Avaliação longitudinal da performance mastigatória de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Eliza da Consolação
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/60b2ae55-c2db-4495-9e6a-4e3b69c655dd
Resumo: Linha de pesquisa: Epidemiologia e controle das doenças bucais.
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spelling Soares, Maria Eliza da ConsolaçãoRamos Jorge, JoanaFernandes, Izabella BarbosaPaiva, Saul Martins dePordeus, Isabela AlmeidaRamos Jorge, Maria LeticiaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Ramos Jorge, Joana2022-04-18T13:26:18Z2022-04-18T13:26:18Z20192019-02-07SOARES, Maria Eliza da Consolação. Avaliação longitudinal da performance mastigatória de pré-escolares. 2019. 114 p. Tese (Doutorado em Odontologia) – Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/60b2ae55-c2db-4495-9e6a-4e3b69c655ddLinha de pesquisa: Epidemiologia e controle das doenças bucais.Área de concentração: Odontopediatria.Investigar fatores que alteram a performance mastigatória (PM) de crianças na fase de dentição decídua é importante, pois a mastigação é um estímulo para o crescimento e desenvolvimento craniofacial. Além disso, a mastigação exerce influência na digestão e absorção de nutrientes, fundamentais para o crescimento e manutenção da saúde. Tal investigação ainda é limitada através de estudos longitudinais. Essa tese foi desenvolvida na forma de dois artigos científicos. O primeiro artigo teve como objetivo determinar os fatores de risco para a piora da Performance Mastigatória (PM) de pré-escolares. Um estudo de coorte foi realizado com 136 pré-escolares selecionados a partir de um estudo transversal (baseline). As crianças e suas mães/responsáveis foram contatadas após um ano do baseline para uma segunda avaliação. Todas as variáveis foram coletadas em ambas as avaliações. O exame clínico bucal foi realizado para avaliação de má-oclusão posterior, do número de dentes perdidos devido à cárie e da presença de cárie dentária. A presença de cárie foi avaliada através do Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cárie Dentária (ICDAS II). As mães preencheram um recordatório alimentar de 3 dias das crianças, que foi usado para cálculo da frequência média diária de ingestão de alimentos sólidos, líquidos e pastosos. Para avaliação da PM, foi utilizado um alimento teste artificial (Optocal). O método de processamento deste alimento se deu por peneiramento, através de nove peneiras acopladas a um agitador mecânico por 20 minutos. As partículas retidas em cada peneira foram pesadas e a partir desse peso foi determinado o tamanho mediano (X50) das partículas trituradas para cada criança. Todas as variáveis foram categorizadas de acordo com sua variação durante o período de acompanhamento. O risco de impacto das variáveis sobre a piora da PM foi testado por meio da regressão hierárquica de Poisson. O aumento do número de dentes cavitados (RR= 1,98; IC95%= 1,01-3,93), aumento do número de dentes posteriores perdidos (RR= 3,29; IC95%= 1,67-6,47) e redução da frequência média diária de consumo de alimentos sólidos (RR= 2,29; IC 95%= 1,22-4,31) foram associados a uma piora da PM. O objetivo do segundo estudo foi avaliar o efeito do tratamento restaurador na performance mastigatória (PM) de pré-escolares com lesões cariosas cavitadas posteriores, além de comparar a PM após o tratamento com um grupo com dentição saudável, que não recebeu intervenção. Este estudo longitudinal com intervenção em um grupo foi realizado com 58 crianças de 4 e 5 anos que apresentavam lesões cariosas cavitadas nos dentes posteriores, compondo o grupo intervenção. Essas crianças foram pareadas com crianças da mesma idade e sexo que apresentavam os dentes posteriores hígidos, para formação do grupo não intervenção. A avaliação foi realizada em dois momentos: previamente ao início do tratamento restaurador das crianças do grupo intervenção e 15 dias após finalizado o tratamento. A avaliação da PM foi realizada utilizando o alimento teste artificial optocal. O método utilizado para cálculo do tamanho mediano das partículas (X50) foi o peneiramento. Houve diferença do valor do X50 entre os dois grupos tanto na primeira avaliação (p=0,003), quanto no acompanhamento (p=0,020), onde o grupo não intervenção apresentou melhor PM. No entanto, o delta do X50 foi menor no grupo intervenção (p<0,001) (maior melhora). No modelo final da regressão múltipla, o ΔX50 foi influenciado pelo número de dentes restaurados (β=-0,391; p<0,001). O tratamento restaurador apresentou efeito positivo para a melhora da PM. Houve uma maior variação para melhor da PM do grupo intervenção. O aumento do número de dentes perdidos e cavitados são fatores de risco para a piora da PM de pré-escolares Além disso, é importante avaliar a consistência dos alimentos oferecidos, uma vez, que quando há uma redução da frequência de ingestão de alimentos sólidos, ocorre uma tendência à piora da PM. Após o tratamento restaurador odontológico houve uma melhora significativa da PM. Entretanto, não foram alcançados níveis semelhantes às crianças com todos os dentes posteriores hígidos. Esses resultados reforçam a importância das atividades de prevenção e promoção de saúde, mas também a relevância do tratamento restaurador após a experiência de cárie, para que haja uma melhora da função.