O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Lellis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3085
Resumo: O orientador do trabalho n?o mencionado na lista da Folha de Aprova??o.
id UFVJM-2_b8e5b63de458800a8535bdf609cbb12a
oai_identifier_str oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui:1/3085
network_acronym_str UFVJM-2
network_name_str Repositório Institucional da UFVJM
repository_id_str 2145
spelling Santos, Rodrigo LellisSilva, Edson daTameir?o, Cinthya RochaOliveira Filho, Paulo Messias deCambraia, Rosana PassosUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Silva, Edson da2022-12-13T23:03:00Z2022-12-13T23:03:00Z20222022-08-31SANTOS, Rodrigo Lellis. O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil. 2022. 48 p. Disserta??o (Mestrado Profissional Sa?de, Sociedade e Ambiente) ? Programa de P?s-Gradua??o em Sa?de, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3085O orientador do trabalho n?o mencionado na lista da Folha de Aprova??o.O surgimento e o r?pido agravamento epidemiol?gico da COVID-19 no Brasil revelaram a necessidade de educar e mobilizar o p?blico para adotar comportamentos de mitiga??o comunit?ria. As m?dias digitais para o acesso ? informa??o nesse contexto s?o potencialmente relevantes, entre as quais, o YouTube fornece uma fonte crescente de conte?do digital, o que torna relevante avaliar a qualidade do teor dos v?deos apresentados. O objetivo desta disserta??o foi desenvolver uma pesquisa para avaliar os v?deos brasileiros mais vistos no YouTube como fonte de informa??o sobre a COVID-19. O estudo observacional, transversal, quantitativo foi realizado no YouTube em duas fases e utilizou o descritor ?coronav?rus?. A fase 1 foi realizada no YouTube em 30/04/2020, com v?deos carregados entre 01/01/2020 a 30/04/2020. A fase 2 foi realizada no YouTube em 30/06/2020, com v?deos carregados entre 01/05/2020 a 30/06/2020. Foram selecionados em cada fase os 100 primeiros v?deos com maior n?mero de visualiza??es, gravados em portugu?s do Brasil, relacionados ao tema, n?o duplicados e com menos de 30 minutos de dura??o. Dois avaliadores registraram os localizadores uniformes de recursos (Uniform Resource Locator - URL) dos v?deos, os quais foram descarregados do s?tio YouTube para an?lise de dados sobre os v?deos. Foram realizadas an?lises estat?sticas e adotado o n?vel de signific?ncia de 95% (p<0,05). O estudo dispensou aprova??o do Comit? de ?tica em Pesquisa, pois trata-se de dados p?blicos. Os resultados foram descritos ou expressos em m?dia e desvio padr?o ou em percentuais. Na primeira fase, os 100 v?deos analisados apresentaram os seguintes resultados: 140.027.282 de visualiza??es; 7.201.187 ?gostei?; 165.624 ?n?o gostei?; 352.541 coment?rios; e dura??o de 12 horas, 28 minutos e 12 segundos. Na segunda fase, os 100 v?deos analisados apresentaram os seguintes resultados: 29.278.053 de visualiza??es; 1.062.780 ?gostei?; 65.017 ?n?o gostei?; 125.841 coment?rios; e dura??o de 10 horas, 15 minutos e 26 segundos. Observa-se que apesar de serem amplamente vistos, menos de um ter?o dos v?deos na fase 1 e menos de um quinto na fase 2 abordaram qualquer um dos comportamentos necess?rios ? mitiga??o da COVID-19 listados pelos Centros de Controle e Preven??o de Doen?as dos EUA. A educa??o, mobiliza??o e engajamento do p?blico na ado??o e na pr?tica de comportamentos para mitiga??o comunit?ria s?o importantes no contexto da pandemia de COVID-19. Considerando a necessidade de distanciamento social e das grandes dimens?es territoriais do Brasil, ? interessante avaliar o potencial do YouTube em desempenhar um papel importante na intera??o e na comunica??o sobre a COVID-19.Submitted by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2022-12-13T23:00:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) rodrigo_lellis_santos.pdf: 681376 bytes, checksum: b8d4ef59206ab37c0fcc06a776e04620 (MD5)Approved for entry into archive by Jos? Henrique Henrique (jose.neves@ufvjm.edu.br) on 2022-12-13T23:03:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) rodrigo_lellis_santos.pdf: 681376 bytes, checksum: b8d4ef59206ab37c0fcc06a776e04620 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-13T23:03:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) rodrigo_lellis_santos.pdf: 681376 bytes, checksum: b8d4ef59206ab37c0fcc06a776e04620 (MD5) Previous issue date: 2022Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-Gradua??o em Sa?de, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2022.The emergence and rapid spread of the COVID-19 pandemic in Brazil has demonstrated the need to educate and mobilize the public to adopt behaviors for community mitigation of the virus. Digital media are potentially relevant for accessing information in this context, with YouTube being a growing source of digital content. Therefore, it