An?lise sobre as concep??es de gram?tica no discurso de professores de l?ngua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Segundo, Manoel de Brito
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2182
Resumo: O presente estudo trata de uma investiga??o sobre as concep??es de gram?tica que norteiam o trabalho de professores de l?ngua portuguesa que atuam nas escolas de Ensino Fundamental de Diamantina-MG. No campo te?rico, temos v?rias defini??es do termo, como por exemplo, as defini??es de Perini (2000), Neves (2002) e Travaglia (2005). Dentro do ensino de gram?tica, h? que se considerar tamb?m o conceito de an?lise lingu?stica que, de acordo com as defini??es de Geraldi (2006) e Mendon?a (2007), ? uma metodologia para o ensino do conte?do gramatical. Os dois s?o essenciais para entender a pr?tica do ensino dos conte?dos de gram?tica supracitados na escola. Diante dessa varia??o terminol?gica e da import?ncia desses estudos, perguntamo-nos: quais concep??es de gram?tica ?(s?o) subjacente(s) ao discurso dos professores, bem como quais delas s?o observ?veis na pr?tica do ensino? Tratase de uma pesquisa qualitativa e como ferramentas de coleta de dados foram utilizados os instrumentos: entrevista, di?rio de campo (instrumento de registro) e pesquisa documental. Essa ?ltima permitiu-nos extrair dados de documentos como os Par?metros Curriculares Nacionais (PCN), de car?ter consultivo, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de cunho normativo, que nos ajudaram a compreender as defini??es te?ricas das quais tomamos como base para discutir o que ? gram?tica. A an?lise foi feita por meio da An?lise do Discurso, baseando-se os estudos semiolingu?sticos de Patrick Charaudeau (2001), nos quais discutiu e analisou o discurso pol?tico. Por meio da pesquisa pudemos perceber que a concep??o de gram?tica mais recorrente ? a de gram?tica normativa. A afirma??o ? feita baseando-nos nas informa??es obtidas pela entrevista e aulas observadas. Contudo, entendemos que embora a gram?tica normativa esteja mais presente, isso n?o quer dizer que as demais n?o sejam trabalhadas em sala de aula.
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Dentro do ensino de gram?tica, h? que se considerar tamb?m o conceito de an?lise lingu?stica que, de acordo com as defini??es de Geraldi (2006) e Mendon?a (2007), ? uma metodologia para o ensino do conte?do gramatical. Os dois s?o essenciais para entender a pr?tica do ensino dos conte?dos de gram?tica supracitados na escola. Diante dessa varia??o terminol?gica e da import?ncia desses estudos, perguntamo-nos: quais concep??es de gram?tica ?(s?o) subjacente(s) ao discurso dos professores, bem como quais delas s?o observ?veis na pr?tica do ensino? Tratase de uma pesquisa qualitativa e como ferramentas de coleta de dados foram utilizados os instrumentos: entrevista, di?rio de campo (instrumento de registro) e pesquisa documental. 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Los dos son esenciales para comprenderla pr?ctica de ense?anza de contenidos referidos en la escuela. Frente a esa variaci?n terminol?gica y de la importancia de eses estudios, nos preguntamos: ?cu?l es la concepci?n de gram?tica de los profesores? y ?c?mo ese contenido es trabajado en clase? Por lo tanto, es un estudio cualitativo y como herramientas de coleta de datos fueron utilizados los instrumentos: entrevista, diario de campo y pesquisa documental. Esta ?ltima nos permiti? sacar datos de documentos como los Par?metros Curriculares Nacionales (PCN), en car?cter de consulta, y la Base Nacional Com?n (BNCC), de car?cter normativo, que nos ayudaron a comprender las definiciones te?ricas de las cuales empezamos como base para discutir lo que es gram?tica. El an?lisis fue realizado por medio del An?lisis del Discurso, bas?ndose en estudios socioling??sticos de Patrick Charaudeau (2001), en el cual discuti? y analiz? el discurso pol?tico. A trav?s de la investigaci?n pudimos percibir la concepci?n gramatical m?s recurrente es la gram?tica normativa. La afirmaci?n se basa en la informaci?n obtenida por la entrevista y las clases observadas. Sin embargo, entendemos que aunque la gram?tica normativa est? m?s presente, esto no significa que las dem?s no sean trabajadas en el aula.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAn?lise sobre as concep??es de gram?tica no discurso de professores de l?ngua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisL?ngua PortuguesaConcep??es de gram?ticaPr?tica docenteLengua portuguesaConcepciones de gram?ticaPr?ctica docentereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTmanoel_brito_oliveira_segundo.pdf.txtmanoel_brito_oliveira_segundo.pdf.txtExtracted texttext/plain270589http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2182/6/manoel_brito_oliveira_segundo.pdf.txt6bb3fd2c0ce248fb07ea847716c3f803MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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