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.Investigating some factors that alter the masticatory performance (MP) of children during primary dentition becomes important, as the chewing stimulates for craniofacial growth and development. In addition, chewing exerts influence on the digestion and absorption of nutrients, fundamental for growth and maintenance of general health. Such investigation is still limited by longitudinal studies. This thesis was developed in the form of two scientific papers. The first article had as objective to determine the risk factors for the worsening of the Masticatory Performance (MP) of preschool children. A cohort study was conducted with 136 preschoolers selected from a cross-sectional study (baseline). The children and their mothers / guardians were contacted after a baseline year for a second evaluation. All variables were collected in both evaluations. The oral clinical examination was performed to evaluate posterior malocclusion, the number of teeth lost due to caries and the presence of dental caries. The presence of caries was evaluated through the International System of Evaluation and Detection of Dental Caries (ICDAS II). Mothers completed a 3-day infant food recall, which was used to calculate the mean daily intake frequency of solid, liquid and pasty foods. For evaluation of MP, an artificial test food (Optocal) was used. The method of processing this food was by sieving through nine sieves coupled to a mechanical stirrer for 20 minutes. The particles retained in each sieve were weighed and from that weight the median size (X50) of the crushed particles for each child was determined. All variables were categorized according to their variation during the follow-up period. The risk of impact of the variables on the worsening of the MP was tested through the hierarchical Poisson regression. The increase in the number of caved teeth (RR = 1.98, 95% CI = 1.01-3.93), increase in the number of posterior teeth lost (RR = 3.29, 95% CI = 1.67-6.47 ) and reduction of the average daily frequency of solid food intake (RR = 2.29, 95% CI = 1.22-4.31) were associated with a worsening of MP. The objective of the second study was to evaluate the effect of restorative treatment on the masticatory performance of pre-schoolers with posterior cavitated carious lesions and to compare MP after treatment with a group with healthy dentition that did not receive intervention. This longitudinal study with intervention in a group was performed with 58 children of 4 and 5 years who presented carious lesions cavitated in the posterior teeth, composing the intervention group. These children were paired with children of the same age and sex who had healthy posterior teeth, to form the nonintervention group. The evaluation was performed in two moments: before the beginning of the restorative treatment of the children of the intervention group and 15 days after the end of the treatment. MP evaluation was performed using the artificial optocal test food. The method used to calculate the median particle size (X50) was sieving. There was a difference in the value of X50 between the two groups, both in the first evaluation (p = 0.003) and in the follow-up (p = 0.020), where the nonintervention group had a better MP. However, the X50 delta was lower in the intervention group (p <0.001) (greater improvement). In the final multiple regression model, ΔX50 was influenced by the number of restored teeth (β = -0.391, p <0.001). The restorative treatment had a positive effect on MP improvement. There was a greater variation for better MP of the intervention group. The increase in the number of lost and cavitated teeth are risk factors for the worsening of the MP of preschoolers. In addition, it is important to evaluate the consistency of the food offered, once, that when there is a reduction in the frequency of intake of solid foods, there is a tendency for MP to worsen. After dental restorative treatment there was a significant improvement in MP. However, similar levels were not achieved for children with all posterior healthy teeth. These results reinforce the importance of health promotion and prevention activities, but also the relevance of restorative treatment after the experience of caries, so that there is an improvement of the function.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação longitudinal da performance mastigatória de pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEstudos longitudinaisMastigaçãoPré-escolarCárie dentáriaTratamento odontológicoLongitudinal studiesChewingPreschool childrenDental cariesDental treatmentreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILmaria_eliza_consolacao_soares.pdf.jpgmaria_eliza_consolacao_soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2498https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/e8711747-7f80-4136-a87d-f0f6e3e7605d/download04a4266e061973f55b040bc83734b9bdMD57falseAnonymousREADORIGINALmaria_eliza_consolacao_soares.pdfmaria_eliza_consolacao_soares.pdfapplication/pdf1787678https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/1456f112-8769-4027-a0e7-575f1d1da0f7/downloadab96c9cd94cc604b1a6145001a1e4437MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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