A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janerine, Aline de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quadros, Ana Luiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105
Resumo: A percep??o de que os egressos do curso de forma??o de professores, apesar de realizarem estudos te?ricos importantes, nem sempre atuam de maneira diferente daquela que seus professores atuavam nos levou a realizar esta investiga??o. Envolvemos professores de Qu?mica em forma??o na elabora??o de aulas a partir de temas do contexto, que foram desenvolvidas em tr?s turmas de institui??es do Ensino M?dio. Essas aulas foram analisadas coletivamente, em reuni?es de avalia??o, para que um processo reflexivo acontecesse. Para isso as aulas e as reuni?es de avalia??o foram gravadas em v?deo. Neste trabalho analisamos as contribui??es da reflex?o no entendimento do papel do professor em sala de aula. Observamos resultados expressivos em termos de apropria??o de estudos te?ricos (intera??es discursivas, natureza da Ci?ncia e rela??es pedag?gicas), realizados com base na pr?tica docente de cada um. Este estudo traz implica??es para a forma??o de professores, principalmente para o est?gio curricular.
id UFVJM-2_b35dd3342a36f1cd721e1bad3d957cd1
oai_identifier_str oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui:1/2550
network_acronym_str UFVJM-2
network_name_str Repositório Institucional da UFVJM
repository_id_str 2145
spelling Janerine, Aline de SouzaQuadros, Ana Luiza deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2021-05-28T19:39:20Z2021-05-28T19:39:20Z2021-04-02Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de. A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM. Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias, Belo Horizonte, v. 23, elocation e24328, 2021.1983-2117http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105S1983-21172021000100305-sclA percep??o de que os egressos do curso de forma??o de professores, apesar de realizarem estudos te?ricos importantes, nem sempre atuam de maneira diferente daquela que seus professores atuavam nos levou a realizar esta investiga??o. Envolvemos professores de Qu?mica em forma??o na elabora??o de aulas a partir de temas do contexto, que foram desenvolvidas em tr?s turmas de institui??es do Ensino M?dio. Essas aulas foram analisadas coletivamente, em reuni?es de avalia??o, para que um processo reflexivo acontecesse. Para isso as aulas e as reuni?es de avalia??o foram gravadas em v?deo. Neste trabalho analisamos as contribui??es da reflex?o no entendimento do papel do professor em sala de aula. Observamos resultados expressivos em termos de apropria??o de estudos te?ricos (intera??es discursivas, natureza da Ci?ncia e rela??es pedag?gicas), realizados com base na pr?tica docente de cada um. Este estudo traz implica??es para a forma??o de professores, principalmente para o est?gio curricular.Made available in DSpace on 2021-05-28T19:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0What motivated this investigation is the idea that although students of teacher training courses engage in important theoretical discussions, they do not always act differently from what their teachers used to. Our project placed Chemistry teachers in training into procedures to prepare and develop their own classes based on contextualized themes that were deployed in three classes in High School. These classes were analyzed collectively, in evaluation meetings, seeking to promote a reflective process. For this, the classes and evaluation meetings were recorded in video. In this article we analyze the contributions of the reflective process in understanding the role of the teacher in a classroom. We observed expressive results in the appropriation of their theoretical studies (discursive interactions, nature of Science and pedagogical link-making), based on the teaching performance of each student. This study brings important implications in understanding the teacher formation, mainly for curricular stage.La percepci?n de que los egresados del curso de formaci?n de profesores, a pesar de que realizan importantes estudios te?ricos, generalmente no act?an de manera diferente a lo que hicieron sus maestros nos llev? a realizar esta investigaci?n. Involucramos a los profesores de Qu?mica en formaci?n en la preparaci?n de clases desde temas del contexto, las cuales se desarrollaron en tres clases de escuelas de secundaria. Se analizaron esas clases en conjunto, en reuniones de evaluaci?n, con el fin de promover el proceso reflexivo. Para ello, se llevaron a cabo grabaciones en video de las clases y las reuniones de evaluaci?n. En este art?culo analizaremos las contribuciones de la reflexi?n para comprender el rol del profesor en las clases. Los resultados fueron expresivos en cuanto a la apropiaci?n de estudios te?ricos (interacciones discursivas, naturaleza de las Ciencias y relaciones pedag?gicas), realizados con base en la pr?ctica docente de cada uno. Esta investigaci?n trae implicaciones para la formaci?n de profesores, principalmente para la pr?ctica curricular.engporFaculdade de Educa??o da Universidade Federal de Minas GeraisEnsaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias (Belo Horizonte)SciELOreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMA reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJMLa reflexi?n colectiva en la formaci?n de profesores: una experiencia en el curso de qu?mica en UFVJMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTrainingReflective processCollective evaluationForma??o de professoresProcesso reflexivoAvalia??o compartilhadaFormaci?n de profesoresProceso reflexivoEvaluaci?n colectivainfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTS1983-21172021000100305-scl.pdf.txtS1983-21172021000100305-scl.pdf.txtExtracted texttext/plain61939http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/3/S1983-21172021000100305-scl.pdf.txt5d987d51a1dced1f5e13ddacc68e0f2aMD53S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txtS1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txtExtracted texttext/plain57686http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/4/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txtda50386d60f6d2dc2082a74d0f4a1887MD54ORIGINALS1983-21172021000100305-scl.pdfS1983-21172021000100305-scl.pdfapplication/pdf588131http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/1/S1983-21172021000100305-scl.pdfdd0fdfb4a03447eeb03a9ca56da445d0MD51S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdfS1983-21172021000100305-scl_ingles.pdfapplication/pdf514995http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/2/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdfab3ffd69e2e6db42ceb07cad4af710caMD521/25502021-05-29 03:00:22.488oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui:1/2550Repositório InstitucionalPUBhttp://acervo.ufvjm.edu.br/oai/requestrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452021-05-29T06:00:22Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv La reflexi?n colectiva en la formaci?n de profesores: una experiencia en el curso de qu?mica en UFVJM
title A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
spellingShingle A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
Janerine, Aline de Souza
Training
Reflective process
Collective evaluation
Forma??o de professores
Processo reflexivo
Avalia??o compartilhada
Formaci?n de profesores
Proceso reflexivo
Evaluaci?n colectiva
title_short A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
title_full A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
title_fullStr A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
title_full_unstemmed A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
title_sort A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
author Janerine, Aline de Souza
author_facet Janerine, Aline de Souza
Quadros, Ana Luiza de
author_role author
author2 Quadros, Ana Luiza de
author2_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.contributor.author.fl_str_mv Janerine, Aline de Souza
Quadros, Ana Luiza de
dc.subject.keyword.eng.fl_str_mv Training
Reflective process
Collective evaluation
topic Training
Reflective process
Collective evaluation
Forma??o de professores
Processo reflexivo
Avalia??o compartilhada
Formaci?n de profesores
Proceso reflexivo
Evaluaci?n colectiva
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Forma??o de professores
Processo reflexivo
Avalia??o compartilhada
dc.subject.keyword.spa.fl_str_mv Formaci?n de profesores
Proceso reflexivo
Evaluaci?n colectiva
description A percep??o de que os egressos do curso de forma??o de professores, apesar de realizarem estudos te?ricos importantes, nem sempre atuam de maneira diferente daquela que seus professores atuavam nos levou a realizar esta investiga??o. Envolvemos professores de Qu?mica em forma??o na elabora??o de aulas a partir de temas do contexto, que foram desenvolvidas em tr?s turmas de institui??es do Ensino M?dio. Essas aulas foram analisadas coletivamente, em reuni?es de avalia??o, para que um processo reflexivo acontecesse. Para isso as aulas e as reuni?es de avalia??o foram gravadas em v?deo. Neste trabalho analisamos as contribui??es da reflex?o no entendimento do papel do professor em sala de aula. Observamos resultados expressivos em termos de apropria??o de estudos te?ricos (intera??es discursivas, natureza da Ci?ncia e rela??es pedag?gicas), realizados com base na pr?tica docente de cada um. Este estudo traz implica??es para a forma??o de professores, principalmente para o est?gio curricular.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T19:39:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-28T19:39:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de. A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM. Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias, Belo Horizonte, v. 23, elocation e24328, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1983-2117
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1983-21172021000100305-scl
identifier_str_mv Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de. A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM. Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias, Belo Horizonte, v. 23, elocation e24328, 2021.
1983-2117
S1983-21172021000100305-scl
url http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educa??o da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educa??o da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UFVJM
instname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
instacron:UFVJM
instname_str Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
instacron_str UFVJM
institution UFVJM
reponame_str Repositório Institucional da UFVJM
collection Repositório Institucional da UFVJM
bitstream.url.fl_str_mv http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/3/S1983-21172021000100305-scl.pdf.txt
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/4/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txt
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/1/S1983-21172021000100305-scl.pdf
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/2/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d987d51a1dced1f5e13ddacc68e0f2a
da50386d60f6d2dc2082a74d0f4a1887
dd0fdfb4a03447eeb03a9ca56da445d0
ab3ffd69e2e6db42ceb07cad4af710ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufvjm.edu.br
_version_ 1801865810644303872