A gerência de unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde no Vale do Jequitinhonha / Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/240e0349-81c7-4e29-bf9e-73faa42f20ac |
Resumo: | No campo de assistência à saúde, a discussão do gerenciamento dos processos de trabalho tem tido destaque, em especial no que se refere ao processo de transformação dos serviços de saúde no Brasil. O exercício da gerência dos serviços de saúde da Atenção Básica é carregado de complexidades e, ainda que existam alguns estudos que buscam descrever como a função gerencial é desempenhada na AB, não há estudos sobre esse tema entre os profissionais que atuam na microrregião de Diamantina, MG. Neste estudo buscou-se investigar como tem sido realizada a função gerencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Equipe de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde, na microrregião de Diamantina, MG. Trata-se de um estudo misto de delineamento descritivo-exploratório, que foi dividido em duas etapas. Na etapa quantitativa foram aplicados questionários a 53 profissionais que exercem a gerência de serviços de saúde com Estratégia Saúde da Família, na região em estudo, e os dados foram analisados a partir do software STATA11.0. A análise dos dados quantitativos revelou que a categoria profissional que assume predominantemente a gerência dos serviços é a enfermagem (98,8%), e confirmou as hipóteses de que os profissionais acumulam funções gerenciais às assistenciais (86,79%) e que os profissionais não tem formação específica para a atuação gerencial (73,58%). Os resultados quantitativos demonstraram ainda que os gerentes reconhecem que as atividades propostas para o trabalho gerencial em uma UBS, relacionadas à gestão de pessoas, gestão de materiais, articulação de rede e participação popular, fazem parte da sua rotina diária de trabalho. Entretanto, para algumas dessas questões, como é o caso da gestão de conflitos, da participação social e da regulação da assistência, os profissionais não se sentem plenamente aptos a desenvolvê-las. Na etapa qualitativa foram entrevistados, através de um roteiro semi-estruturado, seis profissionais que acumulam funções gerenciais às assistenciais e que realizaram curso de formação na área gerencial. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, tendo sido analisadas de acordo com a análise do conteúdo proposta por Minayo (2006). A análise das entrevistas revelou que a compreensão de gerência está atrelada às rotinas burocráticas, e que o acúmulo das funções gerenciais às assistenciais gera a sensação de que o trabalho não foi desempenhado adequadamente, já que ambas as funções são extensas e complexas. As profissionais que acumulam funções sentem-se cansadas, sobrecarregadas, desmotivadas e frustradas. Evidenciou-se, ainda, que os cursos de formação deram conta de estabelecer a identidade como gerente, de oferecer ferramentas que facilitaram o trabalho, e de ampliar o olhar das profissionais para o usuário, enquanto centro do processo de produção de cuidado. Conclui-se que, para que a gerência dos serviços possa representar um fator de transformação das práticas, são necessárias algumas medidas: incentivo financeiro aos municípios, pelo Ministério da Saúde, que induza a criação do cargo de gerente; apoio institucional pela Secretaria de Estado de Saúde, que garanta uma construção do fazer gerencial em consonância com o que é preconizado pela Política Nacional de Atenção Básica, além de espaços de Educação Permanente; criação do cargo de gerente da Atenção Básica pelas secretarias municipais de saúde, desvinculado de atividades assistenciais. |
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Pertile, Karina CenciHemmi, Ana Paula AzevedoNunes, Ana Paula NogueiraRibeiro, Liliane da Consolação CamposCunha, Maria Luiza SilvaNunes, Ana Paula NogueiraUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Hemmi, Ana Paula Azevedo2021-03-05T19:08:41Z2021-03-05T19:08:41Z20202020-08-20PERTILE, Karina Cenci. A gerência de unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde no Vale do Jequitinhonha / Minas Gerais. 2020. 107 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/240e0349-81c7-4e29-bf9e-73faa42f20acNo campo de assistência à saúde, a discussão do gerenciamento dos processos de trabalho tem tido destaque, em especial no que se refere ao processo de transformação dos serviços de saúde no Brasil. O exercício da gerência dos serviços de saúde da Atenção Básica é carregado de complexidades e, ainda que existam alguns estudos que buscam descrever como a função gerencial é desempenhada na AB, não há estudos sobre esse tema entre os profissionais que atuam na microrregião de Diamantina, MG. Neste estudo buscou-se investigar como tem sido realizada a função gerencial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Equipe de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde, na microrregião de Diamantina, MG. Trata-se de um estudo misto de delineamento descritivo-exploratório, que foi dividido em duas etapas. Na etapa quantitativa foram aplicados questionários a 53 profissionais que exercem a gerência de serviços de saúde com Estratégia Saúde da Família, na região em estudo, e os dados foram analisados a partir do software STATA11.0. A análise dos dados quantitativos revelou que a categoria profissional que assume predominantemente a gerência dos serviços é a enfermagem (98,8%), e confirmou as hipóteses de que os profissionais acumulam funções gerenciais às assistenciais (86,79%) e que os profissionais não tem formação específica para a atuação gerencial (73,58%). Os resultados quantitativos demonstraram ainda que os gerentes reconhecem que as atividades propostas para o trabalho gerencial em uma UBS, relacionadas à gestão de pessoas, gestão de materiais, articulação de rede e participação popular, fazem parte da sua rotina diária de trabalho. Entretanto, para algumas dessas questões, como é o caso da gestão de conflitos, da participação social e da regulação da assistência, os profissionais não se sentem plenamente aptos a desenvolvê-las. Na etapa qualitativa foram entrevistados, através de um roteiro semi-estruturado, seis profissionais que acumulam funções gerenciais às assistenciais e que realizaram curso de formação na área gerencial. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, tendo sido analisadas de acordo com a análise do conteúdo proposta por Minayo (2006). A análise das entrevistas revelou que a compreensão de gerência está atrelada às rotinas burocráticas, e que o acúmulo das funções gerenciais às assistenciais gera a sensação de que o trabalho não foi desempenhado adequadamente, já que ambas as funções são extensas e complexas. As profissionais que acumulam funções sentem-se cansadas, sobrecarregadas, desmotivadas e frustradas. Evidenciou-se, ainda, que os cursos de formação deram conta de estabelecer a identidade como gerente, de oferecer ferramentas que facilitaram o trabalho, e de ampliar o olhar das profissionais para o usuário, enquanto centro do processo de produção de cuidado. Conclui-se que, para que a gerência dos serviços possa representar um fator de transformação das práticas, são necessárias algumas medidas: incentivo financeiro aos municípios, pelo Ministério da Saúde, que induza a criação do cargo de gerente; apoio institucional pela Secretaria de Estado de Saúde, que garanta uma construção do fazer gerencial em consonância com o que é preconizado pela Política Nacional de Atenção Básica, além de espaços de Educação Permanente; criação do cargo de gerente da Atenção Básica pelas secretarias municipais de saúde, desvinculado de atividades assistenciais.Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2020.Regarding health assistance area, the discussion on working process management has been highlighted, in particular what refers to transforming health services in Brazil. Health services management in Primary Health Care (PHC) is full of complexities, and yet some studies have been conducted to describe how the management function is performed in PHC, there are no studies about it among professionals who work in the microregion of Diamantina, Minas Gerais, Brazil. This study investigated how the management function has been performed in Health Centers (HC) which have Family Health Teams, in the microregion of Diamantina. This is a mixed study of descriptive-exploratory design which was divided in two stages. In the quantitative stage, questionnaires were applied to 53 professionals who manage health services with Family Health Strategy, in the region under study. The data were analyzed using the software STATA11.0. Quantitative data analysis show that Nursing is the main professional category which works on the management services (98,8%), and confirmed the assumptions that the professionals accumulate management functions to assistance ones (86,79%) and that the professionals have no specific training to act as managers (73,58%). Quantitative results also demonstrate that managers recognize that the proposed activities for the management work at a HC, related to people management, inputs management, networking and popular participation, is part of their daily routine. However, for some of these issues, such as conflicts management, social participation and assistance regulation, the professionals do not feel fit to perform. In the qualitative stage, interviews were conducted applying a semi-structured script to six professionals who accumulate management functions to assistance ones and had performed a management training course. Interviews were recorded and transcribed in full, and analyzed according to the content analysis proposed by Minayo (2006). Interviews analysis shows that management understanding is linked to bureaucratic routines, and that accumulating management functions to assistance ones bring forth the sensation of poor working performance, since both functions are extensive and complex. Professionals who accumulate functions feel tired, overloaded, unmotivated and frustrated. It became evident that training courses were able to establish an identity as manager, offer tools which facilitate the job, and expand the professionals’ view toward the user, as center of the care production process. In conclusion in order that the services management may represent a practice transforming factor, some steps are necessary to be taken: financial incentive to the municipalities by the Health Ministry to induce the manager post creation; institutional support by the Estate Health Department, to ensure the management performance construction in consonance to the recommended in the Primary Health Care National Policy, besides Permanent Education spaces; creation of the primary health manager post by the municipal health department, disassociated to assistance activities.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA gerência de unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde no Vale do Jequitinhonha / Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAtenção Primária à SaúdeGestor de saúdeCapacitação profissionalSistema Único de SaúdePrimary Health CareHealth managerProfessional trainingUnified Health Systemreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILkarina_cenci_pertile.pdf.jpgkarina_cenci_pertile.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2644https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/dfb45878-ecfb-4ff6-9e59-2d59d56693d8/downloade1adee5d83bc6fa005a0d0910f5418f6MD57falseAnonymousREADORIGINALkarina_cenci_pertile.pdfkarina_cenci_pertile.pdfapplication/pdf3792547https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/1418bc94-b44a-44a6-8ef9-7baa88580ed1/download241b8ac93ced2de3da28f5f21493a7beMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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Repositório Institucional da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) |
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