Resoluções normativas de concursos públicos para docentes efetivos do magistério superior: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - 2011 a 2015
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Data de Publicação: | 2017 |
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Resumo: | Este estudo teve como objetivo principal analisar os problemas identificados em processos regidos por editais de concursos públicos para professor efetivo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina – MG, a partir das resoluções normativas que orientam os procedimentos para o ingresso na carreira do Magistério Superior na instituição. Processos Administrativos Disciplinares (PAD), processos de sindicâncias, atas de reuniões do Conselho Universitário, editais de concurso com recursos e desdobramentos previstos e coincidentes com o período da pesquisa e outros documentos institucionais constituíram a fonte de pesquisa deste estudo para identificação das dificuldades ou lacunas existentes entre as resoluções específicas e a execução dos procedimentos na realização dos concursos. Os autores Fávero (2006); Santos; Cerqueira (2009); Saviani (2008); Amaral (2008) e Fowler (2011) entre outros, embasaram as discussões teóricas sobre as peculiaridades da gestão da educação superior, no contexto das reformas administrativas e educacionais no Brasil. O período considerado para a pesquisa foram os anos de 2011 a 2015. A motivação pelo tema surgiu a partir das constantes indagações de usuários da Instituição no que concerne à frequência de interposição de recursos administrativos e judiciais, anulação de certames e instauração de PAD e, em decorrência, a estagnação e comprometimento da efetivação do processo educativo devido a não utilização da vaga docente. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório e descritivo, especificamente, um estudo de caso valendo-se de análise bibliográfica e documental. Como resultado da pesquisa apontam-se procedimentos imprescindíveis e preventivos para a efetividade das ações durante todo o certame: cuidado na verificação da proposta de editais recebidas dos colegiados de cursos para verificação da consonância dos critérios constantes nos editais com a resolução em vigor; disseminação da informação com capacitação dos envolvidos em concursos pelo órgão responsável, além do estabelecimento de políticas de gestão da informação acessíveis aos usuários. Acredita-se que a relevância deste trabalho seja justificada pela possibilidade de contribuição e oportunidade de reflexões para as práticas de gestão da UFVJM, visando o fortalecimento e crescimento da instituição. |
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Silva, Lucimar Alves Lopes eSabino, Geruza de Fátima ToméSantos, Dayse Lúcide SilvaVieira, Flávio César FreitasUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Sabino, Geruza de Fátima Tomé2018-04-23T16:50:03Z2018-04-23T16:50:03Z20172017-11-10SILVA, Lucimar Alves Lopes e. Resoluções normativas de concursos públicos para docentes efetivos do magistério superior: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - 2011 a 2015. 2017. 146 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/0064944d-0e50-44e0-ba87-a123e588ec19Este estudo teve como objetivo principal analisar os problemas identificados em processos regidos por editais de concursos públicos para professor efetivo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina – MG, a partir das resoluções normativas que orientam os procedimentos para o ingresso na carreira do Magistério Superior na instituição. Processos Administrativos Disciplinares (PAD), processos de sindicâncias, atas de reuniões do Conselho Universitário, editais de concurso com recursos e desdobramentos previstos e coincidentes com o período da pesquisa e outros documentos institucionais constituíram a fonte de pesquisa deste estudo para identificação das dificuldades ou lacunas existentes entre as resoluções específicas e a execução dos procedimentos na realização dos concursos. Os autores Fávero (2006); Santos; Cerqueira (2009); Saviani (2008); Amaral (2008) e Fowler (2011) entre outros, embasaram as discussões teóricas sobre as peculiaridades da gestão da educação superior, no contexto das reformas administrativas e educacionais no Brasil. O período considerado para a pesquisa foram os anos de 2011 a 2015. A motivação pelo tema surgiu a partir das constantes indagações de usuários da Instituição no que concerne à frequência de interposição de recursos administrativos e judiciais, anulação de certames e instauração de PAD e, em decorrência, a estagnação e comprometimento da efetivação do processo educativo devido a não utilização da vaga docente. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório e descritivo, especificamente, um estudo de caso valendo-se de análise bibliográfica e documental. Como resultado da pesquisa apontam-se procedimentos imprescindíveis e preventivos para a efetividade das ações durante todo o certame: cuidado na verificação da proposta de editais recebidas dos colegiados de cursos para verificação da consonância dos critérios constantes nos editais com a resolução em vigor; disseminação da informação com capacitação dos envolvidos em concursos pelo órgão responsável, além do estabelecimento de políticas de gestão da informação acessíveis aos usuários. Acredita-se que a relevância deste trabalho seja justificada pela possibilidade de contribuição e oportunidade de reflexões para as práticas de gestão da UFVJM, visando o fortalecimento e crescimento da instituição.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2017.This research had as main objective to examine the procedure problems identified in processes governed by public notices for effective teacher of the Federal University of the Valleys of Jequitinhonha and Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, starting from the normative resolutions that guide the procedures for the entrance in the career of the Superior Teaching in this institution. Disciplinary Administrative Procedures (ADP), processes of inquiries, University Council meeting minutes, public edicts of contests for teaching that demands resources and its developments (40 papers) and other institutional documents constituted the source of research of this study in order to identify the difficulties or existent gaps between the specific resolutions and the execution of the procedures in the accomplishment of the contests. Fávero (2006); Santos; Cerqueira (2009); Saviani (2008); Amaral (2008), Fowler (2011) and others were the basis of theoretical discussions about the peculiarities of the administration of the superior education, in the context of the administrative and education reforms in Brazil. The period considered for this research were the years 2011 to 2015. The motivation for the theme arose because of the constant doubts from the users of this institution with regard to the high frequency of interference of administrative and judicial resources, annulment of contests and commencement of ADP and, in consequence, the stagnation and lack of commitment with the educational process due to the non use of the educational vacancy. This research was performed starting from a qualitative approach, of basic nature, with exploratory and descriptive objective, specifically, a case study, of bibliographical and documental analysis. Indispensable and preventive procedures are pointed for the effectiveness of the actions during whole the process as results of this analysis: attention to the verification of the public edicts that are received by the collegiate courses for assessment with the constant criteria between the documents; dissemination of the information; technical and professional capacitation of the involved in public tender by the responsible organ; establishment of information management policies accessible to all users. The relevance of this work is justified by the contribution possibility and opportunity of reflections for the practices of administration of UFVJM, longing for the strenghtening and growth of the institution.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessResoluções normativas de concursos públicos para docentes efetivos do magistério superior: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - 2011 a 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisResoluções normativasProcedimentosProcessos administrativos disciplinaresNormative resolutionsProceduresDisciplinary administrative procedurereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILlucimar_alves_lopes_silva.pdf.jpglucimar_alves_lopes_silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2564https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/1a661541-3de1-4ac3-9778-8b933526bc65/download3867d2867cb70a7582e1af3c6489e872MD57falseAnonymousREADORIGINALlucimar_alves_lopes_silva.pdflucimar_alves_lopes_silva.pdfapplication/pdf6308583https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/1c58ed52-ccad-4f6f-bd80-ba681e5816d6/download3b82089f8abfbcbd0a050d50ea5fd114MD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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