de Ensino Superior Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAssistência estudantilPNAESInstituições de Ensino SuperiorEfetividadeStudent assistanceHigher Education InstitutionsEffectivenessreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILleonardo_andre_santos.pdf.jpgleonardo_andre_santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2650https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d04e4455-bfd7-418c-9def-982f88e8a253/download4f0287df5ac7e8c565ead47da8b08065MD57falseAnonymousREADORIGINALleonardo_andre_santos.pdfleonardo_andre_santos.pdfapplication/pdf1495645https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/13c0d5e0-ac25-427f-bacc-a9ad5af162a4/download2ff97158c503b5c763e44a75db0cd58eMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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