is important to evaluate the quality of the video content available on this platform. This thesis aimed to evaluate the most watched Brazilian YouTube videos that were a source of information about COVID-19. This observational, cross-sectional, quantitative study on YouTube videos was conducted in two phases and used the descriptor ?coronav?rus?. Phase 1 was conducted on 04/30/2020, with videos uploaded between 01/01/2020 and 04/30/2020 analyzed. Phase 2 was conducted on 06/30/2020, with videos uploaded between 05/01/2020 and 06/30/2020 analyzed. In each phase, we selected the 100 most viewed videos recorded in Brazilian Portuguese, related to the topic, unduplicated, and no longer than 30 minutes in duration. Two evaluators recorded the Uniform Resource Locator (URL) of the videos downloaded from the YouTube website for video analysis. Statistical analyses were performed using a significance level of 95% (p <0.05). The study did not require approval from the Research Ethics Committee because public data was used. Results were described or expressed as mean and standard deviation or as percentage. In the first phase, analysis of the 100 most viewed videos showed the following results: 140,027,282 views, 7,201,187 "likes", 165,624 "dislikes", 352,541 comments, and a total duration of 12 hours, 28 minutes, and 12 seconds. In the second phase, analysis of the 100 most viewed videos showed the following results: 29,278,053 views, 1,062,780 "likes", 65,017 "dislikes", 125,841 comments, and a total duration of 10 hours, 15 minutes, and 26 seconds. Despite the high number of views, less than one-third of the videos in Phase 1 and less than one-fifth in Phase 2 addressed any of the behaviors for COVID-19 mitigation listed by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention. Public education, mobilization, and engagement in adopting and practicing behaviors for community mitigation are important in the context of the COVID-19 pandemic. Given the need for social isolation and the large geographical area of Brazil, it is important to evaluate the potential role of YouTube in promoting interaction and communication regarding COVID-19.La aparici?n y el r?pido agravamiento epidemiol?gico de la COVID-19 en el Brasil revelaron la necesidad de educar y movilizar al p?blico para que adopte comportamientos de mitigaci?n comunitaria. Los medios digitales para acceder a la informaci?n en este contexto son potencialmente relevantes, entre ellos YouTube, que constituye una fuente cada vez mayor de contenidos digitales, por lo que es importante evaluar la calidad del contenido de los videos presentados. El objetivo de esta disertaci?n fue llevar a cabo una investigaci?n para evaluar los videos brasile?os m?s vistos en YouTube como fuente de informaci?n sobre la COVID-19. El estudio observacional, transversal y cuantitativo se realiz? en YouTube en dos fases y se utiliz? el descriptor ?coronavirus?. La fase 1 se llev? a cabo en YouTube el 30/04/2020, y los videos se subieron entre el 01/01/2020 y el 30/04/2020. La fase 2 se llev? a cabo en YouTube el 30/06/2020, y los videos se subieron entre el 01/05/2020 y el 30/06/2020. En cada fase se seleccionaron los 100 primeros videos con el mayor n?mero de visualizaciones, grabados en portugu?s del Brasil, relacionados con el tema, no duplicados y de menos de 30 minutos de duraci?n. Dos evaluadores registraron los localizadores uniformes de recursos (Uniform Resource Locators - URL) de los videos, que se descargaron del sitio de YouTube para realizar el an?lisis de los datos sobre los videos. Se realizaron an?lisis estad?sticos y se aplic? un nivel de significaci?n de 95% (p<0,05). Por tratarse de datos p?blicos, el estudio no requiri? la aprobaci?n del Comit? de ?tica de la Investigaci?n. Los resultados se describieron o expresaron en media y desviaci?n est?ndar o en porcentajes. En la primera fase, los 100 videos analizados arrojaron los siguientes resultados: 140.027.282 visualizaciones; 7.201.187 ?me gusta?; 165.624 ?no me gusta?; 352.541 comentarios; y una duraci?n de 12 horas, 28 minutos y 12 segundos. En la segunda fase, los 100 videos analizados presentaron los siguientes resultados: 29.278.053 visualizaciones; 1.062.780 ?me gusta?; 65.017 ?no me gusta?; 125.841 comentarios; y una duraci?n de 10 horas, 15 minutos y 26 segundos. Se observa que, a pesar de ser muy vistos, menos de un tercio de los videos de la fase 1 y menos de una quinta parte de los de la fase 2 abordaban alguno de los comportamientos necesarios para mitigar la COVID- 19 que indican los Centros del Control y Prevenci?n de Enfermedades de Estados Unidos. La educaci?n, la movilizaci?n y el compromiso del p?blico en la adopci?n y puesta en pr?ctica de comportamientos de mitigaci?n comunitaria son importantes en el contexto de la pandemia de COVID-19. Teniendo en cuenta la necesidad de la distancia social y las grandes dimensiones territoriales de Brasil, resulta interesante evaluar el potencial que tiene YouTube para desempe?ar un papel importante en la interacci?n y la comunicaci?n sobre la COVID-19.