A formação continuada dos profissionais da educação básica no território de atuação da UFVJM: uma análise das propostas de extensão
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/d9830d26-ddf2-402a-acc9-4fcb9096c2c3 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral mapear ações de extensão desenvolvidas pela UFVJM para a formação continuada dos profissionais da educação básica no período de 2013 a 2016, buscando verificar se essas ações têm atendido o território de atuação da UFVJM. O referencial teórico aborda a questão das Políticas Públicas e da Formação dos Profissionais da Educação a partir dos seguintes temas: a) História da formação de professores no Brasil; b) Formação inicial e continuada de professores no Brasil; c) Modelos de formação de professores: d) Gestão democrática no Brasil; e) Formação de gestores pedagógicos; f) Histórico da Extensão Universitária no Brasil e na UFVJM. A metodologia concentrou-se na pesquisa documental, no levantamento de ações de extensão registradas na Pró-Reitoria de Extensão – PROEXC/UFVJM durante o período que analisamos. A abordagem qualitativa destes documentos foi realizada em três momentos: seleção dos documentos, acesso e a análise. Após a análise dos registros de ações na PROEXC, optou-se por pesquisar todas as ações de extensão para formação continuada dos profissionais da educação básica, considerando a contribuição que esta pesquisa trará para a Instituição objeto de estudo. A partir de tal processo, chegou-se a duas categorias de análise e à definição dos eixos temáticos norteadores da discussão. A primeira aborda a institucionalização da extensão como um caminho para a formação continuada dos profissionais da educação em território brasileiro e na UFVJM. A segunda aponta possíveis relações entre as políticas públicas nacionais e estaduais para a formação continuada e as atividades extensionistas da UFVJM. O estudo demonstrou que a formação continuada dos Profissionais da Educação Básica foi contemplada nas ações de Extensão Universitária da UFVJM no período de 2013 a 2016. Evidenciou-se, também, que as temáticas tratadas nas referidas ações desvelam, entre outras questões, uma aparente relação e/ou interação com as políticas públicas nacionais e estaduais vigentes, especialmente no que diz respeito à interdisciplinaridade, que abre a possibilidade de diálogo da educação com as diferentes áreas do conhecimento, atendendo assim às Diretrizes da Extensão da UFVJM e possibilitando um diálogo multi, inter e transdisciplinar com a comunidade acadêmica. |
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Souza, Maria Prisilina deRamalho, Mara LúciaVasconcelos, Kyrleys PereiraRamalho, Maria Nailde MartinsAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Ramalho, Mara Lúcia2019-05-13T19:46:49Z2019-05-13T19:46:49Z20182018-11-09SOUZA, Maria Prisilina de. A formação continuada dos profissionais da educação básica no território de atuação da UFVJM: uma análise das propostas de extensão. 2018. 133 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/d9830d26-ddf2-402a-acc9-4fcb9096c2c3Esta pesquisa tem como objetivo geral mapear ações de extensão desenvolvidas pela UFVJM para a formação continuada dos profissionais da educação básica no período de 2013 a 2016, buscando verificar se essas ações têm atendido o território de atuação da UFVJM. O referencial teórico aborda a questão das Políticas Públicas e da Formação dos Profissionais da Educação a partir dos seguintes temas: a) História da formação de professores no Brasil; b) Formação inicial e continuada de professores no Brasil; c) Modelos de formação de professores: d) Gestão democrática no Brasil; e) Formação de gestores pedagógicos; f) Histórico da Extensão Universitária no Brasil e na UFVJM. A metodologia concentrou-se na pesquisa documental, no levantamento de ações de extensão registradas na Pró-Reitoria de Extensão – PROEXC/UFVJM durante o período que analisamos. A abordagem qualitativa destes documentos foi realizada em três momentos: seleção dos documentos, acesso e a análise. Após a análise dos registros de ações na PROEXC, optou-se por pesquisar todas as ações de extensão para formação continuada dos profissionais da educação básica, considerando a contribuição que esta pesquisa trará para a Instituição objeto de estudo. A partir de tal processo, chegou-se a duas categorias de análise e à definição dos eixos temáticos norteadores da discussão. A primeira aborda a institucionalização da extensão como um caminho para a formação continuada dos profissionais da educação em território brasileiro e na UFVJM. A segunda aponta possíveis relações entre as políticas públicas nacionais e estaduais para a formação continuada e as atividades extensionistas da UFVJM. O estudo demonstrou que a formação continuada dos Profissionais da Educação Básica foi contemplada nas ações de Extensão Universitária da UFVJM no período de 2013 a 2016. Evidenciou-se, também, que as temáticas tratadas nas referidas ações desvelam, entre outras questões, uma aparente relação e/ou interação com as políticas públicas nacionais e estaduais vigentes, especialmente no que diz respeito à interdisciplinaridade, que abre a possibilidade de diálogo da educação com as diferentes áreas do conhecimento, atendendo assim às Diretrizes da Extensão da UFVJM e possibilitando um diálogo multi, inter e transdisciplinar com a comunidade acadêmica.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.This research has the general objective of mapping extension actions developed by UFVJM for the continuing education of primary education professional, from 2013 to 2016, seeking to verify if these actions have served the action field of UFVJM. The theoretical framework addresses the issue of Public Policies and teacher education from the following themes: a) History of teacher education in Brazil; b) Initial and continuing teacher education in Brazil; c) Teacher training models; d) Democratic management in Brazil; e) Pedagogic managers education; f) History of university extension in Brazil and at UFVJM. We focused the methodology on documentary research, in the survey of extension actions registered in Pro-Rectory of Extension - PROEXC / UFVJM, during the period analyzed. The qualitative approach of these documents was carried out in three moments: document selection, access and analysis. After analyzing the records of extension actions in PROEXC, we decided to research all extension actions related to continued education of teachers, considering the contribution that this research will bring to the Institution under study. From this process, two categories of analysis and the definition of the thematic axes of the discussion were reached. The first deals with the legalization of extension as a path for the continued education of teachers in Brazil and at UFVJM. The second one points out possible relations between national and state public policies for continued education and UFVJM extension activities. This study demonstrated that the continued education of basic teachers was contemplated in the UFVJM extension actions from 2013 to 2016. It was also pointed out that the topics covered by these actions reveals, among other issues, an apparent relationship and/or interaction with current national and state public policies, especially with regard to interdisciplinarity, which opens the possibility of dialogue between the fields of education and other areas of knowledge, therefore meeting the guidelines of UFVJM´s Extension and enabling a multi, inter and transdisciplinary dialogue with the academic community.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA formação continuada dos profissionais da educação básica no território de atuação da UFVJM: uma análise das propostas de extensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisExtensão universitáriaPolíticas públicasFormação continuada dos profissionais da educaçãoUniversity extensionPublic policiesTeachers continued educationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILmaria_prisilina_souza.pdf.jpgmaria_prisilina_souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2683https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d1c0b6d0-4d27-40af-a5b2-815650a758ca/download359b0d7eb620bc875eab7cdbe295baa2MD57falseAnonymousREADORIGINALmaria_prisilina_souza.pdfmaria_prisilina_souza.pdfapplication/pdf2790484https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/cfee4b4a-9740-4bd3-85e6-0ded013166f2/download01b083e84bfaf9405ffd152de36e7055MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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