A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550 https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105 |
Resumo: | A percep??o de que os egressos do curso de forma??o de professores, apesar de realizarem estudos te?ricos importantes, nem sempre atuam de maneira diferente daquela que seus professores atuavam nos levou a realizar esta investiga??o. Envolvemos professores de Qu?mica em forma??o na elabora??o de aulas a partir de temas do contexto, que foram desenvolvidas em tr?s turmas de institui??es do Ensino M?dio. Essas aulas foram analisadas coletivamente, em reuni?es de avalia??o, para que um processo reflexivo acontecesse. Para isso as aulas e as reuni?es de avalia??o foram gravadas em v?deo. Neste trabalho analisamos as contribui??es da reflex?o no entendimento do papel do professor em sala de aula. Observamos resultados expressivos em termos de apropria??o de estudos te?ricos (intera??es discursivas, natureza da Ci?ncia e rela??es pedag?gicas), realizados com base na pr?tica docente de cada um. Este estudo traz implica??es para a forma??o de professores, principalmente para o est?gio curricular. |
id |
UFVJM-2_b35dd3342a36f1cd721e1bad3d957cd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui:1/2550 |
network_acronym_str |
UFVJM-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFVJM |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Janerine, Aline de SouzaQuadros, Ana Luiza deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2021-05-28T19:39:20Z2021-05-28T19:39:20Z2021-04-02Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de. A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM. Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias, Belo Horizonte, v. 23, elocation e24328, 2021.1983-2117http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105S1983-21172021000100305-sclA percep??o de que os egressos do curso de forma??o de professores, apesar de realizarem estudos te?ricos importantes, nem sempre atuam de maneira diferente daquela que seus professores atuavam nos levou a realizar esta investiga??o. Envolvemos professores de Qu?mica em forma??o na elabora??o de aulas a partir de temas do contexto, que foram desenvolvidas em tr?s turmas de institui??es do Ensino M?dio. Essas aulas foram analisadas coletivamente, em reuni?es de avalia??o, para que um processo reflexivo acontecesse. Para isso as aulas e as reuni?es de avalia??o foram gravadas em v?deo. Neste trabalho analisamos as contribui??es da reflex?o no entendimento do papel do professor em sala de aula. Observamos resultados expressivos em termos de apropria??o de estudos te?ricos (intera??es discursivas, natureza da Ci?ncia e rela??es pedag?gicas), realizados com base na pr?tica docente de cada um. Este estudo traz implica??es para a forma??o de professores, principalmente para o est?gio curricular.Made available in DSpace on 2021-05-28T19:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0What motivated this investigation is the idea that although students of teacher training courses engage in important theoretical discussions, they do not always act differently from what their teachers used to. Our project placed Chemistry teachers in training into procedures to prepare and develop their own classes based on contextualized themes that were deployed in three classes in High School. These classes were analyzed collectively, in evaluation meetings, seeking to promote a reflective process. For this, the classes and evaluation meetings were recorded in video. In this article we analyze the contributions of the reflective process in understanding the role of the teacher in a classroom. We observed expressive results in the appropriation of their theoretical studies (discursive interactions, nature of Science and pedagogical link-making), based on the teaching performance of each student. This study brings important implications in understanding the teacher formation, mainly for curricular stage.La percepci?n de que los egresados del curso de formaci?n de profesores, a pesar de que realizan importantes estudios te?ricos, generalmente no act?an de manera diferente a lo que hicieron sus maestros nos llev? a realizar esta investigaci?n. Involucramos a los profesores de Qu?mica en formaci?n en la preparaci?n de clases desde temas del contexto, las cuales se desarrollaron en tres clases de escuelas de secundaria. Se analizaron esas clases en conjunto, en reuniones de evaluaci?n, con el fin de promover el proceso reflexivo. Para ello, se llevaron a cabo grabaciones en video de las clases y las reuniones de evaluaci?n. En este art?culo analizaremos las contribuciones de la reflexi?n para comprender el rol del profesor en las clases. Los resultados fueron expresivos en cuanto a la apropiaci?n de estudios te?ricos (interacciones discursivas, naturaleza de las Ciencias y relaciones pedag?gicas), realizados con base en la pr?ctica docente de cada uno. Esta investigaci?n trae implicaciones para la formaci?n de profesores, principalmente para la pr?ctica curricular.engporFaculdade de Educa??o da Universidade Federal de Minas GeraisEnsaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias (Belo Horizonte)SciELOreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMA reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJMLa reflexi?n colectiva en la formaci?n de profesores: una experiencia en el curso de qu?mica en UFVJMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTrainingReflective processCollective evaluationForma??o de professoresProcesso reflexivoAvalia??o compartilhadaFormaci?n de profesoresProceso reflexivoEvaluaci?n colectivainfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTS1983-21172021000100305-scl.pdf.txtS1983-21172021000100305-scl.pdf.txtExtracted texttext/plain61939http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/3/S1983-21172021000100305-scl.pdf.txt5d987d51a1dced1f5e13ddacc68e0f2aMD53S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txtS1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txtExtracted