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessO YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOVID-19Coronav?rusPandemiasM?dias sociaisPandemicsSocial mediaPandemiasMedios socialesreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTrodrigo_lellis_santos.pdf.txtrodrigo_lellis_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain92424http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/6/rodrigo_lellis_santos.pdf.txta9f7fb7da172b68e3762363013d3ae73MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82157http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/5/license.txtc0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9eMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALrodrigo_lellis_santos.pdfrodrigo_lellis_santos.pdfapplication/pdf681376http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/1/rodrigo_lellis_santos.pdfb8d4ef59206ab37c0fcc06a776e04620MD511/30852022-12-14 03:00:11.025oai:acervo.ufvjm.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttp://acervo.ufvjm.edu.br/oai/requestrepositorio@ufvjm.edu.bropendoar:21452022-12-14T05:00:11Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
title O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
spellingShingle O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
Santos, Rodrigo Lellis
COVID-19
Coronav?rus
Pandemias
M?dias sociais
Pandemics
Social media
Pandemias
Medios sociales
title_short O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
title_full O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
title_fullStr O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
title_full_unstemmed O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
title_sort O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil
author Santos, Rodrigo Lellis
author_facet Santos, Rodrigo Lellis
author_role author
dc.contributor.referee.none.fl_str_mv Silva, Edson da
Tameir?o, Cinthya Rocha
Oliveira Filho, Paulo Messias de
Cambraia, Rosana Passos
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo Lellis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Edson da
contributor_str_mv Silva, Edson da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv COVID-19
Coronav?rus
Pandemias
M?dias sociais
topic COVID-19
Coronav?rus
Pandemias
M?dias sociais
Pandemics
Social media
Pandemias
Medios sociales
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Pandemics
Social media
dc.subject.keyword.es.fl_str_mv Pandemias
Medios sociales
description O orientador do trabalho n?o mencionado na lista da Folha de Aprova??o.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T23:03:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T23:03:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Rodrigo Lellis. O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil. 2022. 48 p. Disserta??o (Mestrado Profissional Sa?de, Sociedade e Ambiente) ? Programa de P?s-Gradua??o em Sa?de, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3085
identifier_str_mv SANTOS, Rodrigo Lellis. O YouTube como ferramenta de informa??o e mobiliza??o do p?blico para ado??o de comportamentos de mitiga??o comunit?ria da COVID-19 no Brasil. 2022. 48 p. Disserta??o (Mestrado Profissional Sa?de, Sociedade e Ambiente) ? Programa de P?s-Gradua??o em Sa?de, Sociedade e Ambiente, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2022.
url http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/3085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFVJM
publisher.none.fl_str_mv UFVJM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFVJM
instname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
instacron:UFVJM
instname_str Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
instacron_str UFVJM
institution UFVJM
reponame_str Repositório Institucional da UFVJM
collection Repositório Institucional da UFVJM
bitstream.url.fl_str_mv http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/6/rodrigo_lellis_santos.pdf.txt
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/5/license.txt
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/2/license_url
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/3/license_text
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/4/license_rdf
http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/3085/1/rodrigo_lellis_santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9f7fb7da172b68e3762363013d3ae73
c0fe10782d3e2994b7c028f47c86ff9e
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b8d4ef59206ab37c0fcc06a776e04620
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufvjm.edu.br
_version_ 1801865817534496768