A forma??o docente continuada PNAIC 2013: uma an?lise da situa??o dos professores alfabetizadores de surdos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1406 |
Resumo: | O Governo Federal instituiu em julho de 2012 o programa de forma??o continuada para professores alfabetizadores, intitulado ?Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa? com o objetivo principal de garantir a alfabetiza??o de todas as crian?as at? os oito anos de idade. Esse Programa teve in?cio em 2013 e, em sua estrutura??o, as universidades parceiras foram respons?veis pela forma??o dos orientadores de estudos que, por sua vez, formavam os professores alfabetizadores em seus respectivos munic?pios, em encontros mensais de 8 horas. Toda a forma??o foi baseada nos Cadernos de Forma??o distribu?dos pelo Minist?rio da Educa??o (MEC) a todos os participantes do Programa. Tendo como refer?ncia o objetivo principal do Programa e o processo de inclus?o de surdos na rede regular de ensino, surgiu o problema deste trabalho: o ?Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa? subsidiou a forma??o de professores alfabetizadores de surdos? Esta pesquisa ? de natureza qualitativa e foi realizada por meio de levantamento bibliogr?fico e an?lise documental pelo m?todo de An?lise do Conte?do. Durante a constru??o do referencial te?rico, buscou-se investigar e discutir a forma??o de professores no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional e o processo de inclus?o educacional do surdo no ensino regular. A partir dessa etapa, foram criadas tr?s categorias de an?lise que subsidiaram a investiga??o dos Cadernos de Forma??o: Educa??o inclusiva, Surdez e Alfabetiza??o de surdos. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa n?o ofereceu uma forma??o que atendesse ?s necessidades dos professores alfabetizadores de surdos. Nesse sentido, seu objetivo principal n?o alcan?ou todas as crian?as. ? sabido que o processo de inclus?o de surdos na rede regular de ensino n?o ? algo simples, contudo, se ele existe, ? preciso criar estrat?gias para ele se realizar efetivamente. Caso contr?rio, se transforma em exclus?o. Desse modo, o poder p?blico deve criar mecanismos para melhorar esses tipos de programas e proporcionar uma forma??o continuada aos professores, garantindo a inclus?o de alunos surdos na rede regular de ensino. |
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Mattos, Greyd CardosoMagalh?es, Ant?nio de P?duaAmaral, Ant?nio Carlos VictorSantos, Am?dis Germano dosUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Magalh?es, Ant?nio de P?dua2017-07-03T13:58:31Z2017-07-03T13:58:31Z20162016-10-31MATTOS, Greyd Cardoso. A forma??o docente continuada PNAIC 2013: uma an?lise da situa??o dos professores alfabetizadores de surdos. 2016. 85 p. Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1406O Governo Federal instituiu em julho de 2012 o programa de forma??o continuada para professores alfabetizadores, intitulado ?Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa? com o objetivo principal de garantir a alfabetiza??o de todas as crian?as at? os oito anos de idade. Esse Programa teve in?cio em 2013 e, em sua estrutura??o, as universidades parceiras foram respons?veis pela forma??o dos orientadores de estudos que, por sua vez, formavam os professores alfabetizadores em seus respectivos munic?pios, em encontros mensais de 8 horas. Toda a forma??o foi baseada nos Cadernos de Forma??o distribu?dos pelo Minist?rio da Educa??o (MEC) a todos os participantes do Programa. Tendo como refer?ncia o objetivo principal do Programa e o processo de inclus?o de surdos na rede regular de ensino, surgiu o problema deste trabalho: o ?Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa? subsidiou a forma??o de professores alfabetizadores de surdos? Esta pesquisa ? de natureza qualitativa e foi realizada por meio de levantamento bibliogr?fico e an?lise documental pelo m?todo de An?lise do Conte?do. 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Desse modo, o poder p?blico deve criar mecanismos para melhorar esses tipos de programas e proporcionar uma forma??o continuada aos professores, garantindo a inclus?o de alunos surdos na rede regular de ensino.Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2017-06-28T18:16:16Z No. of bitstreams: 2 greyd_cardoso_mattos.pdf: 642059 bytes, checksum: 0515f2d652ee7811284f150259762eab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Martins Cruz (rodrigo.cruz@ufvjm.edu.br) on 2017-07-03T13:58:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 greyd_cardoso_mattos.pdf: 642059 bytes, checksum: 0515f2d652ee7811284f150259762eab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-03T13:58:31Z (GMT). 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According to the main objective of this program and the inclusion process of the deaf in the regular school system, the problem of this study appeared: the ?Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa? formed teachers to the deaf inclusion? This research is classified as qualitative and was conducted through a literature review and document analysis known as Content Analysis method. During the composing of the theoretical framework, we try to investigate and discuss the training of teachers in Brazil from the ?Lei de Diretrizes e Bases da Educa??o Nacional? (Law of Guidelines and Bases of National Education) and the process of education of the deaf inclusion in elementary education. From this step, three categories of analysis to support the investigation of Training Books were created: Inclusive Literacy, Deafness and Deaf Literacy. The research results show that the program did not offer an education that meets the needs of the teachers of the deaf. Therefore, its main objective has not achieved all children. We know that the process of inclusion of deaf people in regular education is not something simple, however, if it exists, we must create strategies to make it effectively. Otherwise, it will be an exclusion. Thus, the government has to create mechanisms to improve this kind of programs and provide a permanent training for teachers, ensuring the inclusion of deaf students in regular schools.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA forma??o docente continuada PNAIC 2013: uma an?lise da situa??o dos professores alfabetizadores de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisForma??o continuadaInclus?oEduca??o de surdosPermanent trainingInclusionDeaf educationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTgreyd_cardoso_mattos.pdf.txtgreyd_cardoso_mattos.pdf.txtExtracted texttext/plain206380http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1406/6/greyd_cardoso_mattos.pdf.txt6b2a61ac3f4b07e0896c77026eca3ac1MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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