texttext/plain57686http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/4/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txtda50386d60f6d2dc2082a74d0f4a1887MD54ORIGINALS1983-21172021000100305-scl.pdfS1983-21172021000100305-scl.pdfapplication/pdf588131http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/1/S1983-21172021000100305-scl.pdfdd0fdfb4a03447eeb03a9ca56da445d0MD51S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdfS1983-21172021000100305-scl_ingles.pdfapplication/pdf514995http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/2/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdfab3ffd69e2e6db42ceb07cad4af710caMD521/25502021-05-29 03:00:22.488oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui:1/2550Repositório InstitucionalPUBhttp://acervo.ufvjm.edu.br/oai/requestrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452021-05-29T06:00:22Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM |
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv |
La reflexi?n colectiva en la formaci?n de profesores: una experiencia en el curso de qu?mica en UFVJM |
title |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM |
spellingShingle |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM Janerine, Aline de Souza Training Reflective process Collective evaluation Forma??o de professores Processo reflexivo Avalia??o compartilhada Formaci?n de profesores Proceso reflexivo Evaluaci?n colectiva |
title_short |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM |
title_full |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM |
title_fullStr |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM |
title_full_unstemmed |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM |
title_sort |
A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM |
author |
Janerine, Aline de Souza |
author_facet |
Janerine, Aline de Souza Quadros, Ana Luiza de |
author_role |
author |
author2 |
Quadros, Ana Luiza de |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janerine, Aline de Souza Quadros, Ana Luiza de |
dc.subject.keyword.eng.fl_str_mv |
Training Reflective process Collective evaluation |
topic |
Training Reflective process Collective evaluation Forma??o de professores Processo reflexivo Avalia??o compartilhada Formaci?n de profesores Proceso reflexivo Evaluaci?n colectiva |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Forma??o de professores Processo reflexivo Avalia??o compartilhada |
dc.subject.keyword.spa.fl_str_mv |
Formaci?n de profesores Proceso reflexivo Evaluaci?n colectiva |
description |
A percep??o de que os egressos do curso de forma??o de professores, apesar de realizarem estudos te?ricos importantes, nem sempre atuam de maneira diferente daquela que seus professores atuavam nos levou a realizar esta investiga??o. Envolvemos professores de Qu?mica em forma??o na elabora??o de aulas a partir de temas do contexto, que foram desenvolvidas em tr?s turmas de institui??es do Ensino M?dio. Essas aulas foram analisadas coletivamente, em reuni?es de avalia??o, para que um processo reflexivo acontecesse. Para isso as aulas e as reuni?es de avalia??o foram gravadas em v?deo. Neste trabalho analisamos as contribui??es da reflex?o no entendimento do papel do professor em sala de aula. Observamos resultados expressivos em termos de apropria??o de estudos te?ricos (intera??es discursivas, natureza da Ci?ncia e rela??es pedag?gicas), realizados com base na pr?tica docente de cada um. Este estudo traz implica??es para a forma??o de professores, principalmente para o est?gio curricular. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-28T19:39:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-28T19:39:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de. A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM. Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias, Belo Horizonte, v. 23, elocation e24328, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1983-2117 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105 |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1983-21172021000100305-scl |
identifier_str_mv |
Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de. A reflex?o coletiva na forma??o de professores: uma experi?ncia no curso de licenciatura em qu?mica da UFVJM. Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias, Belo Horizonte, v. 23, elocation e24328, 2021. 1983-2117 S1983-21172021000100305-scl |
url |
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2550 https://doi.org/10.1590/1983-21172021230105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educa??o em Ci?ncias (Belo Horizonte) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educa??o da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educa??o da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UFVJM instname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) instacron:UFVJM |
instname_str |
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) |
instacron_str |
UFVJM |
institution |
UFVJM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFVJM |
collection |
Repositório Institucional da UFVJM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/3/S1983-21172021000100305-scl.pdf.txt http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/4/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf.txt http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/1/S1983-21172021000100305-scl.pdf http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2550/2/S1983-21172021000100305-scl_ingles.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d987d51a1dced1f5e13ddacc68e0f2a da50386d60f6d2dc2082a74d0f4a1887 dd0fdfb4a03447eeb03a9ca56da445d0 ab3ffd69e2e6db42ceb07cad4af710ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufvjm.edu.br |
_version_ |
1801865810644303872 |